SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conexão Aluno home
HOME  >  PASSAPORTE  >  CONHEÇA O PROGRAMA

CONHEÇA O PROGRAMA    COMO FUNCIONA    PROGRAMAÇÃO

CONHEÇA O PROGRAMA

O Jovens Turistas é um projeto pioneiro da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que pretende aproximar os municípios do interior e a capital por meio da inclusão cultural e digital dos alunos de sua rede de ensino. A importante missão é de estudantes do Ensino Médio de municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que durante uma visita de três dias ao Rio de Janeiro relatam e registram a experiência nos blogs de suas escolas.

Os alunos passam pelos pontos turísticos mais famosos e assistem a apresentações culturais e artísticas na cidade. A fim de colocar em prática a interdisciplinaridade, as atividades da programação divertem e educam a partir de conceitos como cultura, lazer, esporte, saúde, amizade e responsabilidade social.

São 55 horas de aprendizado, ao longo de três dias de experiências únicas. Com câmeras digitais e celulares em punho, os visitantes são estimulados por professores e monitores a usarem a internet e mídias audiovisuais no registro e divulgação de suas impressões. Desta forma, os conhecimentos adquiridos voltam para as escolas de origem por fotos, vídeos, posts e redes sociais, que revelam a importância da cultura na educação do cidadão.

ESCOLA ALBERGUE

Colégio Estadual Vicente Jannuzzi

A escola-albergue recepciona a escola visitante e promove o primeiro contato entre os alunos das diferentes cidades. Na primeira viagem do Jovens Turistas, a hospedagem será no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, localizado na Avenida das Américas, 6.120, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. São duas salas adaptadas para alojamento, com camas, roupas de cama e kits para a higiene matinal. Os participantes recebem carteiras do Albergue da Juventude e certificados de participação no fim do evento. Nesse espaço, a convivência entre eles será estimulada com brincadeiras e atividades.

Saiba mais sobre o Colégio Jannuzzi

Clique aqui e conheça o blog da escola.


Crédito: Cris Torres/SEEDUC-RJ


Secretaria de Educação