Início Em Foco Se liga Interatividade correio@escola

Tamanho do Texto Autentar Texto Diminuir Texto Restaurar Texto

Conferência sobre meio ambiente reúne estudantes de todo o país

A água, o ar, a terra e o fogo são os temas que estarão em debate na 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Luziânia, Goiás, entre 3 e 8 de abril. Participam do evento 590 estudantes de 11 a 14 anos, que cursam da 5ª à 8ª série do ensino fundamental ou 6º ao 9º ano, escolhidos em conferências escolares, regionais ou estaduais nas 27 unidades da Federação.

Iniciativa dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a conferência vai debater as mudanças ambientais no mundo. De acordo com a coordenadora-geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Rachel Trajber, cada um dos quatro temas será tratado em oficinas para que todos os delegados participem das discussões.

Rachel explica que os estudantes que vêm à conferência nacional já trabalharam a temática em conferências escolares, regionais e estaduais. Até o final de 2008, mais de 3,5 milhões de estudantes tinham participado da preparação nas escolas, mas, segundo Rachel, esse número hoje deve ser bem maior, uma vez que em fevereiro ocorreram outras conferências preparatórias.

Além dos 590 estudantes, participam do evento nacional 81 delegados das escolas de comunidades, 81 representantes do coletivos jovens, 120 observadores internacionais, 100 gestores e 27 observadores indígenas.

Na oficina sobre a água, os estudantes vão trabalhar conteúdos sobre hidrosfera, recursos hídricos e desertificação; a oficina sobre o ar coloca em debate a atmosfera, ar, clima e mudanças climáticas; sobre o tema terra, entram na discussão a biosfera, biodiversidade e desflorestamento; a oficina sobre o fogo trata da sociosfera, energia e mobilidade, matriz energética e transportes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

Mais Buscadas
  • Envie para um amigo
  • Imprima