Início Em Foco Se liga Interatividade correio@escola

Agenda

Voltar
Tamanho do Texto Autentar Texto Diminuir Texto Restaurar Texto

Centro Cultural Waly Salomão promove o “Favela Estúdio na Praça!”

Neste sábado, dia 11 de setembro, o Centro Cultural Waly Salomão, do grupo cultural AfroReggae, promoverá o “Favela Estúdio na Praça!”. A partir das 15h, na Praça de Vigário Geral, será exibido o filme “Turn it loose movie”. O filme apresenta os bastidores do maior campeonato de B. Boy’s do mundo “Red Bull BC One”. Em Soweto, nas ruas do Senegal, Japão, Argélia, EUA, França e Brasil, “Turn it loose” combina drama humano com a intensidade visual da dança, revelando a paixão, o suor e o talento necessários para competir no mais alto nível, seguindo o destino dos seis concorrentes que procuram redefinir a arte do breakdancing.

O Favela Estúdio é um espaço de excelência dedicado às diversas vertentes da música eletrônica. Um centro voltado para orientar, educar e estimular a criatividade de jovens no campo musical. Além disso, serve de base para troca de experiência, produção de conteúdo e intercâmbio entre artistas com a visão de democratizar o conhecimento e estimular o empreendedorismo, uma vez que a ideia é não apenas formar DJ’s ou produtores musicais, mas formar profissionais e cidadãos capazes de interferir positiva e criticamente em nossa sociedade.

Semana do Liceu: comunidade Liceísta organiza fórum para comemorar os 163 anos

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, das 9h às 20h, alunos, professores e funcionários do Liceu Nilo Peçanha, de Niterói, estarão participando de um encontro de lazer, ciência, cultura e filosofia para comemorar os 163 anos do colégio.

O evento contará com a exibição da premiada Banda do Liceu Nilo Peçanha, oficinas de atividades físicas e de saúde, alimentação e meio ambiente, torneio de futsal e exibição de artes marciais promovidas pelo Departamento de Educação Física.

Também serão realizadas atividades de pesquisa com o Grupo de Iniciação Científica em Química, palestras sobre Energia Limpa e sobre Afetividade, além das encenações do Projeto Teatro na Educação e dos Grupos de Jovens Atores do Liceu.


Serviço:

Liceu Nilo Peçanha

Rua Ernani do Amaral Peixoto, 707, Centro, Niterói/RJ - 24020-073

Tel.: (21) 3601-2422

E-mail: nilopeçanha@educacao.rj.gov.br   

Ponto Cine: que tal levar a sua turma ao cinema?

Todo mundo gosta de cinema. E, para promover o cinema brasileiro e fazer com que ele chegue às salas de aula da rede pública de ensino, o Ponto Cine, cinema localizado no Guadalupe Shopping, no Rio de Janeiro, tem a Promoção Social de Cinema, ou ProSocialCinema, já conhece?

Essa promoção existe desde 2000 e disponibiliza ingressos para filmes brasileiros para alunos e professores da rede pública. Funciona assim: para levar a sua turma ou grupo, o professor ou a escola devem entrar em contato com a equipe de produção do Ponto Cine pelo telefone 3106-9995 ou pelo e-mail prosocialcinema@pontocine.com.br. As sessões acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, de terça a domingo, no Ponto Cine, localizado na Estrada do Camboatá, nº 2.300, Guadalupe Shopping - Guadalupe. Assim a turma pode organizar uma ida ao cinema, conhecer melhor as produções brasileiras e ainda comentar o filme em sala de aula depois!

Para saber os filmes disponíveis e conhecer melhor o Ponto Cine, visite o site: www.pontocine.com.br.

Noroeste Fluminense comemora formatura de alunos do Autonomia

As turmas do Ensino Fundamental de 2009 do projeto Autonomia da Coordenadoria Noroeste Fluminense I vão comemorar sua formatura com uma grande festa conjunta. A partir das 19h do dia 26 de agosto, os alunos das sete escolas participantes do projeto vão se encontrar para um jantar com música ao vivo. As escolas participantes são: C.E. Miguel Couto Filho, C.E. Geraldino Silva, I.E. Eliana Duarte da Silva Breijão, C.E. Flávio Ribeiro de Rezende, C.E. Padre Mello, C.E. Gov. Roberto Silveira e C.E. Roberto Silveira. Estão previstas apresentações dos alunos para abertura e encerramento do evento, que vai acontecer na quadra Poliesportiva do Olympio Futebol Clube, na Avenida Olympica, 503, em Bom Jesus do Itabapoana.

Colégio Nossa Senhora das Dores promove 2º Festival Intercolegial de Música

O Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo, promoverá, no próximo dia 25 de setembro, o 2º Festival Intercolegial de Música (FIM). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.cnsdfri.com.br. O Festival será realizado no Ginásio Poliesportivo Santa Paula Frassinetti, localizado à Rua Monsenhor Miranda, s/nº, Centro – Nova Friburgo (RJ).

Ciep 498 promove competição de Kung Fu em Itaguaí

Como parte do programa Escola Aberta, o Ciep 498 Irmã Dulce, de Chaperó, em Itaguaí, vai reunir seus alunos e estudantes de outras escolas para participar da Copa Dragões de Kung Fu, no próximo dia 1º de agosto. O evento é organizado pelo Instituto Gonçalves de Artes Marciais e Cultura Chinesa e pela Associação Desportiva Mestre Marcos Antônio de Kung Fu, e tem o objetivo de promover a confraternização entre os atletas das mais diversas artes marciais.

A competição acontece apenas para os atletas de Kung Fu que já receberam o convite e o regulamento, mas praticantes de outras modalidades podem se apresentar na demonstração que haverá no dia. Estarão presentes ainda o diretor técnico de San Shou da Federação do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Viana, além de sua equipe de arbitragem, do Instituto Gonçalves de Artes Marciais e Cultura Chinesa e outras escolas de Kung Fu.

A abertura do evento contará com a participação e apresentação de outras oficinas do programa Escola Aberta, como hip hop, capoeira, dança de salão e balé.

Mostra de cinema universitário chega ao Rio

A 15ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU) está chegando, com oficinas, cursos, debates, competições e, claro, sessões especiais de cinema. O evento, que existe desde 1995, acontece entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, no Centro Cultural Correios e na Caixa Cultural, e segue depois para São Paulo. O objetivo é exibir a produção universitária e integrar as escolas de cinema do país. Além das mostras competitivas nacional e internacional, haverá ainda a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem - este ano dedicada a Vladimir Carvalho -, sessões especiais, oficinas, seminário, debates, encontros, o Projeto Sal Grosso e a Mostra 15 anos do Dogma 95.

No final, um júri de profissionais da área vai eleger os melhores filmes nas categorias: Retrato da Realidade Nacional, Expressão Cultural, Pesquisa de Linguagem, Expressão Poética, Contribuição Artística, Contribuição Técnica e Construção Narrativa. Para saber mais sobre a programação do festival, visite o site do FCBU: www.fbcu.com.br/2010.

Exposição “Energia Nuclear” vai até o dia 18 de julho na Casa da Ciência

Se você ainda não visitou, ainda dá tempo! A exposição “Energia Nuclear”, uma parceria entre a Casa da Ciência da UFRJ e a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, foi prorrogada até 18 de julho. Lá você vai conhecer um pouco mais sobre essa energia, que está presente em todos os lugares, das mais variadas formas. Desde a sua descoberta no núcleo do átomo, até suas possibilidades de aplicação na medicina, na geração de energia elétrica e na indústria. Um espaço interativo com várias atividades para conhecer, debater, opinar e reconhecer a presença da energia nuclear na natureza e no dia a dia. A entrada é franca.


Serviço:


Exposição: Energia Nuclear

Prorrogada até 18 de julho de 2010

Terça a sexta – das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados – das 10h às 20h

Fechada às segundas

Escolas e grupos – agendamento antecipado

Palestras, debate e atividades para professores – inscrições antecipadas

Oficinas e Ciência em Foco – senhas no local

Tel.: (21) 2598-3051 / 2542-7494

www.casadaciencia.ufrj.br

www.twitter.com/casadaciencia

Entrada Franca

Local: Casa da Ciência da UFRJ.

R. Lauro Müller, 3 – Botafogo


Detran-RJ promove ações educativas no C.E. Olavo Bilac, em Resende

O Detran-RJ irá realizar nesta sexta-feira (11/06), no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Resende, uma ação para capacitação de professores e normalistas. Nesta ação, o Detran-RJ apresentará os seus projetos “No Sentido da Inclusão” (capacitação para professores e normalistas do ensino infantil) e “Viva o Trânsito” (capacitação para professores e normalistas do ensino fundamental). As atividades serão realizadas nos horários da manhã e da tarde.

No próximo dia 23 de junho, também no C.E. Olavo Bilac, o Detran-RJ divulgará o projeto “Trânsito Responsa”, junto a alunos do ensino médio, com a realização de palestra, apresentação de vídeo, testemunho de vítimas, quiz e distribuição de brindes.

CIEP Zuzu Angel promove 1º Encontro de Capoeira neste sábado

O CIEP 309 Brizolão Zuzu Angel, em São Gonçalo, promoverá neste sábado (29/05), através do Programa Escola Aberta, o 1º Encontro de Capoeira. Além do CIEP 309, também participarão do evento as seguintes escolas: E.M. Profª Virgínia de Seixas Cruz, E.M. Dias Gomes e E.M. Sobral Pinto.

No mesmo dia e local será realizado o encontro mensal dos alunos do professor Faísca. O evento será aberto às 9h e a roda de capoeira tem início previsto para 13h30.


Serviço:


1º Encontro de Capoeira

Local: CIEP 309 Brizolão Zuzu Angel

Endereço: Rua Clodomiro Antunes da Costa, 409 - São Gonçalo

Data: 29 de maio – sábado

Horário: a partir das 9h

Festival de poesia no Mullulo da Veiga

O C.E. Mullulo da Veiga, do bairro de Engenhoca, em Niterói, vai realizar no dia 27 de maio o IX Festival de Poesias da escola. Participarão com suas produções os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos no Ensino Médio regular. A comemoração terá início às 9h e será aberta aos pais e à comunidade.

C.E. Bertha D’Alessandro de portas abertas para a comunidade

Artesanato, dança, esportes, maquiagem e pré-vestibular são as atividades oferecidas normalmente aos sábados aos alunos do C.E. Bertha D’Alessandro, de Nilópolis. No dia 22 de maio, no entanto, a escola vai disponibilizar todos esses cursos também para a comunidade, como parte do programa Escola Aberta.

Quem se interessar pelos temas, que incluirá trabalhos de aproveitamento de materiais recicláveis e artesanato com fitas e corte e costura, pode comparecer à escola, na Rua Antônio Pereira s/n, em Cabuís, Nilópolis, no dia 22, a partir das 11h. Haverá ainda apresentações de hip hop e street dance e exposição dos trabalhos de artesanato.

Santa Teresa promove festa literária neste final de semana

Em maio de 2009 a cidade do Rio de Janeiro ganhou sua primeira festa literária nas ruas do bairro de Santa Teresa, produzida e realizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT, com apoio de algumas instituições, inclusive a Secretaria Municipal de Cultura.

Em 2010, a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) terá sua reedição neste final de semana, dias 15 e 16 de maio. Essa festa literária é pública, já que todas as atividades realizadas são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

Este ano o homenageado da FLIST será Manoel de Barros, poeta nascido em Cuiabá (MT). O evento espalha mais de 30 atrações pelo bairro. Estão previstos troca-troca de livros, encontros com escritores, oficinas de contos, poesia e ilustração e saraus, além da apresentação, no encerramento da festa, do bloco Mulheres de Chico. As atividades acontecerão em diversos pontos do bairro de Santa Teresa, tendo o Parque das Ruínas como o espaço principal.

Confira a programação completa em www.flist.org.br.


Serviço:


Festa Literária de Santa Teresa (FLIST)

Datas: Sábado (15) e domingo (16), das 9h às 17h30

Endereço principal: Parque das Ruínas (100 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa

Telefone: 2252-1039

Entrada gratuita

C.E. Guilherme Briggs promove semana Mama África

O Colégio Estadual Guilherme Briggs promove, entre os dias 11 e 14 de maio, a semana de abertura de estudos sobre a África, intitulada Mama África. Fazem parte da programação a exposição de trabalhos, apresentação do grupo de Hip Hop Contra Maré, oficina e roda de capoeira, contação da história aficana, apresentação dos filmes Madagascar, Invictus e Besouro, entre outras atividades. O C.E. Guilherme Briggs fica localizado à rua Dr. Mário Viana, 625 – Santa Rosa – Niterói (RJ).

Oficinas culturais têm aula inaugural no CIEP 145

Bandolim, cavaquinho, cinema, desenho, musicalização e outras oficinas culturais estarão disponíveis para os alunos do CIEP 145 Dr. Oswaldo Cruz, do município Cordeiro (RJ), em aulas ministradas na escola pelo Centro de Encontros Culturais Agenor Bens (CECAB), parte do projeto Pontos de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura. A aula inaugural das oficinas acontecerá neste sábado, dia 8 de maio, às 10h.

C.E. Rotary II irá comemorar seu cinquentenário no dia 19 de maio

A Direção do Colégio Estadual Rotary II convida para a comemoração do cinquentenário desta instituição de ensino, a realizar-se às 10h do próximo dia 19 de maio. O colégio fica localizado na rua Carlos Bruno, 110 – Castodópolis – Campos dos Goytacazes (RJ).





SuperAção: mutirão de cidadania no CIEP Ayrton Senna

O CIEP 303 Ayrton Senna está investindo em solidariedade. A escola organiza a ação comunitária SuperAção, que no dia 29 de maio terá arrumação, pintura e limpeza da escola, palestras, debates, oficinas, esportes, música, filmes, exposições e doações para a comunidade. Até o dia do evento a escola receberá doações de materiais de limpeza, artigos de papelaria, alimentos e outros artigos para encaminhar a pessoas necessitadas.

Estão convidados pais, responsáveis, funcionários, entidades sociais e quem mais quiser participar desse mutirão de cidadania, que acontecerá das 9h às 15h na escola, na Auto Estrada Lagoa-Barra, 15 A, em São Conrado. Para montar uma equipe e realizar alguma atividade específica ou saber mais informações sobre o SuperAção, entre em contato com o CIEP pelo telefone (21) 2334-6775. As inscrições para formação de equipe devem ser feitas até o dia 12 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEEDUC

Fundição Progresso promove II Mostra Interativa de Artes do NEC

O NEC (Núcleo de Educação e Cultura Fundição de Paz e Progresso) forma sua segunda turma de aprendizes em teatro, acrobacia, dança, percussão, graffiti, artes & design, desenho e filosofia. Para comemorar, a Fundição e os alunos organizaram a “II Mostra interativa de artes do NEC”, que acontece no dia 5 de maio, quarta-feira, a partir das 19h30. O evento vai ocupar o Palco São Sebastião e o ingresso será 1 kg de alimento ou 1 livro.

Na festa, os 70 estudantes dos colégios estaduais Souza Aguiar (Lapa) e Monteiro de Carvalho (Santa Teresa) vão mostrar o que aprenderam ao longo dos sete meses com artistas como o ator Sérgio Luiz, da consagrada Armazém Cia de Teatro; o acrobata Guilherme Veloso, da Intrépida Trupe; o designer João Bird, referência em sustentabilidade; o graffiteiro Fábio Ema, conhecido por seu trabalho com o grupo O Rappa; o filósofo Emerson Facão; a artista plástica Cristina Tati e os músicos do Rio Maracatu.

A apresentação começa com o mini-espetáculo “Confusões de adolescente”, escrito e encenado pelos próprios alunos sob supervisão do professor Sérgio Luiz. A peça fala sobre questões da juventude, com uma pitada de comicidade. Em seguida a dupla Benx e Imani cantará o rap “Expresso estelar” e o grupo da oficina de acrobacia aérea fará um número inspirado na solidão, embalado por canções de jazz, samba e baião. Logo após, os alunos do Rio Maracatu darão seu show de percussão. Haverá também apresentação musical da banda dos alunos do projeto. Uma exposição de painéis de grafitti, desenhos de paisagens e personagens cariocas acontece durante todo o evento, além de uma mostra de trabalhos desenvolvidos nas oficinas de filosofia.

Os jovens que se formam na próxima semana têm entre 14 e 19 anos e foram selecionados entre 600 candidatos num processo de sensibilização, com atividades culturais promovidas dentro das escolas pelos professores do projeto.

Patrocinado pela Eletrobrás, o Núcleo de Educação e Cultura Fundição de Paz e Progresso foi criado em 2007 e 2008 e teve sua segunda edição entre outubro de 2009 e abril de 2010. A iniciativa envolve a comunidade de artistas e educadores que atuam na Fundição Progresso e estabelece uma ponte entre os jovens, a escola e o centro cultural. O objetivo é apresentar produtos culturais, identificar aptidões, desenvolver talentos, promovendo a inserção desta produção no cenário cultural da cidade e, quando possível, encaminhá-los à profissionalização e ao mercado de trabalho.

O projeto conta com coordenadoria artística e pedagógica de Débora Lembi, coordenação executiva de Vanessa Damasco e coordenação geral de Perfeito Fortuna.


Inscrições abertas para novas turmas

Os estudantes da rede estadual interessados em participar da próxima edição do projeto podem se inscrever na portaria da Fundição Progresso a partir do dia 5 de maio até 6 de agosto, ou pela internet enviando uma carta de interesse para o e-mail arteeducacao@fundicao.org.


Serviço


II Mostra interativa de artes do NEC

Na Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa

(21) 2220 5070 / www.fundicao.org   

Abertura da casa: 19h30

Início do evento: 20h

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro.

Classificação: livre

Acesso para deficientes físicos: sim

Colégio Estadual de Magé completa 40 anos

O Colégio Estadual de Magé (CEM) está comemorando 40 anos. A escola organizou uma celebração no dia 4/05, às 7h. Haverá a apresentação da Banda Musical do CEM pelas principais ruas da cidade.

Logo em seguida, às 9h, alunos e professores se encontram para o Abraço à Escola, com a participação de representantes religiosos e convidados. A escola organizou ainda uma gincana entre os alunos, que se encontrarão às 10h30, 13h e 18h para apresentação das equipes para a realização das tarefas, na quadra esportiva.

Gente Que Faz na Baixada

Para celebrar os projetos sociais feitos por anônimos e moradores da Baixada Fluminense, a Coordenadoria Metropolitana VII está organizando uma comemoração do projeto “Na Baixada Tem Gente Que Faz”, que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 29 de abril, na Praça Expedicionário Eliaquim Batista, no Centro de Belford Roxo, das 13h às 21h.

Haverá exposições de projetos da população e de alunos das escolas C.E. Vila Bela, CIEP 210, C.E. Bairro Jardim América e CIEP 178; mostras literárias de alunos do CIEP 333 e de aluna do CIEP 178; e apresentações musicais dos colégios E.E. Vital Brasil, C.E. A. Paccini, CIEP 380 IEBR, CIEP 210, CIEP 351, CAIC 1003, CIEP 337, C.E. Sta. Amélia, CIEP 314 e C.E. Bom Pastor.

Além das exposições, haverá shows das bandas Scritura, Karamujos, Brasiz e Seu Mathias e Panela Zen, e distribuição de mudas de plantas ornamentais.


Serviço:


Na Baixada Tem Gente Que Faz

Dia: 29 de abril – quinta-feira

Local: Praça Expedicionário Eliaquim Batista, Centro - Belford Roxo

Horário: das 13h às 21h

Coordenadora do C. E. Frei Tomás lança livro infanto-juvenil

A Coordenadora do C. E. Frei Tomás, Rosivar Marra Leite, lança, no próximo dia 1º de maio, o livro infanto-juvenil "O Escoteiro e o Lobinho". O lançamento acontecerá no Auditório do colégio, no 2º andar, a partir das 18h30. As ilustrações são de Wanderléa Faria. O colégio fica localizado na Avenida Roberto Silveira, nº 427, Centro, Itaocara (RJ).

Preparativos para a Conferência Mundial da Juventude

Inscrições abertas para Reunião Global de ONGs e Preconferência das Américas

A ONU declarou 2010 como o Ano Internacional da Juventude e, para celebrar, será organizada a Conferência Mundial da Juventude, em que as soluções para problemas que afetam os jovens do mundo estarão em pauta. A conferência vai acontecer em Monterrey, no México, entre23 e 27 de agosto.

Entretanto, para facilitar os acordos na Conferência Mundial, serão organizadas Preconferências em diversas regiões no mundo. A Preconferência das Américas será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de maio de 2010.

Uma das iniciativas da Conferência Mundial é o Fórum Social, que inclui a Reunião Global de ONGs, realizada de 23 a 25 de agosto. A Reunião Global de ONGs, com mais de 420 participantes, vai produzir um documento de recomendações que será apresentado ao Fórum de Governos, no dia 25 de agosto, e também no Fórum de Legisladores. Para essa reunião, serão selecionadas duas ONGs por país e poderá participar um representante por ONG, que devem ser nomeados por uma Organização de Juventude.

Para poder participar da Reunião de ONGs, no México, e da Preconferência, no Rio de Janeiro, as organizações interessadas devem se inscrever já. O prazo vai até o dia 9 de abril pela internet ou até o dia 2, se feita por fax. Após as inscrições, haverá um processo seletivo para escolher as ONGs participantes.

Para mais informações e para efetuar a inscrição, consultem o site: http://www.youth2010.org/site   

Ceia de Páscoa tamanho família no Nata

O Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (NATA), em São Gonçalo, realiza nesta quarta-feira, 31 de março, um encontro especial para celebrar antecipadamente a Páscoa. A partir das 9h, horário do lanche, alunos, professores, diretores e demais funcionários vão se reunir no refeitório, onde será montada uma ceia para lembrar a última refeição compartilhada por Jesus Cristo com os seus apóstolos. No lugar de vinho, será servido suco de uva, além de frutas e pães, que serão repartidos entre todos em um ato simbólico. Na ocasião, a diretora-geral Marta Viveiros vai explicar o significado do gesto, contar a história da Semana Santa – desde a saída dos cristãos do Egito - e tocar em temas importantes. Os 240 alunos estão convidados.

“Vamos compartilhar o momento, não só com palavras, mas também ao repartir o pão. É uma oportunidade de falar sobre a importância da ceia e sobre o ovo de Páscoa, que não se resume apenas ao comércio de chocolate. O objetivo é trazer para a nossa realidade questões como convivência, tolerância e amor ao próximo. Na Páscoa devemos ressuscitar a amizade e o bom relacionamento com os pais e a família. Esse papel também é da escola”, defende Marta.

Alunos das redes pública e privada participam de feira de artesanato na Zona Portuária

Cerca de 1.500 alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada do Rio de Janeiro serão os convidados especiais da quarta edição da feira de artesanato Rio Artes Manuais, que acontece entre os dias 7 e 11 de abril. No primeiro dia, acontecerá a terceira edição da “Sessão Escolar”, na qual os estudantes têm a oportunidade de aprender várias técnicas artesanais e levar para casa as peças produzidas por eles.

Na última edição do Rio Artes Manuais, trezentos estudantes visitaram os estandes e participaram de aulas durante uma manhã. O evento é uma maneira de trabalhar o talento, a sensibilidade e o espírito empreendedor dos alunos.

Este ano, a feira acontece no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade, na Zona Portuária do Rio, e tem como parceiros a Sedeis (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço) e a ONG Ação da Cidadania. Nesta edição, o evento terá o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que participará com um polo de atendimento para concessão de crédito aos artesãos, e o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que terá um espaço com programação de palestras para os visitantes.


Serviço:


4ª Rio Artes Manuais

Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade

Endereço: Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – Rio de Janeiro

Data: 7 de abril de 2010

Horário: quarta-feira – 8h às 11h

www.rioartesmanuais.com.br 

www.twitter.com/rioartesmanuais 

Conselho da revista “Megazine” está com vagas abertas!

Quer participar da criação da revista Megazine, do jornal O Globo, com informações, sugestões de matérias e fazer parte do conselho de jovens que forma a revista? Essa é hora, pois as inscrições estão abertas para jovens entre 16 e 21 anos que queiram participar.

Basta escrever um post criativo de até 2.000 caracteres, que será publicado no blog da revista, e enviar pelo site até o dia 31. Os autores dos dois posts mais comentados serão automaticamente escolhidos, os outros oito autores dos melhores textos participarão de uma dinâmica de grupo para que sejam escolhidos os outros dois participantes.

Os escolhidos vão participar da criação da revista durante quatro meses, além de ganharem um kit da revista, uma assinatura do jornal por quatro meses e concorrerem a um netbook no final do ano.


Serviço:



Inscrições: até de 31 de março

Podem participar: jovens de 16 a 21 anos

Site: www.oglobo.com.br/eufacoamegazine   

Projeto da CGU incentiva o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens

O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa, especificamente para essa finalidade.

As escolas participantes serão escolhidas, somente entre as inscritas por meio de formulário eletrônico, com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Também será considerada no critério de seleção a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela Controladoria-Geral da União (CGU), como Concursos Culturais e de Desenho e Redação.

Os representantes das escolas deverão se comprometer a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento do Projeto.

A CGU fornecerá a cada escola participante pastas, a serem distribuídas a alunos e professores, contendo Manual do Professor (se for o caso), Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a CGU acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras.

Os pedidos de inscrição serão recebidos até o dia 2 de abril de 2010, por meio do site da CGU (www.cgu.gov.br). Clique aqui e preencha o formulário de inscrição.

Comissão Europeia promove concurso de desenho

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Comissão Europeia lançou, no último dia 8 de março, um concurso de desenho sobre o seguinte tema: "Era uma vez uma menina e um menino, juntos queriam construir um mundo melhor….".

O concurso está aberto a todas as crianças com idade entre 8 e 10 anos que residam e frequentem a escola pública em uma das seguintes regiões: África, América Latina, Ásia, Caribe, Mediterrâneo, Oriente Médio, outros países europeus, incluindo os vizinhos orientais da União Europeia, e Pacífico.

Os participantes são convidados a fazer um desenho que exprima a sua visão da igualdade entre homens e mulheres, podendo, eventualmente, ser acompanhado de uma legenda. O desenho deve ser feito numa folha de formato e dimensão A4, em um só lado da mesma. A legenda, que não deve exceder cinco linhas, deve ser escrita no mesmo lado da folha em que está o desenho. Nas costas do desenho devem ser indicados o nome, o sobrenome e a idade da criança, assim como a classe e o endereço da escola.

Serão aceitos os desenhos recebidos até 14 de maio de 2010. Os desenhos devem ser enviados para:


Delegação da União Europeia no Brasil

SHIS QI 7 Bloco A – Lago Sul

71615-205 Brasília - DF


Um júri constituído por crianças europeias selecionará quatro desenhos para a África, dois para a América Latina, dois para a Ásia, um para o Caribe, dois para o Mediterrâneo, dois para os outros países europeus e um para o Pacífico.

Será atribuído um prêmio no valor total de 1.000 euros a cada um dos vencedores. Além disso, os desenhos vencedores serão publicados numa brochura que será distribuída pelas escolas dos países que tenham participado do concurso.

Para mais informações, entre em contato com a Delegação da União Europeia no Brasil pelo telefone (61) 2104-3106.

TV Escola: Inscrições para a 2ª Semana do Meio Ambiente já estão abertas!

A TV Escola está recebendo inscrições para a 2ª Semana do Meio Ambiente. As escolas que desenvolvam projetos de preservação do meio ambiente já podem enviar um vídeo de até 2 minutos mostrando o seu projeto. A data limite para o envio é o dia 14 de maio. Os vídeos devem ser enviados para o seguinte endereço: Rua da Relação, 18 – 4º andar – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20231-110


Serviço:


2ª Semana do Meio Ambiente

Mais informações: tvescola@mec.gov.br   

TV Escola pela internet: http://tvescola.mec.gov.br   

Energia Nuclear movimenta a Casa da Ciência da UFRJ

O que você conhece sobre energia nuclear? Já ouviu falar que ela está presente em todos os lugares, das mais variadas formas? Mas de onde vem, onde a encontramos e como pode ser utilizada? Afinal, que energia é essa? Para explorar um tema que desperta tantas perguntas, a Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), apresenta a exposição “Energia Nuclear”, de 26 de março a 27 de junho de 2010, com entrada franca.

Ao longo da exposição, você vai saber mais sobre essa energia, desde a sua descoberta no núcleo do átomo, até suas possibilidades de aplicação na medicina, na geração de energia elétrica e na indústria.

Um espaço interativo com várias atividades para conhecer, debater, opinar e reconhecer a presença da energia nuclear na natureza e no dia a dia: jogos, oficinas, vídeos, palestras, depoimentos, cursos para professores... Prepare-se, haja energia e aproveite para participar das comemorações dos 15 anos da Casa da Ciência!


Serviço:


Exposição: Energia Nuclear

26 de março a 27 de junho de 2010

De terça a sexta – das 9h às 20h - sábados, domingos e feriados – das 10h às 20h - fechada às segundas

Escolas e grupos – agendamento antecipado

Palestras, debate e atividades para professores – inscrições antecipadas

Oficinas e Ciência em Foco – senhas no local

Tel.: (21) 2598-3051 / 2542-7494

www.casadaciencia.ufrj.br

www.twitter.com/casadaciencia

Entrada Franca

Local: Casa da Ciência da UFRJ

Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo

Exposição “Revolução Genômica” chega ao Rio de Janeiro

O Sesc Rio, com apoio do Sistema Fecomércio-RJ , e o Instituto Sangari trazem ao Rio de Janeiro a exposição “Revolução Genômica”, concebida pelo Museu de História Natural de Nova York. A exposição, adaptada para o público brasileiro, fica até o dia 28 de março de 2010, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. A exposição internacional atraiu mais de um milhão de visitantes em todo o mundo e apresenta amplo panorama sobre os impactos da genética no cotidiano, destacando os conceitos básicos envolvidos no tema, como o de que todos os organismos existentes possuem DNA.

Com 1.700 m2, a “Revolução Genômica” foi ampliada do seu formato original em extensão e número de seções. Dividida em três células – Salão da Biodiversidade, A Era do Genoma e O Brasil e a Revolução Genômica – a mostra apresenta, por meio de recursos cenográficos arrojados e painéis interativos, uma visão cultural da ciência contemporânea, passando pelos campos da biologia molecular, genética, seus impactos na ciência, na tecnologia e, principalmente, na vida humana.

No Salão da Biodiversidade, o destaque é uma instalação especial da biodiversidade brasileira, na qual a flora e fauna são representadas por animais vivos, árvores e plantas, filmes, fotografias de Araquém Alcântara e projeções de gravuras do naturalista alemão Von Martius. Na Era do Genoma, uma das grandes atrações é o Genomômetro, um interativo em que o visitante pode comparar sua semelhança genética com outros seres vivos, como um chimpanzé, uma bactéria e o arroz. Outro destaque é a Estação da Mutação, jogo em que o público manipula um modelo do DNA de uma mosca e observa as mutações que isso causa. Nos finais de semana o visitante poderá, ainda, extrair o DNA do morango no Laboratório de Aprendizagem.

Na última célula, O Brasil e a Revolução Genômica, os diferenciais são as atividades interativas. No Jogo da Seleção Natural, o visitante simula a adaptação das espécies no ambiente em que elas vivem. Em Faça seu Transgênico, o público é convidado a desenvolver o seu transgênico em uma estação touch screen.

Ação Educativa


A ação educativa, uma das características marcantes nas exposições organizadas pelo Instituto Sangari, busca estimular o interesse de alunos e professores pelo tema da mostra e relacioná-lo ao seu dia-a-dia. O programa educativo da exposição “Revolução Genômica” oferece o encontro de educadores, visitas guiadas, atividades de extração do DNA do morango e entrega de material educativo. Para tanto, foram produzidos materiais de apoio para os professores e um DVD para cada estudante da rede pública de ensino com um tour virtual pela exposição, informações sobre DNA, Projeto Genoma e outros. A mostra espera receber mais de 10 mil alunos. As escolas públicas têm entrada franca.

Também está programado um ciclo especial de palestras com pesquisadores brasileiros, que atualmente realizam trabalhos de ponta em genética e Genômica e outras áreas-chave do conhecimento.

Serviço:

Revolução Genômica

Local: Sesc Quitandinha

Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis - RJ

Encerramento: 28 de março de 2010

Horários:

De 3ª a sábado, das 9h às 18h, domingos e feriados, das 9h às 17h (fechada às segundas)

Ingressos:

R$ 15,00 (público em geral)

R$ 7,00 (estudantes, jovens de até 21 anos e maiores de 60 anos)

R$ 5,00 (comerciários)

Gratuito para estudantes e professores de escolas públicas

Contatos:

Visitas Monitoradas e agendamento: 0300 789 0002

SESC Quitandinha: (24) 2245-2020

Projeto Contos Clássicos Brasileiros apresenta... “Histórias Pintadas”

O espetáculo “Histórias Pintadas”, em cartaz nos dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, traz uma seleção de histórias do livro “Contos Tradicionais do Brasil”, recolhidos por Câmara Cascudo, um dos mestres da pesquisa do folclore e da etnografia no Nordeste do Brasil.

No espetáculo, os contos “Princesa de Bambuluá”, “O macaco perdeu a banana”, “A menina enterrada viva” e “Viva Deus e ninguém mais” são permeados por belas cantigas e representados por pinturas que pouco a pouco constroem o cenário do espetáculo.

O projeto Contos Clássicos Brasileiros apresenta releituras de obras de grandes autores da literatura brasileira para o público infantil. Todos os sábados e domingos, de 9/01 a 28/02, o projeto conta também com outros três espetáculos: “Histórias de Alexandre” (baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos), “Como Nascem as Estrelas” (baseado na obra de Clarice Lispector) e “Passarinho à Toa” (baseado em poemas de Manoel de Barros).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Tel.: (21) 3808-2020. Sábados e domingos, às 16h. Dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro.

C.E. Profª Alcina Rodrigues Lima promove cerimônia de formatura

O Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima (CEPARL) promove neste sábado, dia 19 de dezembro, a cerimônia de formatura de alunos do 3º ano do Ensino Médio do ano de 2009. A cerimônia está marcada para ter início às 20h, nas dependências do próprio colégio.

O CEPARL fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, S/N, Itaipu – Niterói (RJ).

Coordenadoria Regional Baixadas Litorâneas I tem semana agitada

A Coordenadoria Regional Baixadas Litorâneas I terá uma semana agitada. Nesta terça-feira (15/12), às 13h, o Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia (RJ) promoverá a exibição do curta produzido por alunos do Colégio Estadual Almirante Tamandaré. O projeto, idealizado pela professora Mariléia Soares dos Santos, já foi destaque até no portal do MEC (clique aqui para ler a notícia). Leia aqui uma reportagem do jornal O Popular da Costa do Sol sobre a produção.

Ainda nesta terça, às 17h, será inaugurada a Sala de Recursos Pedagógicos do CIEP 262 Curvelina Dias Curvelo, também em São Pedro da Aldeia. Na quarta- feira (16/12) será a vez do lançamento do blog da Coordenadoria Regional Baixadas Litorâneas I, o que acontecerá durante a cerimônia de confraternização com todos os 25 Diretores de escolas, às 18h, na Av. Antonio, 1.786 (Casa Verde - Braga). O endereço do blog é www.coordbaixlit1.blogspot.com. A nova ferramenta servirá para a divulgação dos projetos pedagógicos das escolas da região.

Escola de Valença lança projeto C.I.A. LEITE no próximo dia 17

O Centro Interescolar de Agropecuária Monsenhor Tomás Tejerina de Prado, em Valença, lançará no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 10h, o Projeto C.I.A. LEITE, que está sendo desenvolvido pela unidade escolar. Com o objetivo de criar uma unidade didática de bovinocultura de leite, o projeto vem atender às necessidades de capacitação de novos técnicos para o mercado de trabalho, que vem crescendo no município e na região.




CIEP 426 promove apresentação do seu coral de alunos

A Direção do CIEP Brizolão 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho promoverá nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, às 9h, uma apresentação do seu coral, formado pelos alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O coral, regido pela Profª de Ensino Religioso Mary Cabral, irá apresentar um musical de Natal. O CIEP fica na Avenida Genésio da Costa Cotrim, s/nº - Quissamã – Itaboraí (RJ).

V Concurso de Bandas do Colégio Estadual Leopoldo Fróes

Será realizado no próximo dia 13 de dezembro o V Concurso de Bandas do Colégio Estadual Leopoldo Fróes. O evento terá início a partir das 10h e contará com a presença de bandas e fanfarras de todo o Estado. O colégio fica na Rua Reverendo Armando Ferreira S/N, Largo da Batalha, Niterói.

Cada banda terá 20 minutos para se apresentar perante a comissão julgadora. Serão oferecidos troféus para os três primeiros colocados em cada quesito: Banda, Mor, Regente, Baliza e Corpo Coreográfico. A banda campeã no geral também receberá um troféu. Segue abaixo a relação de bandas inscritas:


TAMBOR JUVENIL – 1ª CATEGORIA


1º COMCEL - ARARUAMA

2º PAULINO BARBOSA - BELFORD ROXO

3º NOGUEIRA - TERESÓPOLIS

4º BARÕES - QUEIMADOS

5º ANCORA - SÃO GONÇALO

6º STATUS - MANGARATIBA

7º COMUCRN - TRÊS RIOS

8º ADMA - BARRA DO PIRAÍ

9º LEÕES- NOVA IGUAÇU

10º CAIK - BELFORD ROXO

11º BEATRIZ SILVA - TERESÓPOLIS

12º COMANE - MESQUITA

13º SERVULO MELLO - SILVA JARDIM

14º COMJACE - BANGU

15º COMOR - SÃO GONÇALO

16º COMMEQ - MESQUITA


TAMBOR SENIOR - 2ª CATEGORIA


1º COMOM – ANGRA DOS REIS

2º ALBERTO TORRES - NITERÓI

3º AR - ITABORAÍ

4º COMNIT – NITERÓI

5º VOO LIVRE - MACAÉ

6º SAM’SERINA - ANGRA DOS REIS

7º LÍBANO BRASILEIRO – BELFORD ROXO

8º TUBARÕES DO CABO - ARRAIAL DO CABO

9º COMEQ - QUEIMADOS

10º COMAF – SÃO GONÇALO


FANFARRA SIMPLES – 3ª CATEGORIA

1° COMUG - CAMPOS

2º CETEG - CAMPOS

3° FABEBARA - CAMPOS

4° FAMUZA - CAMPOS

5º FANFA I.E.G.R .S - DUQUE DE CAXIAS

6º LEÕES - NOVA IGUAÇU

Fundação Estudar promove sessão informativa sobre seu Processo Seletivo no Rio de Janeiro

A Fundação Estudar convida estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação para sua Sessão Informativa que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 18h30 no Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), em Copacabana. O evento – em parceria com o EducationUSA - ocorre dentro da programação da International Education Week, promovida pela instituição.

Na ocasião, a Fundação Estudar falará sobre seu processo seletivo, que terá inscrições abertas a partir de 4 de janeiro de 2010, seguindo até 14 de março para graduação e 21 de março para pós-graduação. Já o EducationUSA falará as opções e os processos de admissão para Graduação e Pós-Graduação nos Estados Unidos.

Para esclarecer todas as dúvidas, estarão presentes ex-bolsistas da Fundação Estudar, que contarão um pouco de suas experiências durante e depois dos cursos no Brasil ou no exterior, além de comentarem a importância do apoio da instituição na formação acadêmica e profissional. A oportunidade pode ajudar quem ainda não definiu um rumo para sua carreira a traçar metas e um planejamento profissional.

Todos os anos a Fundação Estudar realiza sua seleção totalmente meritocrática com o objetivo de escolher os futuros líderes nas áreas de Administração, Economia, Engenharia, Exatas, Políticas Públicas e Relações Internacionais em escolas do Brasil e do exterior. No processo seletivo de 2009, a Fundação escolheu 34 novos talentos entre 4,2 mil candidatos inscritos. Deste número, 19 bolsistas foram aprovados para desenvolver suas habilidades fora do Brasil, sendo que 17 optaram pelos Estados Unidos como destino em busca dos melhores cursos em suas áreas de atuação.

“Excelência acadêmica, ética, espírito de liderança, empreendedorismo e pró-atividade são algumas das características que buscamos em nossos bolsistas. Acreditamos que com estes valores nossos jovens possam causar impacto positivo no desenvolvimento do país”, garante Thais Junqueira, diretora-executiva da Fundação Estudar.

"O número de estudantes brasileiros nos Estados Unidos cresceu 15,7% no ano passado. 48% na Graduação, 34,4% na Pós-Graduação e o restantes em outros programas acadêmicos. Acreditamos que a qualidade, flexibilidade e oportunidades apresentadas por estas instituições continuem a atrair nossos estudantes interessados em ampliar seus horizontes profissionais.", completa Andreza Martins, Coordenadora Nacional do EducationUSA.

O evento conta com o apoio do EducationUSA, órgão governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é informar sobre programas acadêmicos nos Estados Unidos. Interessados devem confirmar presença até o dia 4 de dezembro, enviando nome completo e RG para o e-mail fundacao@estudar.org.br.


Serviço


Data: 7 de dezembro de 2009

Local: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 2° andar – Copacabana (próximo ao metrô Siqueira Campos)

Horário: 19h (coffee de entrada a partir das 18h30)

Apoiador: EducationUSA

E-mail para confirmação: fundacao@estudar.org.br   

A participação é gratuita


Sobre a Fundação Estudar

Com atividades iniciadas em 1991, a Fundação Estudar já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 450 carreiras. Sua missão é colaborar para o desenvolvimento do país por meio do incentivo à educação e formação de futuros líderes, capazes de implementar uma cultura de resultados, com sólidos princípios éticos em suas respectivas áreas de atuação. Em 18 anos de atuação, a Fundação investiu US$ 5,8 milhões em carreiras com o objetivo de causar impacto positivo no crescimento do Brasil.

Abertas as inscrições para concurso sobre os 120 anos da República

Estão abertas as inscrições para o concurso de monografias sobre os 120 anos da República no Brasil lançado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Podem participar estudantes dos níveis Médio e Superior de escolas e universidades públicas ou privadas. Para disputar parte do prêmio total, que é de R$ 31 mil, os estudantes de nível Médio terão que dissertar sobre os “120 Anos de República”, enquanto que os de nível Superior terão que escrever sobre “120 anos de República no Brasil — desconstruindo a federação”. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão R$ 5 mil, enquanto os segundos colocados ficarão com R$ 4 mil e os terceiros terão direito a R$ 3 mil. Os professores orientadores dos alunos que tirarem os primeiros lugares serão contemplados com R$ 3,5 mil.

Autor do projeto, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), acredita que "promovendo o concurso de monografias, a Alerj estimula a sociedade a refletir sobre o papel das instituições e da política como agentes de transformação”. Os prêmios serão entregues em sessão solene na Assembleia Legislativa. Para o procurador-geral da Alerj, Marcelo Cerqueira, ex-deputado constituinte, a república brasileira adotou princípios estruturantes da república norte-americana: federação, presidencialismo e supremacia do Judiciário. “Mas diferentemente dos Estados Unidos, no Brasil a federação é uma sombra dos ideais que a formularam. É o poder central erodindo os estados e estimulando a competição”, afirma Cerqueira.

Serviço:

- As monografias deverão ser entregues até o dia 18/01/10, em três vias, no Protocolo Geral da Assembleia Legislativa, que fica no prédio anexo ao Palácio Tiradentes (Rua Dom Manoel s/n, Centro, Rio de Janeiro), de segunda a sexta, das 10h às 17h.

- As monografias devem ter de cinco a 20 páginas em papel ofício (A4), sem marca d’água, timbre ou outra identificação, com espaço de 1,5 cm, fonte 12 “Times New Roman” ou “Arial”.

- As margens superiores e inferiores devem ter 2,5 cm e as laterais serão um pouco maiores, com 3 cm.

- É preciso informar nome completo do autor, do colégio ou da faculdade, turma e nome do professor orientador.

- É importante ter a assinatura do aluno e do professor na monografia. A bibliografia consultada deverá ser descrita no fim do trabalho.

- O participante poderá concorrer com apenas um trabalho.

C.E. Olga Benário Prestes realiza Semana de Atividades Pedagógicas e Culturais

Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Ramos, realiza a Semana de Atividades Pedagógicas e Culturais. É uma atividade que contribui com a avaliação do último bimestre letivo e que cumpri os propósitos do plano pedagógico da unidade escolar.

Todo projeto é gestado pelo corpo discente visando o protagonismo juvenil. Neste ano, alunos, professores, Direção e funcionários elegeram o tema Jovens Empreendedores como gerador de todas as atividades. Cada turma teve como tarefa montar sua empresa, apresentando contrato social, plano de gestão, maquete e os próprios produtos. Todo trabalho passará por avaliação interna, realizada pelos professores, e avaliação externa, com visitação da comunidade escolar, bem como servidores públicos de outras unidades e instâncias da Secretaria de Estado de Educação.

Confira a programação:

30/11 - Montagem das exposições.

01/12 - Avaliação Interna.

02/12 – Culminância:
8 h – Para o turno da manhã.
13h – Para o turno da tarde.

Para mais informações acesse o blog do colégio:

http://ceolgabenarioprestes.blogspot.com/

C.E. Professor Francisco Portugal Neves promove a V edição da FLIPONE

O Colégio Estadual Professor Francisco Portugal Neves estará promovendo neste sábado, dia 28 de novembro, a V Edição da FLIPONE, das 9h às 15h. O evento contará com exposição de trabalhos, desfile, pintura, música, jogos, dança, teatro e muito mais. O colégio fica na Rua M, S/Nº, Vila Ema, Imbariê, Duque de Caxias. O telefone é (21) 2787-4471.

Semana Multidisciplinar no C.E. Profª Alcina Rodrigues Lima

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro será realizada a Semana Multidisciplinar no Colégio Estadual Profª Alcina Rodrigues Lima, em Niterói. O colégio fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, S/N – Itaipu. As atividades serão realizadas das 9h às 21h.

C.E. Pedro Álvares Cabral promove atividades referentes à Semana da Consciência Negra

O Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, por meio do Programa Escola Aberta, promove esta semana atividades para comemorar a Semana da Consciência Negra. Confira a programação:

Dia 25/11

- 16h : Festival de Poesia Afro
- 19h: Show da Banda Afro Gospel

Dia 26/11

- 19h: Desfile Beleza Negra

Dia 28/11

- A partir das 11h: Mostra “Afros descendentes em ação”

Trabalhos confeccionados pelos Alunos:

Painel estático (corredor cultural)
Painel Dinâmico

O C.E. Pedro Álvares Cabral fica na Av. Automóvel Club, s/nº – Centro – São João de Meriti (RJ).

CIEP 036 promove “I Intercâmbio de Bandas e Fanfarras”

O CIEP Brizolão 036 Professor Amaury Amaral dos Santos e o Maestro da Banda Marcial Dragões Verdes irão promover, no próximo dia 28 de novembro, o “I Intercâmbio de Bandas e Fanfarras”. O evento acontecerá a partir das 9h, na quadra da escola. O CIEP fica na Rodovia Santos Dumont – Via BR 116, km 78 – Fonte Santa – Teresópolis (RJ). A programação se estenderá durante todo o dia.

O negro e o mar, a revolta da Chibata

Instituída por lei em 2003, a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas abriu uma porta histórica ao permitir o reconhecimento, o entendimento e a valorização das heranças culturais africanas. Um resgate histórico do qual faz parte o CIEP José Lins do Rego, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que, em uma proposta pedagógica e cultural, resolveu ressaltar um dos símbolos de resistência, auto-estima, criatividade e heroísmo dessa cultura: João Cândido.

João Cândido foi uma figura mítica, um homem que, a frente do seu tempo, defendeu a dignidade humana, contribuindo para o fim dos castigos ainda arcaicos numa época em que já havia sido abolida a escravidão no Brasil. E é ele o grande homenageado no espetáculo O negro e o mar, a Revolta da Chibata, encenado pelos alunos do Ensino Médio do José Lins do Rego. A peça mostra a trajetória de João Cândido, enfatizando o movimento da Revolta da Chibata, que, em 1910, desafiou a República Oligárquica, repleta de conservadorismos e preconceitos.

O negro e o mar, a Revolta da Chibata será apresentada no dia 24 de novembro, às 15h, no Sesc de São João de Meriti. A peça é parte de um projeto que, desde 2008, conta com um grupo de teatro que, com apoio da Direção da escola e de professores e funcionários, trabalha a cidadania e o protagonismo juvenil.

Peça teatral será apresentada no dia 19 no C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón

O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón promove no próximo dia 19 de novembro, às 9h, a apresentação da peça teatral do grupo TVv: “Filho de Ogun, Guerreiro de São Jorge, Mas Pode Me Chamar de Jorge”, como parte da culminância do Projeto Etnias na Unidade de Ensino. O projeto incentiva a pesquisa e a produção artística, com a participação da comunidade escolar, diante da lei 10.639/03.

Serviço:

“Filho de Ogun, Guerreiro de São Jorge, Mas Pode Me Chamar de Jorge”

Data: 19 de novembro

Horário: 9h

Endereço: O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón fica na Estrada Porto Nacional, 293 – Vila Vintém.

Exposição mostra o impacto das epidemias ao longo dos séculos

Um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m², no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica. Esta é uma das atrações da exposição Epidemik, que está em cartaz no Rio de Janeiro. O videogame simula cinco diferentes cenários: Gripe aviária em Singapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, Dengue no Rio de Janeiro.

Ao pisar no tabuleiro, cada jogador recebe uma aura individual projetada no solo que o acompanha durante toda a simulação e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientados por uma tela gigante. Vinte monitores auxiliarão os participantes durante o jogo, que também é acessível a cadeirantes.

“O jogo mostra a intervenção de cada um no entendimento, na prevenção e no tratamento da dengue. Com uma abordagem lúdica e pedagógica, ele consegue passar uma mensagem bacana para toda a família porque, ao mesmo tempo que educa, diverte e estimula a participação”, explica Cristina Moscardi, diretora de comunicação corporativa da Sanofi-Aventis e coordenadora executiva da exposição no país.

A exposição propõe uma abordagem inovadora para que o visitante tenha um entendimento mais profundo do impacto, não só da dengue, mas das várias epidemias ocorridas ao longo dos séculos sobre a humanidade. Além do jogo, a mostra apresenta filmes, gravuras, pinturas, documentos, fotos, reportagens e depoimentos de pacientes, familiares e profissionais da saúde que vivenciaram as crises epidêmicas.

Originalmente criada pelo museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de La Villette, de Paris, Epidemik foi inaugurada em Paris em outubro de 2008, onde deve permanecer até 2010. A versão montada para o Brasil integra o acervo integral e incorpora temas diretamente ligados à realidade do país com materiais desenvolvidos pela Fiocruz, com o apoio do Instituto Butantan.

Epidemik

Data: Até 24 de novembro
Horário: de 8h30 às 19h30
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania - Av. Barão de Tefé, 75 - Saúde - Rio de Janeiro – RJ
Telefone para agendamento das visitas escolares: (21) 3865-2128, das 9h às 17h
Entrada Franca

C.E. José Bonifácio promove nesta quinta a estreia do espetáculo “Nas mãos, poemas”

O Colégio Estadual José Bonifácio promove nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, às 10h30, a estreia do espetáculo “Nas mãos, poemas”, do núcleo de Literatura Portuguesa. O C.E. José Bonifácio fica na rua Dr. Carlos Maximiano, nº 20, Fonseca - Niterói (RJ).

A Direção é de Alex Amorim e a Coordenação da Professora Luiza Helena. O elenco é composto por Alex Amorim (Tom), Camila Pereira (Laura), Joseane Oliveira (Mônica), Letícia Flores (Augusta), Leonardo dos Santos (Miguel), Leonardo Bernardes (Marcelo) e Milena Silvestre (Bárbara). Ainda fazem parte do espetáculo os músicos Lucas Passos (Violão e Percussão), Douglas Gomes (Violão) e Flávio Rodrigo (Violão).

CIEP 339 Mário Tamborindeguy promove VII Gincana Cultural

O CIEP 339 Mário Tamborindeguy, em Irajá, promove nesta sexta-feira (06/11), das 8h30 às 14h, a sua VII Gincana Cultural, cujo tema será “O Rio de Janeiro continua lindo”. A Gincana permitirá que todos os envolvidos experimentem a possibilidade de fazer um pequeno tour pelos locais mais aprazíveis de nossa cidade, “viajando no tempo e no espaço” sem sair do lugar.

Serviço:

VII Gincana Cultural
Data: 6 de novembro
Horário: Das 8h30 às 14h
Local: CIEP 339 Mário Tamborindeguy - Rua Pedro Borges de Freitas, S/N – Irajá

C.E. Júlia Kubitschek promove Festival de Poesias neste sábado

O Colégio Estadual Júlia Kubitschek promove na manhã deste sábado, dia 7 de novembro, o seu "Festival de Poesias", que este ano irá homenagear a poetisa Cora Coralina. O Festival contará com declamação de poesias dos próprios alunos da escola, exposição de caricaturas e apresentação musical. Confira abaixo toda a programação do Festival:

• Abertura do evento pela direção do Colégio Estadual Júlia Kubitschek;

• Leitura do texto de abertura sobre o Projeto Político Pedagógico do CEJK e sobre a homenageada pelo Festival de Poesia, a poetisa Cora Coralina;

• Leitura de frases de Cora Coralina;

• Carta de Carlos Drummond de Andrade sobre Cora Coralina;

• Apresentação da música “Depende de nós”, de Ivan Lins, cantada pelos alunos da 1ª série;

• 1º bloco de declamação de várias poesias elaboradas pelos alunos do CEJK (o 1º bloco de poesias se encerra com música cantada pela aluna Nayane, da turma 1003);

• 2º bloco de declamação de poesias elaboradas pelos alunos do CEJK (ao final do 2º bloco de poesias, as alunas do 3º ano, Dayane e Rhayza, farão uma apresentação musical);

• 3º bloco de declamação de poesias elaboradas pelos alunos do CEJK (o 3º bloco de poesias se encerra com música cantada pelos alunos Airam e Mahana, da turma 1003);

• 4º bloco de declamação de poesias dos alunos do CEJK (ao final do 4º bloco de poesias, o aluno Luiz Henrique, da turma 1002, fará uma apresentação musical);

• 5º bloco de declamação de poesias dos alunos do CEJK (o 5º bloco será fechado com a participação de todos os alunos da 1ª série que cantarão a música “Sal da terra”, de Beto Guedes);

• Reunião dos jurados do Festival de Poesias;

• Premiação dos três melhores intérpretes, das três melhores poesias e destaques.

Serviço:

Festival de Poesias
Colégio Estadual Júlia Kubitschek
Local: Rua General Caldwell, 182 – Centro
Data e horário: Sábado, 7 de novembro, a partir das 7h

CIEP Juan Martinho Carrasco promove II Feira de Ciências

O CIEP Brizolão 329 Juan Martinho Carrasco, localizado no município de Itaguaí, promoverá entre os dias 21 e 23 de outubro a “II Feira de Ciências – Construindo o Futuro com Responsabilidade”.

O evento tem como principais objetivos demonstrar a importância e a necessidade do conhecimento científico, intensificar o gosto pela Ciência, além de divulgar os trabalhos de alunos, professores e instituições.

A programação da Feira conta com palestras sobre os mais variados temas, como DST e seus riscos, desenvolvimento sustentável, os benefícios da energia nuclear, Matemática na Arte, entre outros. Mostras de trabalhos e experiências diversas acontecerão durante todo o evento.

Serviço:

II Feira de Ciências – Construindo o Futuro com Responsabilidade
Data: de 21 a 23 de outubro de 2009
Horário: das 9h às 12h e das 18h30 às 20h30
Local: CIEP Brizolão 329 Juan Martinho Carrasco – Estrada do Mazomba, S/Nº - Brisamar – Itaguaí (RJ)

Espetáculo homenageia Luiz Gonzaga no picadeiro

“Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/ É favor prestar atenção...” - Os 20 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, serão lembrados em alto estilo pelos jovens artistas da ONG Crescer e Viver, no espetáculo Baião, que tem estreia marcada para o dia 22 de outubro, na lona da ONG, na Praça Onze. Para mostrar ao público um pouco da magia do circo e do baião, em cena, os artistas lançam mão de uma mistura que reúne música, acrobacia, malabares, números aéreos, dramaticidade e, até mesmo, o humor dos palhaços.

O elenco é formado por 12 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, todos eles formados pela escola de circo social do Crescer e Viver. O desafio é grande e enfrentado a cada ensaio, com a superação dos movimentos e o aprimoramento da técnica. A ficha técnica conta ainda com nomes como Rogério Blat, que assina o roteiro e argumento, e Rui Cortez – ganhador do Prêmio Shell, em 2005, pela direção de arte do espetáculo “A incrível confeitaria do Sr. Pellica”. As coreografias acrobáticas contam com a assinatura de dois integrante do Cirque du Soleil: Beto Silva, primeiro artista brasileiro a integrar as produções da companhia circense, e Lurian Duarte, que integra o espetáculo Wintuk.

Provando que talento musical é genético, a composição e a direção musical da montagem de Baião são feitas por Daniel Gonzaga, neto do autor de célebre composição “Asa Branca”. A inédita trilha sonora do espetáculo fará uma mistura musical entre levadas do baião e alguns traços rítmicos do rock. No entanto, a referência que dá margem ao trabalho é o tradicional ritmo nordestino.

A temporada do Baião prevê 30 apresentações na lona do circo. Do total de 15.000 ingressos, 7.500 serão distribuídos gratuitamente, e os outros 7.500, vendidos a preços populares. Escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais que tiverem interesse de levar alunos ou assistidos ao espetáculo, podem entrar em contato pelo e-mail baiao@crescereviver.org.br. O espetáculo conta com o patrocínio da PETROBRAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a partir da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Capemisa (Seguradora de Vida e Previdência S/A).

Crescer e Viver:

O circo diverte, mas também pode educar e abrir portas para diversas crianças e jovens em situação de risco social. Pelo menos é isso que acontece no Crescer e Viver, organização independente e sem fins lucrativos que iniciou suas atividades no ano 2000. A ONG põe em prática, por meio da arte, o direito de crianças e adolescentes a uma vida melhor. Em 2003, a instituição recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Hoje, o projeto atende mais de 150 pessoas entre sete e 24 anos, que frequentam a sua lona de circo, instalada na Praça Onze. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão Vida de Artista, que estreou em 2007, e Univvverso Gentileza, que contou a vida do profeta Gentileza, no ano passado.

Baião. Na lona da ONG Crescer e Viver (www.crescereviver.org.br): Rua Benedito Hipólito, s/n – Praça Onze (em frente à estação do metrô). Data da estreia: 22/10. Curta temporada: de 23/10 a 28/11. De quinta a sábado, às 20h. Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Mais informações: (21) 3972-1391 ou baiao@crescereviver.org.br.

Palavra é o conceito da nona edição da Mostra de teatro da UFRJ

Comédia, aventura, drama, romance... Tudo isso e um pouquinho mais você encontra na IX Mostra de Teatro da UFRJ, que reúne, de 30 de outubro a 13 de dezembro, 13 diferentes espetáculos na Sala Oduwaldo Vianna Filho da Escola de Comunicação da universidade. Gogol, Molière e Lagarce são alguns dos famosos autores homenageados nas montagens, que serão apresentadas gratuitamente durante três dias, sempre às 20h.

A abertura será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, com o evento OuLiPo+OpLePo+OBLiPo – o jogo da literatura, uma realização da UFRJ em parceria com a Embaixada da França e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, como parte do “Ano da França no Brasil”. A palavra, a matemática e outras linguagens explodem as margens entre as artes e colocam em cena escritores, performers, músicos e dramaturgos.

Realizada em parceria com professores e alunos de Cenografia e Indumentária da Escola de Belas Artes, a Mostra é montada a partir de peças de estudantes que estão se formando em Direção Teatral na UFRJ. Estudantes do Colégio de Aplicação também integram um dos espetáculos. Além disso, alunos de outros cursos da universidade, como os de Jornalismo, Rádio e TV e Produção Editorial, participam ativamente da produção do evento.

A Mostra tem-se firmado no calendário cultural da cidade. O público vem crescendo a cada ano, e em 2009, a expectativa é de que se receba mais de 3.000 espectadores. Chance de participar do evento é o que não vai faltar. Quem não conseguir assistir aos espetáculos da Mostra até dezembro, anote na agenda: no início de 2010 eles serão apresentados no Museu Nacional. A Mostra também estará fazendo a sua já tradicional campanha para um Natal sem fome. Quem quiser participar, é só levar 1 kg de alimento não perecível. A entrada é franca!

Serviço:

IX Mostra de Teatro da UFRJ
Abertura: 27 e 28 de outubro
Espetáculos teatrais: 30 de outubro a 13 de dezembro de 2009, às 20h
Entrada Franca. Distribuição de senha uma hora antes.
Colabore com o Natal de quem tem fome: traga 1kg de alimento não perecível.
Local: Escola de Comunicação da UFRJ – Sala Oduwaldo Vianna Filho
Av. Pasteur, 250, fundos – Praia Vermelha
Tel: 3873-5067 / http://www.eco.ufrj.br

Teatro une talentos no C.E. Alfredo Backer

Na contramão do tema da XI Oficina de Artes do C.E. Alfredo Backer, localizado em Imbariê, no município de Duque de Caxias, que é uma homenagem aos 80 anos do humorista Chico Anísio, o dramaturgo Wogran Dias apresentará a peça “Pin-Pin, Teteca e Pum-Pum contra a Bruxa Má e suas colegas”, que tem como novidade a junção de atores amadores (alunos do C.E. Alfredo Backer) e profissionais circenses, dançarinos etc.

No total, 50 pessoas fazem parte do elenco do espetáculo, entre elas artistas internacionais (Holanda, Espanha, Chile, Peru, Venezuela, Uruguai e Argentina) e nacionais como o mágico-ventríloco Pipoquinha e a dupla de palhaços Pankeka e Pankekinha.

Podemos considerar um fato inédito o diretor teatral Wogran Dias unir duas categorias de artistas em um mesmo show de tamanha envergadura, inclusive com a participação de duas bailarinas do ballet do Mercado das Pulgas – Santa Teresa, dos alunos Wograine Evelyn (Leoparda Africana) e Wogran Faria (Sonoplasta) do C.E. Souza Aguiar e da Mallumel Produções Artísticas e Culturais.

A peça será apresentada a partir do dia 21 de outubro, no Teatro do C.E. Alfredo Backer, às 11h, 17h, 19h e aos domingos às 16h.

Oi Futuro Games Festival vai até 11 de outubro

De 5 a 11 de outubro, a Semana do Oi Futuro Games Festival inclui um circuito de cinema – filmes inspirados no universo dos games, na linguagem dos mundos virtuais e na interatividade-; um ciclo de palestras e uma edição especial do Descolagem no Nave (Núcleo Avançado em Educação); participação especial no Vídeo Games Live Orchestra, além da Tenda Oi Futuro no SB Games, espaço no campus da PUC-Rio (Pilotis) que aprofunda a discussão em torno do tema central: Educação e Tecnologia.

Uma programação que, com certeza, atende a todas as tribos e correntes do pensamento contemporâneo. Clique aqui para conferir a programação completa.

Mais informações no site: www.oifuturo.org.br

Casa da Ciência comemora mês das crianças apresentando “Café com Croissant”

“Café com Croissant”, essa mistura pra lá de gostosa, é o título da peça que a “Companhia Preto no Branco” apresenta na Casa da Ciência, de 10 de outubro a primeiro de novembro, a preços populares. O espetáculo, dirigido especialmente ao público infantil, comemora os 10 anos da Companhia e homenageia o ano da França no Brasil ao mostrar de maneira lúdica as diversas influências francesas na nossa cultura; entre elas, a culinária, a arquitetura carioca, as palavras do francês que enriqueceram nosso idioma e a moda, passando pela invenção francesa do biquíni. As comemorações não param por aí: nesse ano também é a vez de o “Palco da Ciência” completar 10 anos de existência. O projeto, da Casa da Ciência, tem como objetivo gerar um espaço de reflexão, através do teatro, sobre temas relacionados à difusão e popularização da ciência.

Desde 1999, o grupo carioca de teatro “Companhia Preto no Branco” apresenta espetáculos para crianças de todas as idades. As peças associam conhecimento e diversão ao privilegiar temas importantes para a formação das crianças como cidadãos críticos e conscientes. A “Companhia Preto no Branco”, dirigida pelo mestre em teatro-educação André Brilhante, conta com importantes produções, premiadas em diversos festivais: "O Picadeiro da História" (1999), "O Picadeiro em Busca do Tempo Perdido" (2001), "Portinari, um Menino de Brodósqui" (2003), "Um Vôo para Santos Dumont" (2004), “Nhula, a Menina Gula” (2006) e “Império à Vista!” (2008); "Um Bebê no Picadeiro" (2009).

Espetáculo: “Café com Croissant”

Grupo teatral: “Companhia Preto no Branco”

Classificação etária: Livre

Duração: 50 min

Temporada: 10 de outubro a 01 de novembro

Horário: 17h

Bilheteria: sábados e domingos, das 14h às 17h

Ingressos: R$ 10,00 / Estudantes R$ 5,00 (meia)

Lotação: 84 lugares

Local: Casa da Ciência da UFRJ

R. Lauro Müller, 3 – Botafogo

Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo, promove o II Festival Intercolegial de Teatro

O Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo, promove, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o II FIT (Festival Intercolegial de Teatro Jorge Saade). Mas informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-1300 ou acessando o site www.cnsdfri.com.br. O colégio fica na Rua Monsenhor Miranda, s/nº - Centro.

Confira abaixo a programação completa do festival:

DIA 16 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

17h: Mostra: “Fragmentos de vida – Tributo a Jorge Saade”, organizada por Mário Moreira.
18h: Abertura do II FIT - Festival Intercolegial de Teatro “Jorge Saade”, direção de Maria Clara Wermelinger.
19h: Grupo: Cia. de Teatro Angelorum, Colégio Angelorum (Rio de Janeiro), com a peça “Aprendiz de Feiticeiro”, de Maria Clara Machado, direção de Wagner Rotta.
20h30: Grupo CSP, Colégio Senhora da Pena, Rio de Janeiro, apresentando “O ensaio”, autoria e direção de Denis Paiva.

DIA 17 DE OUTUBRO – SÁBADO

9h30: Grupo Litteatrum, do C.E. Eduardo Breder, com a peça “Severina, morte em vida”, adaptação livre de texto de João Cabral de Melo Neto, direção de Felipe Ferreira.
11h: Grupo Garra, do CIEP Brizolão 998 de São José de Sumidouro (Sumidouro), apresentando “Flor anônima”, de Machado de Assis, adaptação de Yohana Esteves Silva, direção de Mônica Araújo.
11h45: Grupo Maclama, do C.E. Carlos Maria Marchon (Nova Friburgo), com a peça “Cinderela”, adaptação de Maria Clara Machado e direção de Edmeio Pereira Gomes.
14h: LAGRO- Laboratório & Arte Glauber Rocha, do CIEP Glauber Rocha (Nova Friburgo), com o espetáculo “Contos, cantos e batuques”, criação conjunta de Almir Borges, Ana Angélica Ramos, Eliane da Costa e direção de Almir Borges.
15h30: CIA Dom de Teatro, do Instituto Nossa Senhora da Glória (Macaé), apresentando “Com certeza”, de David Ives, direção de Rodrigo Medeiros.
17h: Grupo TEIA, do Colégio Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo), com a peça “O menino narigudo”, de Walcyr Carrasco, direção de Gabriela Ribas.
19h: Teatro das Artes Mercedárias, (Mercês/ Nova Friburgo), com o espetáculo “Nem melhor, nem pior: apenas Piaf”, livre adaptação e direção de Guilherme Coutinho.

DIA 18 DE OUTUBRO - DOMINGO

10h: Grupo Ação e Arte, Colégio Franciscano Santo Antônio, (Rio de Janeiro), apresentando “O Mágico de Oz”, de Lyman Frank Baum, direção de Leopoldo Rodrigues.
11h30: Grupo CEJOMM em cena, do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida (Niterói), com o espetáculo “A Bela e a Fera”, de Donald Frantz, direção de Beatriz Villasboas.
13h30: Grupo Oficina das Artes, Colégio Pentágono, (Rio de Janeiro), com a peça “Os Saltimbancos no circo”, baseado na obra de Chico Buarque de Holanda, adaptação e direção de Andréa Cevidanes.
15h: CIA Teatral Notre Dame Ipanema, do Colégio Notre Dame Ipanema, (Rio de Janeiro), apresentando “Nem tudo está azul no país azul”, de Gabriela Rabelo, direção de Henrique Kaladan.
16h30: Grupo Nossa Senhora das Mercês, do Colégio Mercês (Niterói), com a peça “Francisco de Assis”, livre adaptação do grupo, direção de Nelson Moreira.
18h: Grupo Teatral Marista São José, do Colégio Marista São José, (Rio de Janeiro), com o espetáculo “A megera Domada”, de William Shakespeare, direção de Henrique Kaladan.
19h30: Grupo Ação e Arte, Colégio Pentágono (Rio de Janeiro) , com a peça “Ópera do malandro”, de Chico Buarque de Holanda, direção de Andréa Cevidanes.
21h: Encerramento e entrega de prêmios.

Filme “Intruso”, de Paulo de Moraes Fontenelle, é uma das atrações do Festival do Rio

O filme “Intruso”, primeiro longa de ficção do cineasta Paulo de Moraes Fontenelle, é uma das atrações do Festival do Rio, que acontece de 24 de setembro a 8 de outubro. O filme narra a história de uma família que é obrigada a receber em casa um visitante desconhecido. Todos tentam manter suas vidas normalmente, mas a chegada desse hóspede exige que certas regras sejam seguidas. Ninguém pode deixar a casa. Os membros da família que quebram as regras são punidos e ninguém pode ajudá-los.

No elenco do filme estão Eriberto Leão, Danton Mello, Juliana Knust, Lu Grimaldi, Genezio de Barros, Karla Muga, Charles Daves e Ingrid Clemente.

Confira as datas, locais e horários em que o filme será exibido:

FESTIVAL DO RIO

QUA (07/10) - 19h - Cinema Nosso - Lapa - Rua do Resende

QUI (08/10) – 15h20 - Est Vivo Gávea 3

QUI (08/10) – 22h - Est Vivo Gávea 3

Paulo Fontenelle é diretor, roteirista e produtor de cinema, TV e publicidade. Dirigiu e roterizou os longas-metragens “Sobreviventes – Os Filhos da Guerra de Canudos” e “Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade”, além de vários trabalhos para vídeo e televisão. Esteve envolvido com projetos como os longas-metragens Oswaldo Cruz, Casa-Grande e Senzala e Como ser Solteiro... no qual ainda dirigiu o making of.

Astros em Cena

O projeto da nova gestão da Fundação Planetário, inspirado no antigo "Música Nas Estrelas", promete agitar o Planetário da Gávea neste semestre. Diversas estrelas do teatro e da música vão promover eventos de alta qualidade, com o objetivo de integrar arte e astronomia, sob uma fantástica projeção de constelações e planetas.

Destinado a diversos tipos de público, o "Astros em Cena" será realizado sempre nas sextas-feiras, às 20h. Todas as apresentações serão gratuitas. Para participar, basta retirar o ingresso na recepção do Museu do Universo a partir das 18h, no Planetário da Gávea. Ingressos limitados.

Programação:

Dia 18/09:

PAULINHO MOSKA - Formado em teatro pela CAL, estudou um pouco de cinema, admirador de filosofia, ciências, artes plásticas, dança, etc. Em 1991, iniciou carreira solo. Desde lá, lançou 6 discos, Compositor requisitado, Paulinho Moska já foi gravado por Elba Ramalho (em parceria com Lenine em “Relampiano”), Ney Matogrosso, Luiza Possi, Pedro Mariano, Luciana Melo, Netinho, Marina Lima, Zélia Duncan, Maria Rita entre outros.

Dia 25/09:

R. SIGMA - Criada no Rio de Janeiro em 2004 por Lucas Castello Branco (voz), Diogo Strausz (guitarra), Tomás Tróia (guitarra e voz), GB (bateria e voz) e Eric Kendi (baixo), a banda se identificou com o estilo Math Rock e criou o seu próprio estilo com essa base. Atualmente o R.Sigma está lançando o seu primeiro CD “Reflita-se”, gravado de janeiro a maio de 2009 no Melhor do Mundo Studios.

Local: Cúpula Carl Sagan. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea - Rio de Janeiro.

Seminário em Brasília discutirá as políticas para o Ensino Médio

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) informa que já estão abertas as inscrições para o “Seminário Nacional de Políticas para o Ensino Médio”, que ocorrerá de 22 a 24 de setembro de2009, em Brasília. O Seminário reunirá estudantes, professores, gestores, conselheiros de educação, representantes de entidades da sociedade civil e especialistas.

A dinâmica do Seminário contemplará, além das plenárias principais, diversas salas de pesquisas – em que os mais recentes e importantes estudos sobre o Ensino Médio serão apresentados e discutidos –, bem como salas temáticas, nas quais as várias realidades desta etapa da educação básica serão debatidas sob dois focos complementares e interdependentes: a participação dos sujeitos (especialmente, estudantes e professores) e sua interação com o currículo. O objetivo dessas estratégias metodológicas é promover a construção coletiva de proposições e diretrizes para a melhoria das atuais políticas dedicadas ao Ensino Médio.

A finalidade do Seminário também é a de dar voz a todas e todos os sujeitos inseridos nessa etapa da educação básica, procurando sistematizar indicações para a construção de novas políticas que assegurem a inserção, a diversidade e a qualidade social do ensino médio, principalmente no que tange a um currículo adequado e pertinente a cada uma das várias realidades onde esta etapa da educação básica é ofertada.

Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas no site do MEC: www.mec.gov.br

CCJF apresenta “O Menino que Brincava de Ser”

De 08 de agosto a 20 de setembro, e de 10 de outubro a 25 de outubro, sábados e domingo, às 16h, o Centro Cultural Justiça Federal traz ao palco a peça infantil “O Menino que Brincava de Ser”, com Cristina Froment, Diogo Villa Maior, Fernanda Souza Lima, Jan Macedo e Nice Simeão. O espetáculo, da Pandorga Companhia de Teatro, retorna aos palcos cariocas para mais uma temporada.

A peça é uma adaptação do livro homônimo de Georgina Martins, autora premiada por seu trabalho na área da Literatura Infantil. O espetáculo conta a história de cinco crianças em seu espaço criativo, onde brincam de “faz-de-conta” interpretando diversos personagens: heróis, bruxas, pais, fadas e tudo que a imaginação permitir. Esta brincadeira, no entanto, pode também causar grandes mal entendidos, se o adulto não entender a inocência infantil e a fase em que a criança se encontra no seu desenvolvimento emocional. Neste espetáculo a fantasia é um instrumento para educar, provocar e repensar conceitos, como o respeito às diferenças e a liberdade.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia. Tel.: (21) 3261-2550. Site: www.ccjf.trf2.gov.br. Sábados e domingos, às 16h. De 08 de agosto a 20 de setembro, e de 10 de outubro a 25 de outubro. *Não haverá espetáculo no dia 29 de agosto. Duração: 60 min. Classificação: livre.

Exposição Sonhos Velados fica até o dia 6 de setembro na Galeria Arte UFF

A exposição Sonhos Velados fica até o dia 6 de setembro na Galeria Arte UFF, localizada na Rua Miguel de Frias, número 9, Icaraí – Niterói (RJ). A mostra foi organizada a partir do acervo composto por 150 imagens reunidas ao fim de um Curso Foto Olhares que envolveu meninas do Criam (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor) de Ricardo de Albuquerque e meninos da Escola João Luiz Alves, graças à parceria entre o Novo Degase e a Ação Comunitária do Brasil.

A ideia de realizar a exposição surgiu da qualidade das imagens geradas, o que empolgou a Oficina Foto Olhares, surgindo então o convite ao fotógrafo Dante Gastaldoni, professor de Linguagem Fotográfica da UFF, para ser o curador da mostra.

Colégio Nossa Senhora das Dores realiza o II Festival Intercolegial de Teatro

Jovem aos 116 anos de idade, o Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo, está promovendo o II Festival Intercolegial de Teatro (FIT), que este ano recebe o nome de Jorge Saade, professor e diretor teatral naquela cidade serrana, recentemente falecido.

O II FIT tem como objetivo principal promover a arte cênica como possibilidade de desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e do espírito crítico dos jovens, contribuindo para a formação cidadã das novas gerações. Pretende, ainda, divulgar e fomentar a cultura e possibilitar o intercâmbio entre estudantes, escolas e grupos independentes, permitindo-lhes a manifestação de ideias, sentimentos e projetos por meio de suas produções artísticas.

O festival está aberto à participação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas em agosto e setembro, via correio ou no próprio Colégio Nossa Senhora das Dores, em cujo teatro o evento será realizado.

Serão selecionados 12 espetáculos, com duração máxima de 1 hora e 15 minutos, a serem encenados entre 16 e 18 de outubro. Receberão o Troféu Jorge Saade, criado pelo artista plástico Felga de Moraes, os três melhores espetáculos, além dos primeiros classificados nas categorias ator, atriz, direção, manequim, iluminação, sonoplastia, cenário e figurino.

A inscrição será feita mediante o preenchimento de ficha de inscrição e o pagamento de R$ 100, com isenção para grupos de escolas públicas. No ato da inscrição devem ser entregues: a) três sinopses, b) três cópias do texto, c) quatro fotos 10 x 15 (digitadas ou escaneadas com definição 300 dpi), d) DVD com cenas do espetáculo ou ensaio geral, sem cortes, e) mapa de luz, f) autorização do responsável por menores de 18 anos. Cartazes e programas, se houver, podem ser acrescentados.

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (22) 2522-1300, ou no site www.cnsdfri.com.br.

Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos “Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”

A UNESCO e seus parceiros promovem este concurso em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro), ao Ano Internacional da Astronomia (ambos estabelecidos pelas Nações Unidas), e aos 40 anos da chegada do homem à lua.
Para participar, estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil devem apresentar trabalhos escritos e/ou desenhos sobre o tema “Nossa presença no cosmos”, até o dia 8 de setembro de 2009.

13ª Edição do Circuito das Artes do Jardim Botânico

Em 1998, nascia o Circuito das Artes do Jardim Botânico, abrindo os ateliês do bairro para visitação, já com vocação para o sucesso. Com a coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, reunindo artistas que compartilhavam do fato de seus ateliês e estúdios serem vizinhos do magnífico jardim que leva este nome, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no mundo das artes e uma peça insubstituível no calendário cultural do Rio.

Nos próximos dois finais de semana, mais precisamente nos dias 22 e 23, 29 e 30 de agosto, se realizará a 13ª edição do Circuito. Nesse período, além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também palestras, apresentações de esquetes teatrais, de poesia e música, confirmando a vocação do circuito de englobar não somente as artes plásticas, mas toda forma de manifestação artística.

Durante os quatro dias de abertura dos ateliês, o 13º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 90 artistas, num total superior a 45 ateliês e estúdios que estarão abertos das 12h às 21h, e um volume de obras de artes que ultrapassa 10.000 peças de altíssima qualidade. O público contará também com workshops que acontecerão nos ateliês entre os dias 24 e 28 de agosto.

Os artistas estarão expondo pinturas, esculturas, gravuras, aquarelas, mosaicos, design de móveis, cerâmica, fotografias, desenhos, design de jóias, instalações, objetos contemporâneos, tecidos exclusivos para decoração e vestuário, papier mâché, moda, peças utilitárias e acessórios.

Este ano, devido à grande aceitação, daremos continuidade ao Circuito Gastronômico que chega a sua 4ª edição. O Circuito Gastronômico consiste em roteiro, workshops nos próprios restaurantes, degustação, palestras e contará com a presença dos chefs de cozinha dos restaurantes que participarão desse evento.
O evento também estará prestando à Casa Maternal Mello Mattos um serviço voluntário através dos artistas no campo sócio artístico educacional, com a intenção de levar às crianças e adolescentes de baixa renda desta instituição uma visão mais abrangente no setor artístico e cultural. Será uma semana de workshops de pintura, desenho, cerâmica etc.

Ainda dentro do tema crianças, o Circuito de 2009 terá pela primeira vez o CIRCUITINHO com oficinas de arte dedicadas exclusivamente ao público infantil, para estimular, integrar e interessar essa turminha no mundo da cultura e de todas as expressões artísticas.

Com um número sempre crescente de frequentadores, o evento prevê este ano a visitação de mais de 17.000 pessoas interessadas em arte, cultura e gastronomia nesses dois finais de semana.

Mais informações no site www.circuitodasartes.com.br

Oi Kabum! - A Arte como instrumento de mudança

Um dos mais arrojados projetos de inclusão social já desenvolvidos no Brasil, o Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia está com as inscrições abertas, mas só até o dia 25 de agosto!

Com a oferta de uma formação de qualidade em linguagem multimídia para a juventude popular das grandes cidades, o projeto foi inaugurado no Rio de Janeiro, em 2001, e hoje já pode ser encontrado em Salvador e em Recife, sempre com cursos inteiramente gratuitos de design, computação gráfica, vídeo e fotografia.

Além disso, atividades regulares como oficina da palavra, história da arte e da tecnologia, design sonoro e desenvolvimento pessoal e social também são oferecidas, com o objetivo de que jovens reflitam sobre si e sobre a realidade em que vivem, usando as diversas mídias como forma de expressão.

Os alunos são selecionados em áreas metropolitanas, deficientes de projetos nesse segmento profissional, levando-se também em consideração a representatividade desses jovens em suas comunidades. Afinal, um dos principais objetivos do Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia é que, ao término do curso, esses novos profissionais tenham condições de criar escritórios de imagens nos locais onde moram.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.cecip.org.br, até o dia 25 de agosto, e podem se candidatar estudantes do Ensino Médio da rede pública, entre 16 e 21 anos, que se interessem por atividades multimídia. O curso tem duração de 1 ano e meio e oferece 100 vagas gratuitas, além de uma ajuda de custo para o transporte.

Inscrições para o prêmio Minha Comunidade Sustentável vão até o dia 28

As inscrições para a 2ª edição do prêmio Minha Comunidade Sustentável se encerram no próximo dia 28 de agosto e podem ser feitas através do seguinte endereço: http://www.acaoeducativa.org.br/survey/index.php?sid=92783. Serão premiadas sete escolas, que receberão de R$ 5 mil a R$ 20 mil.

O prêmio é aberto a qualquer escola que envolva seus alunos e professores em atividades com a comunidade do entorno, buscando criar soluções sustentáveis para problemas da realidade local. Os projetos devem integrar as dimensões social, ambiental e econômica, mobilizando o grupo escolar participante.

A iniciativa da revista Carta na Escola, em parceria com a Ação Educativa distribuirá R$ 120 mil entre os vencedores.

Para ler o regulamento do prêmio acesse http://www.acaoeducativa.org.br/premio/regulamento.html

“Vem na Mão”: o ambiente urbano em múltiplas linguagens e técnicas

No dia 08 de agosto, o Centro Cultural Justiça Federal inaugurou a mostra “Vem na Mão”, reunindo diversos artistas que têm como foco a forte carga gestual em seus trabalhos, utilizando-se raramente de recursos digitais.

O tema da exposição é o ambiente urbano, marcada pela multiplicidade de linguagens e técnicas, reunindo trabalhos de 13 artistas: Alê Souto, Antonio Bokel, Bernardo Ramalho, Elvis Almeida, Gustavo Speridião, Julio Castro, Marcelo Eco, Márcio Mitkay, Nueve Polar, Ozi, Paulo Santos, Petite Poupée 7 e Smael.

Cada artista, com o uso de canetas, spray, pincel e materiais diversos, coleta elementos no espaço metropolitano e reprocessa as informações em arte. Gustavo Speridião marca seu território entre a paisagem em ruínas da Av. Rodrigues Alves, enquanto Antonio Bokel expõe sua prática neo-expressionista, entre as diversas imagens expostas na Galeria do CCJF.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia. Tel.: (21) 3261-2550. Site: www.ccjf.trf2.gov.br. De terça a domingo, das 12h às 19h. De 09 de agosto a 13 de setembro. Entrada franca.

Inscrições abertas para o Desafio Mudanças Climáticas 2009

Neste segundo semestre a questão do aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os principais assuntos a serem abordados nas salas de aula de oito estados brasileiros, entre eles o Rio de Janeiro. Não só porque o tema está se tornando um dos maiores desafios do planeta no século 21, mas também porque estão abertas as inscrições para o Desafio Mudanças Climáticas 2009.

O Desafio é dirigido aos alunos de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental de cerca de 12 mil escolas. O objetivo é fazer com que os estudantes compreendam melhor o assunto, entendam o momento pelo qual passa o planeta em relação às elevadas emissões de gases responsáveis pelo efeito-estufa, percebam a relação disso com as mudanças climáticas e principalmente, que eles se conscientizem de que é necessário achar caminhos para reduzir o aquecimento global.

As escolas estaduais cujas Secretarias de Educação se envolveram neste Desafio estão recebendo gratuitamente 2 Kits Educacionais contendo um DVD com 3 filmes, um Caderno do Professor com 52 páginas de informações relevantes e propostas para os educadores trabalharem em sala de aula, 4 pôsteres temáticos e 2 pôsteres de divulgação do projeto. Com este material os professores terão todas as condições para trabalhar o tema em sala de aula. Ao término das atividades propostas no Caderno do Professor, a próxima etapa será a participação dos alunos, que devem tirar até duas fotos e produzir um texto interpretativo com o tema em questão.

Os professores devem propor uma seleção interna e escolher até dois trabalhos para representar a escola em seu Estado. Estes trabalhos deverão ser enviados por correio à Comissão Organizadora do Desafio Mudanças Climáticas 2009, que escolherá os 10 trabalhos finalistas de cada Estado e a seguir serão escolhidos os três vencedores de cada Estado. O autor do trabalho que mais se destacar em cada Estado será convidado para participar da cerimônia de premiação do Desafio Mudanças Climáticas 2009 em São Paulo. Além do aluno, também deverão estar presentes um responsável e o professor-responsável pelo Desafio em sua escola. Todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação serão custeadas pelos realizadores do Desafio.

Para mais informações acesse o site www.desafiomudancasclimaticas.com.br.

IV FECTI: inscrições prorrogadas até o dia 28 de setembro

Em virtude do adiamento do reinício das aulas, as inscrições para IV FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro), que se encerrariam no dia 8 de setembro, foram prorrogadas até o dia 28 de setembro.

Os interessados em participar do evento devem ser alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, da rede pública e privada de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos podem ser desenvolvidos em equipes de até três alunos com um professor orientador e um co-orientador (opcional) que tenha cursado, no mínimo, o Ensino Médio ou Técnico.

Os trabalhos serão submetidos às seguintes categorias: Ciências-9º Ano, Ciências Biológicas e Ecologia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Agrárias, Interdisciplinares e Desenvolvimento de Tecnologia.

A divulgação dos finalistas acontece no dia 9 de novembro. Os projetos selecionados pela comissão de avaliação serão apresentados na mostra final, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009, no Museu da República, Rio de Janeiro.

Ao final da mostra, o melhor trabalho, em cada uma das seis categorias, será premiado com medalhas para todos os participantes e troféu para a escola. Para os participantes de outros municípios serão custeados o transporte e a alimentação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Fundação CECIERJ (http://www.cederj.edu.br/fecti). Os trabalhos completos deverão ser encaminhados ao e-mail: fecti2009@cederj.rj.gov.br, até o dia 28 de setembro de 2009.

A IV FECTI é uma iniciativa da Fundação CECIERJ e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Calendário e normas gerais estão disponíveis no site da Fundação CECIERJ. Outras informações pelo telefone (21)2334-1728 ou pelo e-mail fecti2009@cederj.rj.gov.br. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

A criançada vibra com a Ópera Infantil “Fedegunda”

Camilla Caputti, no papel da jovem e encantadora Fedegunda, um dia descobre ter perdido o coração. Para resgatá-lo, atravessa o Mar, o Tempo e o Vento, todos interpretados por atores. A criançada vibra, embalada pela trilha executada ao vivo com piano, cravo, violoncelo e percussão.

A ópera infantil “Fedegunda” integra a programação das comemorações do Ano da França no Brasil.

Centro Cultural do Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Rio de Janeiro. Tel. : (21) 3808-2020. Sábados e domingos, às 17h. De 2 de agosto a 18 de outubro. Duração: 60 min. Classificação: Livre. Entrada: R$10 e R$ 5 (meia para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos). Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 21h. Tel.: (21) 3808-2007.

Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2010 se encerram no dia 19 de agosto

Estudantes da rede pública de ensino de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal têm até o dia 19 de agosto para se inscrever no programa de intercâmbio cultural “Jovens Embaixadores 2010”, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os 35 finalistas do programa participarão de um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Para se candidatar, o estudante deve estar cursando o ensino médio na rede pública, ter entre 15 e 18 anos, não ter viajado ao exterior, possuir fluência verbal e escrita em inglês, ter bom desempenho escolar, possuir bom relacionamento na comunidade e estar engajado em atividades de responsabilidade social e voluntariado há pelo menos 1 ano.

Os alunos interessados no programa devem se dirigir primeiramente a uma instituição parceira da Embaixada dos EUA para se inscreverem. A lista completa com nomes, endereços e telefone de contato das instituições está disponível no site oficial do Programa Jovens Embaixadores 2010: http://www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php

A Embaixada dos EUA promoverá um “chat” na internet para tirar dúvidas e trocar ideias sobre o programa nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, às 15h. Para participar, basta acessar o link: http://webchat.embaixada-americana.org.br/

IFRJ abre inscrições para processos seletivos 2010

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), antigo CEFET-Química, está com inscrições abertas para os processos seletivos de acesso aos cursos profissionalizantes de nível médio. As inscrições vão até o dia 11 de setembro.

Entre os cursos oferecidos pelo IFRJ estão: Petróleo e Gás, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Segurança do Trabalho, Química, Manutenção e Suporte em Informática, Eletrotécnica, Farmácia, entre outros.

Mais informações sobre este processo seletivo podem ser obtidas no site http://www.ifrj.edu.br/ ou pelo telefone 2691-9807.

CCBB apresenta: “Virada Russa”

A exposição “Virada Russa” foca sua atenção na produção artística criada na Rússia desde o começo do século XX até a década de 1930, importante não apenas para a cultura russa, mas para toda a arte internacional daquele período.

O conjunto de obras selecionadas inclui a produção de importantes artistas do período, como Kandinsky, Maliévitch, Chagall, Rodchenko, Tátlin, Goncharova, entre outros. Ao todo, são 123 obras, todas pertencentes ao acervo do Museu Estatal de São Petersburgo. A mostra tem curadoria de Yevgenia Petrova, Joseph Kiblitsky, Rodolfo de Athaydee Ania Rodríguez Alonso.

Centro Cultural do Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3808-2020. De terça a domingo, das 9h às 21h. De 23 de junho a 23 de agosto. Entrada Franca.

“Le Corbusier, entre dois mundos”

Com curadoria do arquiteto francês Jacques Sbriglio, a exposição “Le Corbusier, entre dois mundos” apresenta cerca de 120 obras originais produzidas por Charles-Edouard Jeanneret (ou Le Corbusier, como se tornou mais conhecido) em seus últimos 20 anos de vida (1945-1965). São projetos de arquitetura, desenhos, pinturas, colagens, litografias, esculturas, tapeçarias, maquetes, livros e fotografias, pertencentes à fundação que leva seu nome.

A escolha do período não foi casual. Entre 1945 e 1965, Le Corbusier produziu o que convém se chamar hoje de “obra da maturidade”. Foi a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, que sua produção sofreu significativo impacto com as grandes encomendas públicas e sua conseqüente consagração em nível internacional.

Para Jacques Sbriglio, há uma nítida diferença entre o Le Corbusier pré-guerra e o artista do pós-guerra: “Se os anos antes da guerra, principalmente as décadas de 30/40, confirmam um Le Corbusier teórico, de notoriedade internacional incontestável, os anos do pós-guerra correspondem à revelação de um grande criador. É durante o último período de sua carreira que Le Corbusier criará suas obras-primas mais relevantes: a unidade habitacional de Marselha, a capela de Ronchamp, o convento de Tourette, os edifícios do Capitólio em Chandigarh na Índia…”.

CAIXA Cultural Rio – Galeria 3. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro. Tels.: (21) 2544-4080. De terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 10h às 21h. De 28 de julho a 23 de agosto. Entrada Franca. Site: www.caixa.gov.br/caixacultural.

CCJF apresenta a exposição “Rua Larga”

O Centro Cultural Justiça Federal apresenta, até 23 de agosto, a exposição “Rua Larga”, reunindo momentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil ao longo de três séculos em abordagens distintas.

A “Rua Larga” reúne cerca de 40 imagens de cinco fotógrafos consagrados: Custódio Coimbra, Henrique Pontual, Mabel Peres, Rogério Reis e Walter Firmo, que revelam em perspectivas inusitadas o espírito arquitetônico e a paisagem humana, a rua e seu entorno, o cotidiano e a história. As fotos são acompanhadas de textos que nos conduzem do passado, de apogeu e declínio, ao futuro, que busca responder como revigorar uma região como esta.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia. Tel.: (21) 3261-2550. Site: www.ccjf.trf2.gov.br. De terça a domingo, das 12h às 19h. De 16 de julho a 23 de agosto. Entrada franca.

Mídia: uma história em construção

O projeto “Jornalismo Literário”, mediado pelo jornalista cultural Álvaro Costa e Silva, é um ciclo de palestras com intenção de debater o que de melhor o jornalismo brasileiro produziu e produz: os livros-reportagem, as biografias de grandes mitos de nossa cultura, as experiências inovadoras da mídia que deram certo e fizeram história.

A estreia do projeto foi no mês de maio e os encontros mensais, sempre na primeira quarta-feira do mês, serão realizados até o mês de novembro.

PROGRAMAÇÃO 2009

5 de agosto
Jornalismo e Denúncia Social, com Nirlando Beirão e Paulo Lins | Mediação: Alvaro Costa e Silva.

2 de setembro
As Biografias de Mitos Nacionais 2, com Fernando Morais e Paulo César Araújo | Mediação: Alvaro Costa e Silva.

7 de outubro
Fato e Ficção: Os Relatos da Memória, com Heloísa Seixas e Zuenir Ventura | Mediação: Alvaro Costa e Silva.

4 de novembro
A Mídia em Questão, com Luis Nassif e Sebastião Nery | Mediação: Alvaro Costa e Silva.

Centro Cultural do Banco do Brasil. Teatro II (capacidade 158 lugares). Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3808-2020. Até 4 de novembro. Próximo encontro: 5 de agosto. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita mediante a retirada de senhas na bilheteria do CCBB uma hora antes do evento.

Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela

De 4 a 8 de agosto, a Cinelândia vai transformar o público na grande estrela da vez. Lá, o cidadão comum poderá desvendar o mundo da Astronomia e, quem sabe até, observar o Sol diretamente, através de modernos modelos de telescópios.

A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, vai reunir em uma grande tenda as principais instituições de pesquisa e de divulgação da Astronomia.

Com o objetivo de popularizar a pesquisa e a cultura científica na área, a Fundação Cecierj prevê também sua participação com a Caravana da Ciência e com equipamentos interativos.

Confira, a seguir, o que a Cinelândia oferece ao grande público, de terça a sábado:

- Divulgação de Pesquisas e Serviços – PG;
- Exposições;
- Atividades interativas;
- Oficinas;
- Mostra de filmes;
- Planetário inflável;
- Palestras.

Astronomia na Cinelândia. Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de agosto. De terça à sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Sábado, das 10h às 18h.

EAV do Parque Lage oferece cursos gratuitos para estudantes

Estão abertas as inscrições para os cursos subsidiados do segundo semestre de 2009 da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, da Secretaria de Estado de Cultura. Ao todo, serão oferecidas 240 vagas para os cursos gratuitos. O programa inclui cursos de Iniciação (Estudos do Plano, Estudos do Espaço e Teoria e História da Arte) e Livres (Fotografia de Arte, Iluminação para Arte e Design de Exposição).

As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto na secretaria da EAV, de segunda a quinta (das 9h às 21h), sexta (das 9h às 17h) e sábado (das 10h às 13h). Para a inscrição é necessário apresentar o comprovante atual de matrícula em instituição de ensino e um documento de identidade. Estão aptos a participar da seleção estudantes com idade a partir de 16 anos que estejam matriculados em instituições de ensino fundamental, médio e superior, público ou privado.

Os selecionados serão entrevistados nos dias 3 e 4 de agosto. O resultado sairá no dia 10 de agosto no site www.eavparquelage.org.br.

Clique aqui e confira, no site da Secretaria de Estado de Cultura, os cursos oferecidos, seus programas e horários.

Filme “Solaris” abre discussão no Ciência em Foco

“Solaris” (União Soviética, 1972), de Andrei Tarkovsky, será o próximo filme a ser exibido no Ciência em Foco da Casa da Ciência, no dia 1º de agosto, às 16h. Baseado no romance do escritor polonês Stanislaw Lem, esta obra-prima do cinema soviético acompanha a investigação de um psicólogo acerca de estranhos eventos ocorridos em uma estação espacial. Os eventos envolvem cientistas que pesquisam o misterioso planeta Solaris, que talvez possa comportar vida e inteligência.

Após a projeção, Bráulio Tavares, escritor e pesquisador de literatura fantástica e ficção-científica, apresentará a palestra “Portal para o desconhecido”. Bráulio discutirá elementos do filme e do romance de Stanislaw Lem, procurando chamar a atenção para os limites do conhecimento humano e os labirintos com os quais se defronta diante do desconhecido. Bráulio Tavares é autor de diversos contos e do romance “A máquina voadora”, e também dos livros teóricos “O que é ficção-científica?”, e “O rasgão no real – metalinguagens e simulacros na narrativa de ficção-científica”.

A proposta do Ciência em Foco, que acontece todo primeiro sábado do mês, é a de estimular a produção e circulação de novas ideias a partir da exibição de filmes e de debates com professores e pesquisadores. Desde a temporada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), entre 2004 e 2006, e com a edição de seu livro em 2008, o Ciência em Foco busca promover o pensamento a partir do cinema, estimulando o debate sobre a dimensão filosófica dos temas apresentados.

Cineclube Ciência em Foco / Casa da Ciência da UFRJ. R. Lauro Müller, 3 – Botafogo / Rio de Janeiro. Entrada Franca. Dia 1º de agosto, às 16h. *Filme: “Solaris” (“Solyaris”). Duração: 166 minutos. Legendado. Exibição em DVD. Classificação: 16 anos.

“FotoRio 2009”: o Rio de Janeiro é polo de cultura e reflexão sobre fotografia

Em sua quarta edição, o “FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro” reúne, no Centro Cultural Justiça Federal, o trabalho de renomados fotógrafos e ainda promove a cidade do Rio de Janeiro como referência fotográfica.

A mostra bienal é um movimento de fotógrafos cuja proposta é atuar como aglutinador, estimulando a exposição e a discussão de trabalhos de diversos períodos da fotografia mundial. O FotoRio não é apenas uma vitrine para a produção fotográfica brasileira e internacional, mas, sobretudo, um espaço de promoção da cultura visual.

Nesta edição, a exposição reunirá trabalhos de artistas consagrados, como Cláudia Jaguaribe, Anna Kahn, Cora Ronai, Guy Veloso, Micaela Vermelho, Gabriel Jauregui, André Arruda, Luiz Garrido, Karol Pichler e Gustavo Malheiros.

Dentre os destaques da exposição, está o trabalho “Istambul”, de Cláudia Jaguaribe, que representa uma vivência visual da cidade que faz a ponte entre Ocidente e Oriente. Nessa série, a fotografia ganha tridimensionalidade, confundindo objeto e imagem.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia. Tel.: (21) 3261-2550. Site: www.ccjf.trf2.gov.br. De 24 de junho a 02 de agosto. De terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca.

“Rebobine, Por Favor”: nesta exposição você é cineasta!

Imagine-se numa exposição com cenários que foram pensados por um cineasta vencedor do Oscar. Pense agora, na oportunidade de, juntamente com mais algumas pessoas, realizar um filme num processo criativo único e totalmente original. Este não é mais um roteiro hollywoodiano e sim a exposição “Rebobine, Por Favor”, que chega ao Rio de Janeiro depois de temporadas de sucesso em Nova York e em São Paulo, no ano passado.

A mostra é composta por 13 cenários customizáveis que podem ser utilizados pelo público para a gravação de vídeos. Para participar, é necessário ingressar em um workshop que é oferecido em dois horários diários, onde o grupo, de até 10 pessoas, fará o planejamento básico de filmagem. Após participar do workshop, o grupo receberá uma câmera fornecida pela produção da exposição, para gravar seu vídeo. Também será fornecido equipamento de luz e captação de som. Ao final da atividade, o grupo pode assistir ao material em uma televisão montada no local.

Durante os dois meses da exposição, o filme “Rebobine, Por Favor” (Be Kind Rewind), de Oscar Michel Gondry, que inspirou a exposição, fica em cartaz no CCBB, nas seguintes datas e horários: quartas e sextas-feiras, às 10h30; terças, quartas, quintas e sextas-feiras, às 15h; domingos, às 14h.

Centro Cultural do Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3808-2020. De terça a domingo, das 10h às 21h. De 9 de junho a 9 de agosto. Workshops das 15h às 17h e das 17h às 19h (grupos de até 10 pessoas / cinco inscrições prévias pelo site da exposição e cinco no CCBB, através dos monitores). Informações pelo telefone (21) 3808-2020. Entrada franca.

“Saber Viver nos Dias que Correm”: o cotidiano sugerido por Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector

A peça “Saber Viver nos Dias que Correm”, em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal, encerra a sua temporada neste fim de semana. Com Fabricio Polido e Juliana Terra, e direção de José Mauro Brant, o espetáculo traz à cena os contos “Linda, uma História Horrível”, de Caio Fernando Abreu, e “Os Laços de Família”, de Clarice Lispector. Em cena, dois atores vivem e narram as obras originais dispensando qualquer adaptação. O texto espelha uma dramaturgia feita de afeto, corpo e olhar em duas histórias que têm as relações familiares como tema.

Nos domingos de julho, José Mauro Brant, Fabricio Polido e Juliana Terra ainda ministrarão a oficina “A Palavra em Cena”, sobre os desafios do texto literário em cena.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia. Tel.: (21) 3261-2550. Site: www.ccjf.trf2.gov.br. Até 26 de julho. De sexta a domingo, às 19h. Duração: 60 min. Classificação: 14 anos. *Oficina “A Palavra em Cena”: de 05 a 26 de julho, domingos. Das 14h às 17h. Informações e inscrições: fajorpo@msn.com ou (21) 7812-9316.

Museu da Maré apresenta: Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro

Você já se deu conta de que nas montanhas e nos oceanos está a história de todo o planeta Terra? Venha percorrer 150 milhões de anos e desvendar fósseis, rochas e minerais que recuperam a origem do território brasileiro e de suas jazidas de petróleo. E para conhecer a jornada do seu país, o Museu da Maré apresenta a exposição Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro, até 29 de novembro de 2009. O evento é realizado pela Casa da Ciência, em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ, e a entrada é franca.

O visitante vai atravessar uma floresta Jurássica, se deparar com crocodilos, fósseis e rochas, além de conhecer os processos de formação do petróleo e os micro-organismos que o originaram. E a aventura não termina por aí... Você poderá participar de oficinas, jogos, vídeos e cursos. Peças de um grande quebra-cabeça que aos poucos vão se encaixando, desvendando enigmas e despertando ainda mais a sua curiosidade.

Vinculado ao Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – CEASM, organização não governamental criada em 1997 por moradores e ex-moradores, o museu desenvolve atividades nas áreas de educação, cultura e comunicação. A Maré, atualmente o maior conjunto de favelas da cidade, possui, de acordo com dados do IBGE, 16 comunidades, com aproximadamente 132 mil habitantes.

PROGRAMAÇÃO

Jogo onde está o óleo?
Percorra o Brasil e encontre o ouro negro
diariamente

Oficinas
Reciclando petróleo - móbiles
agosto e setembro - sábados – 10h30
Moldando fósseis
outubro e novembro - sábados – 10h30

Ver Ciência
Mostra de vídeos – Terra
domingos – 15h

Cursos para Professores
Ismar de Souza Carvalho – Departamento de Geologia da UFRJ
Fósseis e tempo geológico - 2 de setembro, quarta-feira, 8h e 14h
Rochas e minerais - 7 de outubro, quarta-feira, 8h e 14h

Museu da Maré. Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré. Tel.: (21) 3868-6748. E-mail: museudamare@ceasm.org.br. De terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Fechado às segundas. De 24 de julho a 29 de novembro. Entrada Franca. *Escolas e grupos: agendamento antecipado. **Horário para marcação de visitas: de segunda a sexta, das 9h às 17h. ***Oficinas e Ver Ciência: distribuição de senhas 30 minutos antes. ****Cursos para professores: inscrições antecipadas.

O Forte de Copacabana é a mais perfeita arte francesa, n'est pas?!

A segunda edição do Festival Internacional de Cultura Francesa C´EST SI BON, oferece até terça-feira (dia 14), ao público do Forte de Copacabana, uma série de atividades artísticas como música, cancan, teatro, cinema, mímica, artes plásticas, comidas e bebidas típicas, que permitem um intercâmbio cultural sem precedentes no Ano da França no Brasil.

Criado para celebrar a presença da cultura francesa em solo nacional, o evento faz, em 2009, uma homenagem póstuma à grande escritora Simone de Beauvoir e ao Quartier Latin, região que engloba bairros com vasta concentração de escolas e universidades. O Festival conta ainda com a participação do grupo Bernard Finnes Quartet, cantores líricos, e da brasileira Sônia Andrade, que interpreta canções de Edith Piaf.

As artes dramáticas estão também muito bem representadas no encontro. Desde a década de 90, o teatro de rua se aproximou muito do circo. Novas escolas desenvolveram um estilo baseado em números de malabares e música, o que se tornou uma especialidade das artes cênicas francesas. E para mostrar um pouquinho deste 'nouveau' teatro, a Cia. A Rainha e a Plebéia faz improvisações e esquetes baseados nos textos de Simone de Beauvoir. No decorrer das apresentações, Santiago Galassi, O Sombra, anima o público em homenagem ao célebre artista francês, Marcel Marceau, o precursor da mímica.

Além de muita música, teatro, cinema e números de Cancan do Grupo de Dança Daniele Barradas, o Festival encanta o paladar dos apreciadores da culinária francesa, com a degustação de ostras e pâtisseries. Também são instalados stands de comidas típicas, preparadas pelos chefs mais premiados do Rio como Christophe Lidy (Garcia & Rodrigues), Daniel Américo (La Cigale), Rolland Villard (Le Pré Catelan), Frederic Monnier (Brasserie Rosário), Patrick Blancard e Philippe Brye (Traiteurs de France), Olivier Cozan (Olivier Cozan) e Maria Victória (Bistrô Montagu) que trazem um menu repleto de iguarias como cassoulets, coq au vin, codorna recheada com pêras e uvas, crepes doces e salgados, macarrons, croissants, tartelletes, pães, patês, terrines, sopas, crème brûlée e ainda lapin e foie gras.

No encerramento, que acontece na data em que é comemorada a Queda da Bastilha, maior e mais conhecido feriado francês, haverá um Baile 'Guinguette', anunciado pelo cônsul Hugues Goisbault, que falará sobre o ano da França no Brasil de 2009.

Festival Internacional de Cultura Francesa. Forte de Copacabana. Das 10h às 22h. Entrada: R$ 4 (inteira). *Meia entrada para estudantes e idosos. **Menores de 10 anos e maiores de 80 anos têm entrada gratuita. Estacionamento: R$ 3. Classificação: Livre. Até 14 de julho.

Fundição Progresso: a verdadeira batalha é aqui. Não perca!

Em 1970, o lendário disc-jockey Big Boy, em companhia do fiel escudeiro Ademir Lemos, colocou o Rio de Janeiro para dançar ao som dos chamados “bailes da pesada”, em que a música negra americana era trilha obrigatória. Quase 40 anos depois, a trajetória do movimento funk no Brasil ganha uma celebração histórica. Neste sábado (dia 11), o Red Bull Funk-se homenageia o gênero, que evoluiu do vinil até chegar ao MPC, sintetizador eletrônico que permite mixagens ao vivo.

Uma série de debates, workshops, exibições de filmes e exposições mapeiam e recontam a história do funk carioca. Mas a verdadeira consagração vem ao final, em plena Fundição Progresso, que conta com um grande show com live session, batalhas de MCs e um encontro histórico da velha-guarda com os jovens talentos. No sábado, figuras eméritas da cena do funk carioca serão homenageadas, como Sany PitBull e BNegão. Confira abaixo a programação.

Sábado, 11 de julho
Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa. Tel.: (21) 2220 5070.


Ingressos: R$ 20 (meia-entrada com desconto válido com a apresentação do flyer promocional, com 1kg de alimento não perecível até meia-noite, ou para estudantes e idosos de acordo com as Leis 4161/03 e 10741/03. Os valores dos ingressos poderão sofrer alterações sem prévia comunicação.)

Horário: A partir das 21h

O encontro: Gerson King Combo, Sany Pitbull, BNegão, Menor do Chapa e MC Sabrina

Batalha dos MPCs: DJs Cabide, Mancha, Pokemon e Phabyo

Live Session: DJ Adriano, MC Batata, MC Paulão, DJ Tubarão, Buchecha, MC Koringa

Volt Mix Crew: DJ GrandMaster Rafael, MC Galo, Junior e Leonardo, MC Duda do Borel, Mulato, Amaro, Bob Rum

Mestre de cerimônias: Clarisse Miranda

Exposição do Mosaico Ecológico

O Projeto Colheita, de Educação Ambiental, expõe até o dia 31 de julho os trabalhos feitos pelos alunos do ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Pedro Soares, na Baía da Ilha Grande. A mostra traz peças feitas com plástico reciclado. Após cortado minusculamente, o material ornamenta, com a técnica do mosaico ecológico, CDs e LPs de vinil.

A exposição é fruto do projeto que vem sendo desenvolvido por um grupo multidisciplinar de professores (de disciplinas como Artes, História, Geografia, Biologia e Português) com os alunos e moradores de comunidades vizinhas.

Serviço:


Exposição do Mosaico Ecológico
Até 31 de julho
Espaço Cultural da Eletronuclear
Avenida Júlio Maria, 160 - Centro - Angra dos Reis

O evento é em setembro, mas o site do Paraty em Foco já está no ar! Navegue e monte a sua programação!

O Paraty em Foco chega a sua 5ª edição cheio de novidades! Para começar, as inscrições para os workshops estão abertas em nova versão do site. Está no ar www.paratyemfoco.com, repleto de ferramentas interativas como Blog, Flickr e Youtube. A FNAC, com uma história combinada à fotografia, virou parceira do evento, que agora é realizado pelas Galeria Zoom, FNAC e Estúdio Madalena.

De 23 a 27 de setembro, o Paraty em Foco apresenta um panorama das revoluções e renovações pelas quais passa a fotografia, levando à Paraty jovens e consagrados talentos que circularão entre os workshops, entrevistas, festas, projeções e exposições. São coletivos, artistas, jornalistas e técnicos que representam as tendências e debates que norteiam a fotográfica contemporânea.

No site você se informa sobre as atividades, participa do blog, posta imagens no Flickr Group e acompanha o evento de onde estiver, através da transmissão simultânea de das atividades pela internet. A expectativa é oferecer cinco dias de intensa atividade e proporcionar um sem fim de conexões que alimentam o intercâmbio cultural o ano inteiro!

Participe desde já do Paraty em Foco postando suas fotografias, lendo e comentando no blog. A proposta é antecipar o Festival e ampliar o seu alcance. Reserve espaço na agenda e navegue no site para montar sua programação!

“Tesouros do Louvre – Esculturas de Houdon”

Com 19 peças de Jean Antoine Houdon, do acervo do Museu do Louvre, a mostra francesa ocupa o Museu Histórico Nacional e exibe retratos de personalidades como Rousseau, Voltaire e Diderot, pertencentes ao Iluminismo dos séculos XVIII e XIX.

Considerado o mais importante escultor de sua geração, Houdon colecionou uma clientela ampla e internacional. Sua arte, aplicada a todos os gêneros, desde estátuas, esculturas funerárias, peças para apreciadores de arte até, evidentemente, bustos, fez-se de fato glória e fortuna com os retratos.

Aproveitando o interesse de sua época pelos estudos de fisiognomonia, o artista dedicou-se, com grande realismo anatômico, a reproduzir os traços e as expressões de seus modelos. Sob a linha do equilíbrio entre realismo e sobriedade, sua obra foi realçada por uma habilidade impressionante na representação do olhar.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, próximo à Praça XV - Centro. Tel.: (21) 2550 9220/9224. De terça a sexta, das 10h às 17h30. Sábados e domingos, das 14h às 18h. Ingressos: R$ 6. *Grátis aos domingos e para menores de 5 e maiores de 65 anos. Até 14 de julho.

Cartazes da Guerra Civil Espanhola. Coleção da Fundação Pablo Iglesias.

A exposição recolhe uma seleção de Cartazes da Guerra Civil Espanhola, da coleção que a Fundação Pablo Iglesias comprou desde sua criação. A coleção constitui um testemunho extraordinário do cartazismo republicano, pela sua amplitude e pela variedade de temas, autores, instituições e organizações editoras que a compõem. O cartaz do bando republicano seguiu a senda cartazista da primeira Guerra Mundial, acrescentando a efetividade das mensagens e recorrendo à imaginação para ampliar os motivos tradicionais: alistamento, símbolos políticos, mas também chamadas à educação, à higiene, advertências dos abusos que proliferam nas situações de guerra. Este grupo recorreu aos melhores cartazistas da guerra, que seguiam os preceitos estéticos da arte de vanguarda, especialmente do construtivismo russo e que se fazem muito evidentes nesta seleção.

Serviço:

Até 26/07/09

Local: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, s/nº - Centro

Rio de Janeiro (RJ)

Bichos com vozes famosas invadem Marechal Hermes e Região dos Lagos

Os atores Marília Pêra e Ney Latorraca emprestam suas vozes para um casal de caramujos aristocráticos na peça infantil “Uma família feliz”, que terá apresentações gratuitas em Marechal Hermes e na Região dos Lagos (Araruama e Arraial do Cabo), dias 9, 10 e 12 de julho, respectivamente. O espetáculo de bonecos, adaptado e dirigido por Luiz Carlos Buruca a partir de um conto de Hans Christian Andersen, aborda temas como preservação da natureza, família e preconceito.

Zezé Motta, Totia Meireles, Bia Nunnes, Luiz Fernando Bruno, Nedira Campos e o próprio Buruca completam o elenco de vozes dos bichinhos que habitam uma floresta em extinção. Além de dublarem os personagens, todos os atores cantam seis músicas das onze compostas especialmente por Chico Adnet e Luiz Carlos Buruca para o espetáculo, como o “Samba dos Caramujos”, “Forró do Mosquito”, “Rap dos Caramujinhos” e a marcha final “Alface até o sol raiar”.

O espetáculo é patrocinado por Furnas e Eletrobrás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (MinC), e tem o apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura, FUNARJ, Sindicatos dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), Coordenação de Projetos Culturais da Secretaria de Educação (Seeduc) e é associado ao Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ).

O espetáculo é a nova produção do grupo Nóis do Vento, que montou anteriormente “O Colarinho” e “Auto de Natal nada Convencional”.

Uma família feliz. De Luiz Carlos Buruca. Duração: 50 min. Entrada franca.

09 de julho de 2009, às 15h e 16h.
Teatro Armando Gonzaga
244 lugares
Avenida Oswaldo Cordeiro de Farias, 551 - Marechal Hermes
Tel: 2299-8018

10 de julho de 2009, às 15h e 16h
Teatro Municipal de Araruama (Graciano Torres Quintanilha)
220 lugares
Praça Antônio Raposo, s/nº - Centro – Araruama
Tel: (22) 2673-5162

12 de julho de 2009, às 15h
Anfiteatro do Centro Cultural Manoel Camargo
Av. da Liberdade, s/nº - Ao lado da Prefeitura – Centro – Arraial do Cabo
Tel: (22) 2622-1596

Fim de semana de "Portas Abertas" em Santa Teresa

Acontece neste fim de semana a 19ª edição do "Arte de Portas Abertas". O evento movimenta o bairro, onde diversos artistas abrem seus ateliês para receber o público. É tudo de graça. Uma ótima oportunidade para os amantes das artes plásticas.

Organizado pela Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa), o evento vale não apenas para se desvendar novos artistas e suas obras, mas também pela pedida voyeur.

O bairro é uma das mais autênticas marcas do Rio Antigo e conta com um patrimônio arquitetônico e cultural muito particular, com suas ruas estreitas, construções históricas e com o único bonde a transportar passageiros em todo o Brasil.

Clique aqui e acesse a página do evento.

Arte de Portas Abertas. Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Dias 4 e 5 de julho, das 10h às 18h. Informações: (21) 2507-5352 (Chave Mestra). A Associação disponibiliza mapas dos ateliês, roteiros e preços para transporte de vans que realizam itinerário específico do evento. Entrada franca.

Todos os tempos em um só Bonfanti

Considerado uma das referências mais sólidas da pintura e do desenho em atividade no Brasil, o artista plástico Gianguido Bonfanti inicia sua mais recente obra-prima no dia 21 de maio, no Paço Imperial. A exposição Bonfanti [1969–2009] narra a trajetória de sua obra ao longo de 40 anos de trabalho, um verdadeiro reencontro com o Rio, sete anos depois de sua mostra no Museu Nacional de Belas Artes em 2002.

Com curadoria de Guilherme Bueno, diretor do MAC-Niterói, a exposição apresenta uma visão não só global, como inédita de sua produção. As 300 obras expostas, distribuídas em oito salas, desvendam diversas faces do artista, cujos recentes autorretratos a óleo têm levado seu universo pictórico a um grau de excelência incomum no panorama da pintura atual, tanto no Brasil quanto no exterior, reelaborando influências importantes como Iberê Camargo, Frank Auerbach e Francis Bacon.

Além desses trabalhos, poderão ser vistos os desenhos a nanquim que os antecedem, feitos diante do espelho; pinturas das séries “Vermelha”, de grande erotismo, e “Purgatório”, representativas da incomunicabilidade e da solidão contemporâneas; estudos e pastéis secos dos anos 80, que demarcam a explosão de cores alegres e vibrantes em sua obra; e gravuras em metal, sempre impressas pelo artista em seu ateliê.

Na abertura do evento, será lançado o livro Bonfanti: através do espelho, publicado pela Contra Capa Editora (192 p., 23 x 29 cm, R$ 80,00), e que reúne mais de 150 reproduções a cores dos trabalhos em exposição.

Entusiasmado com a mostra, Bonfanti sabe que a reação de ver sua própria obra reunida pode ser surpreendente, mas está confiante em transmitir ao público as inquietações e enigmas que o movem: “É no território das sensações que a criação alcança plena potência. O eu se divide em dois: o primeiro, num quase transe, embebido em sensações, orienta as escolhas de forma, cor e gesto; o outro acompanha, vigia para defendê-lo do fácil, do mecânico, à procura da maior intensidade. É nesta que encontramos as estruturas e energias fundadoras de nossa existência, as que já lá estavam, as que sempre lá estiveram; alcançamos o fora, o todo, o universo. A obra assim realizada contém todos os tempos em si, revela o atemporal dos enigmas da existência”.

Em 2005, no âmbito das comemorações do Ano Brasil-França, a Galerie Le Troisième Oeil, em Paris, organizou a exposição “Bonfanti, peintures et dessins”. Na ocasião, o artista foi considerado um dos grandes pintores em atividade no mundo pelo periódico La Gazette de l’Hotel Drout, referência do mercado de arte na França, e recebeu críticas elogiosas nas revistas Connaissances des Arts e Pharts. Em sequência à mostra, a editora Acatos publicou um livro trilíngüe de 390 páginas, com texto, entre outros, do crítico francês Michael Francis Gibson.

BONFANTI: [1969–2009]. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48 - Centro (ao lado da Assembléia Legislativa). Tel.: (21) 2533 4407/4359. De 21 de maio a 5 de julho. De terça a domingo, das 12h às 18h. Entrada franca. Site: www.gianguidobonfanti.com.

Olhar direto: fotografias de Paul Strand

A seleção de 107 fotos do americano Paul Strand (1890-1976) apresenta uma abordagem direta da vida nas ruas da metrópole industrial, o que era incomum naquele contexto. Naturezas-mortas, closes de utensílios domésticos e máquinas revelavam um novo ponto de vista sobre o cotidiano, além de estarem estreitamente vinculados à pintura de vanguarda de sua época, como o cubismo e o abstracionismo geométrico. Além do panorama do início de suas atividades, nos anos 1910 e 1920, destacam-se também os retratos de comunidades em diferentes lugares do globo, que o artista desenvolveu a partir da segunda metade dos anos 1940.

Paralelamente à mostra, a programação de cinema do IMS oferece ao público a oportunidade de conhecer as três principais obras cinematográficas de que Paul Strand participou: Manhatta (1921), Redes (1936) e Native Land (1942).

A mostra é uma realização do IMS em parceria com a Aperture Foundation, instituição norte-americana responsável por preservar e divulgar a obra de Strand. Confira a programação em http://ims.uol.com.br.

IMS - Rio de Janeiro. Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea. Tel: (21) 3284 7400. De terça a sexta, das 13h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Até 5 de julho.

Arquivo Nacional apresenta: “França: uma festa brasileira”

Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Casa Civil da Presidência da República e o Arquivo Nacional convidam você para a cerimônia de abertura da exposição “França: uma festa brasileira”.

O encontro, marcado para o dia 7 de julho, às 18h, prevê uma apresentação do coral do Arquivo Nacional, seguida de um coquetel de confraternização.

Arquivo Nacional. Praça da República, 173 – Centro. *Confirmar sua presença com a Assessoria de Promoção Institucional do Arquivo Nacional, pelo telefone (021) 2179 1273 ou e-mail pi@arquivonacional.gov.br. De 7 de julho à 28 de agosto.

Volpi: dimensões da cor

Com curadoria de Vanda Klabin, a exposição reúne 61 trabalhos de Alfredo Volpi e enfoca a produção do artista nos anos 1950 e 1960, com destaque para pequenos formatos. A mostra investiga o potencial poético da cor em sua obra.

Foram selecionadas peças em que Volpi trabalhou a mesma estrutura de formas geométricas quase abstratas, variando apenas as cores e o tamanho da tela. Estão presentes ainda importantes ícones do período de adesão ao movimento concreto, um importante núcleo de bandeirinhas, fachadas, elementos náuticos, assim como uma série de raros estudos investigativos para a realização de obras em maior escala, considerados aqui como trabalhos autônomos e repletos de uma rara sensibilidade cromática. A exposição é acompanhada pelo novo lançamento realizado pelo IMS, o livro “Seis perguntas sobre Volpi”.

Galeria IMS-RJ. Unibanco Arteplex. Praia de Botafogo, 316, lojas D e E. Tel.: (21) 2559 8750. Diariamente, das 12h às 22h. Até 5 de julho.

II Congresso de Tecnologia Assistiva no Rio de Janeiro

O Instituto Muito Especial, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizará o II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto. O objetivo é promover o debate sobre os tipos de tecnologia assistiva existentes e as inovações da pesquisa científica na área.

Durante a programação do evento, haverá a apresentação de Painéis nos quais a comunidade científica poderá divulgar para o público o que vem sendo desenvolvido no meio acadêmico. Os pesquisadores interessados em inscrever trabalhos para os Painéis deverão enviar um resumo do projeto de pesquisa para o e-mail tecnologiario@muitoespecial.com.br, de acordo com as instruções de envio.

Os trabalhos serão submetidos a uma comissão julgadora. Para cada Painel serão selecionados três projetos de pesquisa, que terão um tempo total de apresentação de 20 minutos.

O período de inscrição dos trabalhos vai até o dia 22 de julho. As inscrições são gratuitas.

Abaixo segue a listagem dos painéis com os temas e suas respectivas propostas:

- Softwares Assistivos – Inovação na Produção Acadêmica
Visa apresentar projetos inovadores da Tecnologia da Informação voltados para usuários com deficiência físicas, sensoriais ou intelectuais.

- Inclusão Profissional – Qualificação e Oportunidade
A proposta é apresentar projetos que envolvam soluções inovadoras sobre qualificação e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência.

- Tecnologias Assitivas
Visa apresentar projetos inovadores em qualquer área da tecnologia assistiva.

- Educação Inclusiva
Tem como proposta apresentar projetos voltados para a educação inclusiva.

Observações: Não serão aceitos projetos em desacordo com as instruções de inscrição. O Resumo dos trabalhos selecionados será publicado nos Anais do congresso.

Mais Informações:

Evento: II Congresso Muito Especial de Tecnologias Assistivas e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro

Data: De 24 a 27 de agosto de 2009

Período de Inscrição dos trabalhos científicos: até 22 de julho de 2009

E-mail: tecnologiario@muitoespecial.com.br

Telefone para informações: (21) 3239-1864

O melhor da Arte Contemporânea no Sesc Nova Friburgo

As artes plásticas estão em alta no Sesc Nova Friburgo! E os últimos dias de junho guardam o melhor da estética nacional com as mostras “Anestésico para a alma” e “Jovens vivendo arte contemporânea”.

Em “Anestésico para a alma”, a artista plástica Louise D.D. opta por uma releitura inspirada nas tendências “Ready Made” e “Pop Art”. Suas pílulas, que infinitas vezes intitulam trabalhos em distintos materiais, buscam aqui algo além. Ao deslocar pílulas prontas ou manipular sua aparência, Louise propõe uma recodificação das mesmas.

Enquanto isso, na sala ao lado... “Jovens vivendo arte contemporânea” é uma exposição de grupo homônimo, integrado por alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF), que surgiu com o projeto de incentivo à leitura no educandário. A partir da imersão em diversos títulos da Literatura Brasileira, foram desenvolvidos trabalhos em linoleogravura, com ilustrações e caricaturas relativas às obras estudadas. A exibição resulta de oficinas semanais realizadas pelo grupo de arte do IENF.

Sesc Nova Friburgo. Av. Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras - Nova Friburgo. Tel.: (022) 2543 5000. *Visitações até o dia 30 de junho. De terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é franca.

“Arraiá do Zé Ambiente”: formem seus pares... e uma ótima diversão!

Atenção! A data do “Arraiá do Zé Ambiente” está mais do que confirmada: dia 9 de julho, a partir das 16h, no pátio da Secretaria de Estado do Ambiente. O ensaio para a tradicional quadrilha, com direito a casamento na roça, acontecerá no dia 30 de junho, próxima terça-feira, a partir das 18h.

Os interessados devem entrar em contato com Paulette, da Superintendência de Instrumentos e Gestão Ambiental (SIGA), pelo telefone (021) 2334 5897 ou pelo e-mail paulette@ambiente.rj.gov.br.

Formem seus pares e não se esqueçam dos trajes típicos!

4x4 Etc Etc Etc: professor de colégio estadual expõe em Niterói

Inspirado no tema “acúmulo”, o Grupo 4x4 inaugura sua mais recente exposição no dia 27 de junho, às 18hs, no Estúdio 60, em Niterói.

Referência em Arte Contemporânea na cidade, o artista plástico Robson Martins consagra seus mais de 20 anos de carreira com a obra “Mosaico”, em destaque na coletiva. Uma provocativa colagem composta por 250 impressos de arte.

Robson Martins é também professor de Artes do Colégio Estadual Ismael Branco e um dos fundadores da Galeria Heitor dos Prazeres, ambos em São Gonçalo.

Clique aqui e confira o trabalho realizado pelos alunos da escola estadual na Galeria Heitor dos Prazeres.

Estúdio 60. Rua Altamiro de Castro 60 (segunda rua após o Shopping Barravento) – Piratininga, Niteroi. De sexta a domingo, das 16h às 20h. Até 19 de julho.

DTE RJ20 organiza o "X Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério"

O DTE RJ 20 começou a divulgar a 10ª edição do Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério, que terá como tema neste ano "As TIC na Educação: Novos Paradigmas? O seminário acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Colégio Estadual Heitor Lira. As inscrições estão abertas e vão até o dia 7 de agosto. O número de vagas é limitado. Mais informações podem ser obtidas através do seguinte endereço: http://www.nterio4.ddns.com.br.

Palestra do Dr. Augusto Cury comemora nove anos do Instituto Bola Pra Frente

No próximo dia 2 de julho o Instituto Bola Pra Frente irá comemorar seus nove anos de atividades com uma palestra do Dr. Augusto Cury. Psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor pós-graduado no Centre Medical Marmottan - Paris, Augusto Cury, autor dos best seller “O Vendedor de Sonhos” e “Pais brilhantes, Professores fascinantes”, é atualmente um dos autores mais lidos no país. Seus livros são publicados em mais de 40 países e adotados em diversas faculdades. As inscrições para a palestra podem ser feitas no seguinte site: http://www.bolaprafrente.org.br/professores/

Serviço:

Data: 2 de julho de 2009, quinta-feira, de 19h às 22h
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/nº - Acesso 03 - Cidade Nova, RJ (metrô do Estácio).
Inscrições: gratuitas e limitadas.
Informações: 2458-0114 / 3018-5858 / 9345-4444 / id.: 87*21724
Entrada: 1 pacote ou 1 lata de leite em pó

Programação

19h às 19h30: Credenciamento
19h40: Abertura
- Palavra do Jorginho - presidente do Instituto Bola Pra Frente
- Apresentação dos educandos
20h: Palestra: Dr. Augusto Cury
- Tema: O código da inteligência: o ser humano como vendedor de sonhos.
22h: Encerramento
Obs.: Os certificados serão enviados por e-mail.

III Mostra Cultural do CIEP Brizolão 488 Ezequiel Freire

Diversas oficinas dirigidas aos alunos, aos municípios inscritos e abertas ao público em geral integrarão a III Mostra Cultural do CIEP Brizolão 488 Ezequiel Freire, no próximo sábado (dia 20), das 8h às 14h.

Para o evento de 2009, os professores Mariza Ferreira Gomes, Luiz Flávio Sleczkowski, Roosevelt Dias de Morais e Antonio Batista da Silva reuniram-se com 64 alunos para apresentar o projeto “Empreender é realizar”, sob o slogan “Informação, Gestão e Atitude”.

O Colégio Estadual Ezequiel Freire situa-se numa região serrana, ao redor do Parque Nacional do Itatiaia, com grande apelo turístico reconhecido internacionalmente. É o único colégio da rede pública estadual do município de Itatiaia que oferece além do Ensino Fundamental, o Ensino Médio (Regular e EJA). São hoje 1139 alunos matriculados. O colégio também oferece cursos em parceria com a Michelin, Prefeitura Municipal de Itatiaia e a ONG AVAPE.

A unidade, única escolhida entre as escolas estaduais para receber o diploma de menção honrosa do Prêmio "Qualidade Rio" 2008, coleciona ainda outros dois títulos, referentes à etapa estadual do Prêmio de Referência em Gestão Escolar.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

Abertura
Execução – Hino Nacional
Apresentação de grupos de danças com as professoras Ângela e Adriana
Empreender para realizar

Professores: Mariza, Luiz Flávio, Roosevelt, Antônio Batista (Auditório / Centro médico)
Itatiaia Sustentável
Professores: Anamaria, Thiago e Rosana (Sala 01)
Nós somos o que comemos
Professores: Samantha e Leonor (Sala 07)
“Batuque na cozinha sinhá num qué”
Professores: Daniela, Gilmar, Valmira, Mª Aparecida (Sala 08)
A matemática na vida
Professores: Amaro, Martins, Isabel e João Batista (Sala 03)
Ezequiel Freire – A história através da história
Professores: Erzeleide, Lucimar, Ercimar, Ivânia, Mônica (Salas 05 e 06)
A colônia Finlandesa
Professores: Sônia,Antônio Cezar, Conceição e Gilberto (A. Cultural) (Sala 11)
Festival de Tortas
Turma: 3001 (pátio)
Almoço (11h30)
Encerramento com Bandas Regionais

Programação do Circuito Tela Verde Rio

No último dia 6 de junho, o Centro de Educação Ambiental – CEA – Encontro das Águas foi palco do lançamento do CIRCUITO TELA VERDE RIO. O evento, que é uma parceria da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA – com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA –, foi o primeiro de uma série de cinco exibições de curtametragens, seguidas de debate.
Na ocasião, a Superintendente de Educação Ambiental da SEA/RJ, Lara Moutinho da Costa, coordenou o debate sobre os curtametragens “Coisas impossíveis”, “Outras praias”, “Retratos, antes que a casa caia”, “Rio para não chorar” e “Roda Viva”.
Participaram das discussões cerca de 50 estudantes do curso de Geografia da UERJ, acompanhados pela Vice Diretora do Instituto de Geografia e professora da UERJ, Sônia Gama, além de frequentadores e turistas moradores da Lagoa Rodrigo de Freitas, bairro onde fica localizado o CEA.
Até o mês de julho, aos sábados, a partir das 11h, o CEA Encontro das Águas sediará estes encontros que visam estimular atividades de Educação Ambiental através da linguagem audiovisual.
O projeto CIRCUITO TELA VERDE é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – DEA/SAIC/MMA) em parceria do Ministério da Cultura (Secretaria do audiovisual (SAV/MinC) e teve o seu lançamento Nacional no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), no dia 17 de abril deste ano.

PRÓXIMOS EVENTOS

DIA 20/06

CURTAMETRAGENS

• “Apertando o Mangue”

• “Lá é mais difícil”

• “Mulheres do Âncora”

• “Vai vendo”

• “Maré Baixa”

• “Sal da Terra”


DEBATEDOR
Luiz Américo Araujo Vargas – Biólogo, Mestre em Educação e Coordenador de Projetos Sócioambientais da SEAM/SEA

DIA 27/06

CURTAMETRAGENS

• “Geribabel”

• “Havia um tempo”

• “Pequenos atos”

• “A ponte”

• “Caminho do mundo”

• “Insuficiência”

DEBATEDORAS
Marina Zborowski – Bióloga, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, e Assessora Técnica da Superintendência de Educação Ambiental/SEA

Geisy Leopoldo – Bióloga, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, e Assessora Técnica da Gerencia de Educação Ambiental/INEA

DIA 04/07

CURTAMETRAGENS

• “Barra viva”

• “Encontro das águas”

• “Mar cigano”

• “Do lado de cá”

• “Perambulante”

• “Vento corredor”


DEBATEDORA

Pólita Gonçalves – Especialista em resíduos sólidos e Gerente de Educação Ambiental do INEA


DIA 11/07

• “Além do que se vê”

• “Procura-se”

• “Quem foi que disse que o mar não tem peixe?”


DEBATEDORAS

Lourdes Guimarães – Bióloga, Assessora Técnica da Superintendência de Educação Ambiental/SEA

Lúcia Carreira Jardineiro – Química e Assessora Técnica da Superintendência de Educação Ambiental/SEA


Astronomia é tema de exposição na Casa da Ciência

A Casa da Ciência e o Observatório do Valongo da UFRJ apresentam, de 23 de junho a 12 de julho, a exposição fotográfica Astronomia para Poetas, que faz parte do ciclo de palestras Ciência para Poetas. Através de oficinas e mostra de vídeos, entre outras atividades oferecidas, será possível contemplar a beleza e imensidão do cosmo e refletir sobre o nosso lugar nesse universo. Na oficina “Animando Júpiter”, por exemplo, as crianças vão aprender a montar uma animação. No workshop “DNA das estrelas”, direcionado a professores, serão apresentados os estágios da vida das estrelas em comparação com os da vida humana. As vagas são limitadas. Todos os eventos são gratuitos.

Programação

Oficinas
Construindo um ônibus espacial
Animando Júpiter
Vamos colorir?

Diariamente.

Ver Ciência
Mostra de vídeos – Astronomia
Diariamente.

Workshop para Professores
DNA das estrelas
27 de junho. Sábado, das 10h às 12h.
Vagas limitadas.

Observação do Céu em dia de Lua Crescente
30 de junho. Terça, das 19h às 21h.

Astronomia para Poetas 2009
Ciclo de palestras
23 e 30 de junho. 7 e 14 de julho. Terça, às 18h30.

Astronomia para Poetas / Exposição fotográfica. De terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados e domingos, das 10h às 18h. 23 de junho a 12 de julho. *Agendamento antecipado para escolas e grupos. **Horário para marcação de visitas: de segunda a sexta, das 9h às 17h. ***Inscrições antecipadas em workshop para professores e palestras. Local: Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo. Tel./Fax: (21) 2542-7494. Site: www.casadaciencia.ufrj.br.

Inovar para Crescer: IV Oficina Pedagógica será realizada no dia 25 de junho

A Equipe do Prêmio Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE) convida a todos para participar da IV Oficina Pedagógica, ocasião em que os alunos do Ensino Médio estarão expondo suas ideias junto com pesquisadores e empreendedores!
Venha ouvir o que nossos alunos têm a dizer sobre empreendedorismo!

Data: 25 de junho
Horário: 9h às 12h
Tema: Juventude e Empreendedorismo – uma visão dos alunos do Ensino Médio
 
Relação dos participantes
- Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins (Rio das Ostras)
- Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro;
- Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I (Nova Friburgo);
- Colégio Estadual Júlia Kubitschek;
- Instituto de Educação Thiago Costa (Vassouras).
Outras Unidades de Ensino demonstrarão seus conhecimentos e opiniões sobre Empreendedorismo e Educação.
Atenção: As inscrições para o Prêmio Inovar / 2009 são feitas pelo email: inovarparacrescer@acrj.org.br

 

I Encontro Estadual dos DTEs – Reavaliando Ações e Replanejando 2009

Será realizado em Nova Friburgo (RJ), entre os dias 17 e 19 de junho, o I Encontro Estadual dos DTEs – Reavaliando Ações e Replanejando 2009. Confira abaixo a programação:

Dia 17/06/2009 (Quarta-Feira)

MANHÃ
Horário
9h às 10h20 - CREDENCIAMENTO
10h30 às 11h30 - SESSÃO SOLENE DE ABERTURA
MESA: CDTE/ SUBSECRETARIA/ CRRS/ SEEDUC
11h30 às 11h50 - COFFEE BREAK
Intervalo
11h50 às 13h - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS DTEs (Pôsteres, Banners, Apresentações em Mídia, Painéis)
13h às 14h30 - INTERVALO - ALMOÇO

TARDE
14h30 às 16h - PALESTRA – Dermeval Bruzzi – Diretor de Produção de Conteúdos e Formação em Educação a Distância - MEC
16h às 17h - MESA: EQUIPE DA CDTE
17h – DEBATE / PERGUNTAS
18h - ENCERRAMENTO
19h às 22h – JANTAR / MÚSICA AO VIVO
Conjunto Mauro Leoni

Dia 18/06/2009 – Quinta-Feira

MANHÃ
Horário
9h às 11h30 - OFICINAS: Moodle
Animação Com O Software Muan – Linux
Paleografia
11h30 às 11h40 - COFFEE BREAK
INTERVALO
11h40 às 13h - OFICINAS: Blog
Cinema
Material Impresso para Cursos de EAD
13h às 14h30 - INTERVALO - ALMOÇO

TARDE
Horário
14h30 às 17h - MESA – TECNOLOGIAS E OS DIFERENTES LETRAMENTOS
Rosa Helena Mendonça - Nelson Henrique Moreira
17h às 19h - PALESTRA: "O Jardim Secreto...onde brotam as Sementes do Sucesso!" – Tony Correia
(Desenvolvimento Profissional e Interpessoal)
19h às 22h – JANTAR / MÚSICA AO VIVO
Conjunto Anima Brasil – Rita Allan
Programação sujeita a alteração.

Dia 19/06/2009 – Sexta-Feira

MANHÃ
Horário
8h30 às 11h30 - PLANEJAMENTO CONJUNTO / AVALIAÇÃO 2008-2009
11h30 às 11h40 - COFFEE
Intervalo
11h40 às 13h - PALESTRA FINAL: ÉTICA TAMBÉM É COMPETÊNCIA – Robson Santarém
13h - ENCERRAMENTO
LIVRE / CONFRATERNIZAÇÃO
Programação sujeita a alteração.


Unisuam promove o Primeiro Encontro Regional de Profissionais de Leitura e Produção de Textos

A UNISUAM, consciente de sua responsabilidade social, está iniciando um trabalho de reciclagem de profissionais da educação: professores do Ensino Fundamental — primeiro e segundo segmento —, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, docentes de sala de leitura e profissionais de bibliotecas, professores de interpretação e produção de textos, docentes de Língua Portuguesa e de línguas estrangeiras.

Em razão disso, está sendo organizado o PRIMEIRO ENCONTRO REGIONAL DE PROFISSIONAIS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS.  O objetivo é apresentar, aos profissionais dessas áreas, novas metodologias e práticas pioneiras no ensino da Leitura e Produção de Textos em língua materna e em língua estrangeira, desenvolvidas na UNISUAM e em outras instituições que já mostraram resultados.

A UNISUAM há muito tempo está preocupada com a questão dos baixos níveis de leitura e produção de textos de seus alunos e dos alunos em geral, por isso foi criado um PROGRAMA DE LEITURA para todos os alunos de graduação e tem-se trabalhado com várias estratégias visando ao desenvolvimento da competência textual e discursiva. Dentro desse programa, há vários projetos, entre os quais está o de reciclar profissionais ligados à área de língua, leitura e produção de textos. 

Data do evento: 11/07/2009
Local: UNISUAM –Unidade Bonsucesso

Programação:

8h: Abertura solene
8h 10: Apresentação do coral da UNISUAM
9h: Conferência de abertura: A leitura na era tecnológica (No Auditório Amarina Motta)
10h: Café
10h10 às 12h30: Oficinas
13h30 às 15h30: Palestras (No Auditório Amarina Motta)
16h: Encerramento

Oficinas

• Sala de leitura e formação de leitores
• Trabalhando com textos não-verbais
• Português se aprende cantando
• O ensino da literatura
• Lendo e produzindo contos de fadas
• Leitura e produção de textos em Língua Inglesa
• Produção de Textos: estratégias dinamizadoras
• Ensinando inglês através da música
• Leitura e produção de textos em Língua Espanhola
• Interpretação de enunciados
• Desperte o poeta que há dentro de você
• Literatura Infanto-Juvenil
• Reforma Ortográfica

Palestras

• Cultura africana e afro-brasileira na prática pedagógica (13h30 às 14h10)
• O ensino da leitura através de textos de humor (14h10 às 14h50)
• O ensino criativo de gramática (14h50 às 15h30)

Inscrição

Os interessados devem fazer a sua inscrição pelo site da UNISUAM: www.unisuam.edu.br, clicando em Extensão: Cursos e Palestras. Selecione a Atividade principal: Primeiro Encontro Regional de Profissionais de Leitura e Produção de Textos.

Após efetuar o pagamento de R$ 5,00 para a obtenção de certificado, inscreva-se na CONFERÊNCIA DE ABERTURA e, em seguida, escolha as OFICINAS e PALESTRAS que deseja assistir. Todas são inteiramente grátis.

Qualquer dúvida, ligue para os telefones: 3882- 9943 ou 3882- 9711.

Contamos com a presença de todos nesse evento pioneiro, já que não há cidadania sem níveis razoáveis de compreensão e produção de textos.

COORDENAÇÃO DO EVENTO:
PROFA. DRA. MARIA GERALDA DE MIRANDA
PROFA. DRA ANA MARIA P. NOVAES
PROFA. DRA REGINA MICHELLI
 

11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

O livro é o protagonista do 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, que acontece de 10 a 21 de junho, aposta na formação de leitores a partir da prática da leitura literária, a mesma que consolida a base humanista de profissionais de qualquer área.

O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 11ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.

As atividades do dia 10 de junho são exclusivas e gratuitas a todo educador, basta que se inscreva, via e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br, informando se participará do turno da manhã ou da tarde, até o dia 5 de junho. O primeiro dia será dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Nesse dia, os professores participam de visitas orientadas por um especialista ou professor da FNLIJ para conhecer as 70 editoras que expõem no FNLIJ, as novidades do mercado editorial, a estrutura do evento, além de participar de um bate-papo com um escritor de Literatura Infantil e Juvenil. A visita terá a duração de cerca duas horas, tendo início, pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 13 horas.

As inscrições podem ser realizadas entre 10 a 21 de junho e as vagas são limitadas. Os professores deverão chegar meia hora antes, quando serão divididos em grupos de 30 para realizarem as atividades propostas. Após as atividades orientadas, os educadores podem percorrer livremente os espaços do Salão (de 11h às 12h30 e de 15h às 16h30).

 PROGRAMAÇÃO DIA 10 - QUARTA-FEIRA – Auditório

 9h - Conversa com a autora Anna Claudia Ramos
10h15 - Conversa com a autora Luciana Savaget
13h - Conversa com o autor Rogério Andrade Barbosa
14h15 - Conversa com o autor Luiz Antonio Aguiar

A Secretaria Estadual de Educação adquiriu 5.000 ingressos para alunos que participarão da visitação escolar. Para a visitação dos alunos será necessário que a Unidade Escolar envie os nomes completos dos mesmos para efetuar a inscrição através do e-mail fnlij-visitacao@educacao.rj.gov.br.

França é o país homenageado

Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Os países já homenageados foram: França, em 2001; Cuba, em 2002; Alemanha, em 2006; Suécia, em 2007 e Itália, em 2008.

Em 2009, a maratona literária entra na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil, com a Caravana de Escritores Franceses no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que traz a participação de cinco autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participar do 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de ilustrações francesas no estande do país homenageado. Entre os nomes confirmados estão: Dorothée de Monfreid, Gilles Eduar, Nathalie Beaux, Olivier Douzou, Timothée de Fombelle e Vicent Cuvellier.

Serviço

Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Para saber como chegar, clique aqui.

Quando: De 10* a 21 de junho de 2009
* O dia 10 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia na FNLIJ.
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 3 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

Mais informações nos sites www.educacao.rj.gov.br e www.fnlij.org.br.

“28 milímetros/Mulheres”: o espaço urbano é galeria de arte nas instalações de JR

De 23 de abril a 21 de junho de 2009, o Morro da Providência e a Casa França-Brasil estão mais íntimos. Conhecido por suas instalações de cunho humanitário e dimensões gigantescas exibidas a céu aberto pelo mundo, o renomado artista francês JR reabre o centro cultural com a exposição: “28 milímetros/Mulheres”.

Em agosto de 2008, JR esteve no Rio para retratar mulheres do Morro da Providência. O resultado, em parte exposto nos Arcos da Lapa, pode ser visto na mostra que usa fotografia, transmissão de imagens ao vivo e elementos cenográficos.

Em uma das salas laterais da Casa, outro artista, desta vez nascido e criado naquela comunidade, irá expor suas obras: Maurício Hora, fotógrafo autodidata que emprega a arte para mostrar “o olhar da favela sobre a cidade”. Maurício já expôs seu trabalho no Centro Cultural José Bonifácio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e no FotoRio. Durante o Ano do Brasil na França, Maurício atuou como diretor de fotografia do projeto Favelité e levou o cenário da favela para o metrô de Paris.

Após seis meses de portas fechadas para reformas, a Casa escolheu “28 milímetros/Mulheres” para marcar sua reabertura e dar início às comemorações do Ano da França no Brasil. Espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, a Casa França-Brasil retoma suas atividades com um novo perfil de programação, agora mais urbano.

Casa França Brasil. Rua  Visconde de Itaboraí, 78 – Centro. Tel.: 2253-5366. De terça a domingo, das 10h às 20h. Entrada franca. Até 21 de junho.

Concurso premiará histórias em quadrinhos produzidas por estudantes

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o Prêmio Escola 2009. Em sua oitava edição, a seleção continua com o mesmo objetivo: incentivar o desenvolvimento de ações preventivas de DSTs, AIDS e gravidez na adolescência, bem como do uso de drogas. O concurso vai premiar as melhores histórias em quadrinhos produzidas pelos estudantes de todo país.

Podem candidatar-se escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Cada instituição poderá enviar uma única história em quadrinhos. O aluno coordenador do trabalho e o professor responsável pela condução da atividade na escola devem estar indicados na ficha de inscrição.

Para participar, as escolas devem preencher a ficha de inscrição, colá-la no verso da história em quadrinhos e enviar a obra para o escritório da Unesco em Brasília até o dia 31 de agosto (Endereço: SAS Qd. 05 Bl. H lt. 06 Ed. CNPq/IBICT/UNESCO 9º andar CEP: 70.070-914 Brasília – DF).

Para acessar o edital do concurso clique no link abaixo:
http://www.brasilia.unesco.org/areas/educacao/institucional/premios-unesco-em-educacao/premio-escola/Premio%20Escola%202009%20regulamento.pdf

Canal Futura celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Canal Futura celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com série inédita sobre a cultura, o povo e as riquezas naturais do semi-árido brasileiro.

A obra de Tom Jobim - que já serviu de inspiração para retratar as belezas da Mata Atlântica, do Pantanal e da Amazônia - volta seus acordes para a Caatinga, um dos ambientes menos estudados e protegidos do Brasil. O Tom da Caatinga é o quarto módulo de uma série de programas de educação ambiental que apresenta a ecologia e a cultura dos principais biomas brasileiros. O primeiro programa da série estréia no dia 5 de junho no Canal Futura e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 22h30, com reprises aos domingos, segundas e quintas. Produzido pela Pindorama Filmes e apresentado por Targino Gondim, um dos maiores sanfoneiros do país, o programa está divido em cinco episódios, com 27min cada, que abordam temas como: Ecologia; Sertanejos e Sertanejas; São Francisco; Seca e Êxodo; e Fé e Festas. Assista ao clip da série:http://www.youtube.com/watch?v=v5O83Ccj0bU&feature=channel_page

O objetivo do programa é apresentar as características naturais e culturais da Caatinga, valorizando este patrimônio que é exclusivamente brasileiro. A Caatinga ocupa boa parte da região Nordeste e o norte do estado de Minas Gerais. Cobre uma área de quase 800 mil km2 onde vivem 28 milhões de brasileiros. É a região brasileira com a maior taxa de população rural. Trinta e oito por cento das pessoas vivem no campo, um alto índice dado que a média da população rural no Brasil é de apenas 19%.

"Comparativamente a outros biomas brasileiros, fala-se pouco da Caatinga, tanto na mídia quanto na escola", diz Andrea Margit, gerente de meio ambiente da Fundação Roberto Marinho. "É como se a aridez do clima da região tivesse obscurecido sua história, cultura, religião e diversidade biológica. O Tom da Caatinga rompe com os preconceitos. Mostra o orgulho de ser sertanejo e as facetas de um povo que interage com uma paisagem em permanente adaptação", conclui.

O Tom da Caatinga foi concebido pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim, Furnas Centrais Elétricas e com o apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Dá sequencia ao Tom da Mata, Tom do Pantanal e Tom da Amazônia, lançados respectivamente em 1998, 2003 e 2005, que alcançaram mais de 1,7 milhões de estudantes e capacitaram 4 mil professores em várias partes do país.

A série Tom da Caatinga mostra como a música e outras manifestações culturais estão entrelaçadas com a paisagem no semi-árido brasileiro. A obra de grandes compositores nordestinos e de grupos musicais dos mais interessantes da região conduz o telespectador por uma viagem pelo sertão contemporâneo.

Confira os temas tratados em cada episódio:

1º Episódio: Ecologia

O primeiro episódio apresenta as várias fisionomias do bioma. Targino Gondim nos leva por uma viagem musical, dentre as quais estão Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira); Luar do Sertão (João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense) e Cadê o bode? (Targino Gondim e João Sereno). No primeiro bloco, uma homenagem a Luiz Gonzaga, o artista sertanejo que deu o tom da caatinga para o mundo, localiza o sertão geograficamente, traçando sua formação desde a pré-história até os dias de hoje e apresenta a Floresta Nacional do Araripe. No segundo bloco, o encontro musical entre Targino e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto mostra a paixão dos artistas agricultores de Crato (Ceará) pela música e pela dança. Esses descendentes dos índios Cariri são guardiões de uma tradição de quase duzentos anos.

2º Episódio: Sertanejos e sertanejas

Com testemunhos de várias partes do sertão, o Tom da Caatinga apresenta a formação da identidade de uma cultura. É o caso de Dona Maria de Lourdes Cândido, artesã que molda no barro o cotidiano da caatinga; Espedito Seleiro, artesão do couro que aprendeu com seu pai a fazer as sandálias de Lampião e as vê hoje cortarem as passarelas do mundo fashion; Francisco de Freitas que fundou uma escola e uma orquestra de rabequeiros e Assis Vaqueiro e Helena Câncio que nos ensinam sobre a vida do vaqueiro. O episódio faz um passeio pela música, vestimenta, vida, religião, comida, cotidiano e linguagem do sertanejo e mostra a mistura de influências históricas e culturais que construíram esse jeito próprio de expressar sua existência.

3º Episódio: Rio São Francisco

O Velho Chico na vida do sertanejo é sinônimo de sustento, lazer, transporte e, acima de tudo, esperança. Na ilha fluvial do Rodeadouro cerca de 60 mil famílias ganham a vida com o turismo. Entre elas está o ribeirinho Seu Né, pescador, comerciante e cantador de cocos e repentes. Em Petrolina, fica a Oficina do Artesão, onde jovens de até 30 anos trabalham na feitura das carrancas, um dos principais símbolos da região. O programa mostra ainda os vários usos do rio pelo homem, como a barragem de Sobradinho e as áreas irrigadas, onde se produzem frutas para exportação e até vinhos.

4º Episódio: Seca e Êxodo

O episódio aborda as duas etapas do movimento migratório da Caatinga. De um lado as condições físicas e sociais da região que empurram o sertanejo para as grandes cidades. Do outro, a escassez de trabalho e oportunidades no "sul maravilha", que somada à melhoria das condições de vida no semi-árido, tem atraído o emigrante de volta ao Nordeste. Vamos conhecer também as tecnologias simples e acessíveis de manejo sustentável da Caatinga e armazenamento de água pluvial que vem ajudando a fixar o sertanejo em sua terra. E ainda os integrantes do Coral de Aboios, de Pernambuco, que mantêm vivo o canto de trabalho dos vaqueiros. Ao levar o gado para os sertões, eles ajudam a fazer da Caatinga a região semi-árida mais habitada do mundo.

5º Episódio: Fé e Festas

Para mostrar as várias formas de celebrar a vida no sertão, a jornada do quinto episódio começa por uma das maiores manifestações de fé do Nordeste: a romaria a Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero. Um percurso pontuado por cânticos religiosos. O apresentador Targino Gondim se une a um grupo de romeiros e, ao lado deles, acompanha os pontos altos da peregrinação, como a roda de São Gonçalo, onde fiéis dançam por horas a fio e a casa de Mãe Dodô, onde rezadeiras acolhem centenas de romeiros. Na cidade do Crato, mestres da cultura estão conseguindo perpetuar o reisado, a quadrilha, o maneiro-pau e tantas outras expressões do folclore. O programa revela o papel de Luiz Gonzaga como uma espécie de grande mestre, levando a música do sertão e a celebração da vida sertaneja a todo o Brasil.

Tom da Caatinga
Apresentador: Targino Gondim
Estreia: 5 de junho, no Canal Futura
Horário: sextas-feiras, 22h30
Reprises: domingo, 12h30; segunda-feira, 23h30; quinta-feira, 16h30
 

Programa Saúde na Escola realiza webconferência

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e nasce do esforço do Governo Federal em construir políticas intersetoriais entre educação e saúde voltadas à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Assim sendo, o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e da Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde e do Departamento de Atenção Básica, têm a honra de convidar para a 1ª vídeo/webconferência do Programa Saúde na Escola, a realizar-se no dia 05 de junho de 2009, das 14h às 18h.

A 1ª vídeo/webconferência do Programa Saúde na Escola tem como objetivos de inserir o planejamento e  participação do PSE , por meio do  fortalecimento da articulação e interlocução com o Grupo de Trabalho Intersetorial - GTI local, na construção da interface entre saúde e educação, e do aporte técnico aos estados e municípios que aderiram ao  programa.

O link para a participação da Webconferência é http://portal.mec.gov.br/secad/saudenaescola. O endereço eletrônico da equipe do Programa Saúde na Escola: pse@mec.gov.br e os telefones (61) 2104-7988 ou (61) 2104-7986 estarão à disposição desde já para maiores informações.


 
 

V Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro

Será realizado no próximo dia 18 de junho, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), o V Encontro de pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. O tema do encontro será: “Alfabetização e Letramento, elaborando um projeto de Vida”.

Serviço:

Dia 18/06/2009
Horário: das 8h às 17h
Local: a ser divulgado
Entrada Franca
Inscrições e Informações: www.ines.gov.br
Telefones: (21) 2285-7284 ou (21) 2205-0224

Instantâneos do sagrado na fotografia de Myron Christian

Em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, “À procura do sagrado” revela a fotografia artística do africano Myron Christian. Um trabalho que, sem ser panfletário, capta e registra a beleza de habitantes lançados tradicionalmente à invisibilidade social.

Outra questão importante em sua obra é a espiritualidade, presente nas imagens que remetem a conceitos desvalorizados pelo homem moderno, como a integração com o ambiente e a religião. “À procura do sagrado” apresenta um fotógrafo engajado e espiritual. Atento à modernidade sem abandonar as questões humanas mais primordiais.

Natural de Serra Leoa, Myron já rodou o mundo. Iniciou sua carreira na Grécia, com o fotógrafo de moda Nikos Vardakastanis e passou por países da África, Ásia e América do Sul. Em Nova Iorque – onde vive atualmente - trabalhou com os festejados Mario Testino, Vincent Peters, Mert Alas & Marcus Piggot, Phil Poynter, e Enrique Badulescu.
 
Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel. (21) 3261-2550. De terça a domingo, das 12h às 19h. Até 14 de junho.

Fuit Hic, Pindorama Lounge e BR 22 BobN Remix

Nem quadros vivos, nem reconstituição histórica. A idéia de BobN ao encontrar/montar/pensar as situações e realizar suas fotografias é, antes de mais nada, um gesto artístico em toda a sua imediatez. Um gesto que comenta e não dramatiza, sobretudo no que considera o pensarmos em nós dentro de uma história.

É o caso que vai do descobrimento do Brasil à aula de arte em que a professora/artista, seus alunos e a própria arte são englobados em um único olhar que os congela em seu comentário. Os demais trabalhos são, estes sim, deliberadamente encenados a partir de Debret, um de nossos primeiros pintores documentaristas.

De resto, estas fotos são o prelúdio aos comentários que se seguem em Pindorama Lounge e BR 22  Bob N Remix, no andar superior. Comentários e apropriações sobre um passado que nos informa, nos forma – e, às vezes, deforma – além do esperado.

Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo. (21) 2240 4944. De terça a sexta, do meio-dia às 18h. Sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 19h. *A bilheteria fecha 30 min. antes do término do horário de visitação. Até 14 de junho.

Dentre incomuns em “Fotos Húngaras”

Com 40 imagens a explorar as belezas natural e humana, a mostra “Fotos Húngaras”, do fotógrafo Elek Papp, tem como fonte de inspiração temas incomuns. Reconhecida internacionalmente, a exposição tem curadoria do Ilmo. Sr. Embaixador da República Húngara, Csaba Pólyi.

Elek Papp nasceu em Nagykorös, na Hungria. Em 2000, iniciou sua carreira em Fotografia, quando estudou com István Tóth, um mestre da fotografia do século XX. A partir de 2002, suas exposições foram realizadas em 41 países, sendo premiadas em 25 deles. Como reconhecimento, Elek Papp já foi eleito Fotógrafo do ano em 2005, 2006 e 2007 e, em 2007, participou da “Exposição Comum”, no Museu do Forte Alcácer de Simontornya, na Hungria, com István Tóth.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel. (21) 3261-2550. Entrada franca. Classificação: livre. De terça a domingo, das 12h às 19h. Até 7 de junho.

“O Amante do Girassol”: em cartaz no CCJF

Um ator se move em direção à luz. Assim, Daniel Lobo leva à cena “O Amante do Girassol”, em temporada popular no Centro Cultural Justiça Federal. A montagem poética musical é inspirada no CD homônimo do próprio ator que, em parceria com o diretor Xarlô, criou uma dramaturgia para encenar a sua obra.

Vale ressaltar que não se trata de um recital, mas de um poema cênico, em que o ator divide o palco com o pianista João Carlos Assis Brasil, que também assina a direção musical. Na peça, temas do cotidiano são tratados com delicadeza, em situações que vão da amizade entre um menino e seu avô aos encontros e desencontros da vida e das relações amorosas.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel. (21) 3261-2550. Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. De quinta a domingo, às 19h. Até 31 de maio.

Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa será lançado no dia 2 de junho

Os autores, a Casa da Palavra e a Livraria da Travessa têm o prazer de convidar para o lançamento do livro Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa, organizado por Marcelo Moutinho e Jorge Reis-Sá.

O livro reúne 35 autores de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Timor Leste. Cada escritor foi desafiado a escrever um texto literário ou ensaístico sobre sua palavra preferida da nossa língua.

Serviço:

Terça-feira, 2 de junho de 2009, às 19h30
Livraria da Travessa – Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572
Tel: (21) 3205-9002


 

Evento na UERJ destaca os 200 anos da Imprensa no Brasil

Ainda no bojo das comemorações dos 200 anos da Imprensa no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em História da Uerj promove, nos dias 16 e 17 de junho, evento que reúne pesquisadores da área de História da Imprensa.

Confira a programação:

16 de junho – 10h – 12h

Mesa redonda: Imprensa, identidades e sociabilidades políticas no século XIX
Coordenador: Profª. Drª. Marilene Rosa Nogueira da Silva (UERJ)
Prof. Dr. Marco Morel (UERJ): Públicos variados: apontamentos sobre palavra impressa e imagem no Brasil do século XIX
Profª Drª Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira (UERJ): Livros, tipógrafos, autores no Brasil do século XIX: novas abordagens
Prof. Dr. Marcello Otávio Neri Basile (UFRRJ): Sociabilidade e política na Regência: as associações caramurus da Corte

16 de junho – 14h – 16h

Apresentações das pesquisas dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ
Coordenadora: Profª Drª Silvia C. P. Brito Fonseca (Profª Visitante UERJ)
Vera Lúcia Bogéa Borges (Doutoranda em História PPGH/UERJ / Mestre em História PPGH-UERJ): “Imprensa e campanha política: Carlos de Laet e Gil Vidal na disputa presidencial de 1909-1910”
Ana Carolina Delmas (Mestre em História PPGH/UERJ): “A Impressão Régia e a Tipografia de Silva Serva: dedicatórias impressas nas publicações do período joanino”.
Thiago Cavaliere Mourelle (Mestre em História PPGH/UERJ): “Imprensa e política na década de 1930: os periódicos cariocas durante a prefeitura de Pedro Ernesto Baptista”
Daniel Thomaz (Mestrando PPGH/UERJ): “MEDO e MÍDIA: o Jornal do Commercio e a repercussão do levante Malê na Corte Imperial, 1835”
João Amado (Mestre em História PPGH/UERJ): Jornal do Brasil (1956 - 1964): da reforma à “revolução”

17 de junho – 10h – 12h

Mesa redonda: Imprensa e pensamento político no Primeiro Reinado
Coordenador: Profª Drª Maria Teresa Toríbio B. Lemos (UERJ)
Profª. Drª. Cecília Helena Salles Oliveira (Museu Paulista - USP): O Correio do Rio de Janeiro e o debate em torno do governo constitucional
Profª Drª Silvia Carla Pereira de Brito Fonseca: Abolicionismo e conflitos no Rio da Prata: o periódico Atalaia da Liberdade como um estudo de caso (1826)
Prof. Dr. Wlamir Jose da Silva (UFSJ): Princípios substanciais, circunstâncias acidentais: elementos da gênese do liberalismo moderado no Primeiro Reinado
(1825-1831)

17 de junho – 14h – 16h

Apresentações das pesquisas dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ
Coordenadora: Profª Drª Maria Letícia Corrêa (FFP/UERJ)
Bruna Coutinho Gonçalves Belchior (Mestranda PPGH/UERJ): “Política e diplomacia nas páginas do Correio Brasiliense (1814-1821)”
Júlia Ribeiro Junqueira (Mestranda PPGH / UERJ): “A edição comemorativa do centenário da Independência do Jornal do Commercio: uma análise dos editoriais”
Pedro Henrique Lessa Torres (Mestrando PPGH / UERJ): “A estratégia política do Correio da Manhã na campanha presidencial de 1922: o caso das cartas falsas”
Nashla Dahás (Mestranda PPGH / UERJ): “45 anos do comício da Central: o acontecimento e a crise política através da imprensa no Brasil”
Maria Fernanda Magalhães Scelza (Mestranda PPGH / UERJ): “40 dias em versões: a ótica dos jornais e dos militantes sobre o sequestro do embaixador suíço”

17 de junho – 18h – 20h

Mesa redonda: Intelectuais e imprensa na República
Coordenador: Francisco Palomanes Martinho (UERJ)
Prof. Dr. Orlando de Barros (UERJ): Os incontaminados contra as toxinas letais do vírus fascista: a imprensa oposicionista nos últimos meses do DIP
Profª Drª Lená Medeiros de Menezes (UERJ)/ Profª. Drª. Mônica Lessa (UERJ): “Circuitos da informação na “Era da Catástrofe”
Prof. Dr. Antonio Edmilson Rodrigues (UERJ): João do Rio: um flanêur no mundo da notícia
Profª Drª Maria Letícia Corrêa: A campanha industrialista na imprensa republicana

Local:

UERJ
Bloco F / Auditório 93
9º andar
Pavilhão João Lyra Filho

Circuito Tela Verde – UERJ

O Circuito Tela Verde está sendo desenvolvido em parceria pelo Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura. Seu objetivo é estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual. Composto por uma mostra de 30 vídeos de curta metragem, o circuito busca contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, exibindo vídeos de caráter crítico e participativo, com o envolvimento direto das comunidades na produção das obras.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como instituição de ensino, participa do circuito por meio da articulação entre os seguintes projetos: Projeto de Extensão Educação em Ciências, Saúde e Ambiente; Projeto de Extensão Mostra Itinerante de Ciências; Projeto de Extensão Videoteca Itinerante: O Vídeo e o Livro e Projeto de Iniciação à Docência Educação Ambiental em Espaços Formais e Não-Formais de Ensino.

DATAS: 2, 9, 16, 23 e 30 de junho de 2009

HORÁRIO: 13h às 15h

LOCAL: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. Pavilhão João Lyra Filho, Auditório 71. 7º Andar.

RESPONSÁVEIS: Profª Drª Marilene de Sá Cadei; Profª Drª Cibele Schwanke; Bibliotecária Janny Fortes

ENTRADA FRANCA!

Darwin Now em Araruama: Exposição comemora 200 anos do naturalista inglês

O British Council, organização internacional do Reino Unido para assuntos educacionais e culturais, apresenta, até o próximo dia 7 de junho, das 9 às 18h, no Museu Arqueológico de Araruama, a exposição Darwin Now. O evento faz parte do projeto Caminhos de Darwin, que comemora o bicentenário do naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural, e os 150 anos de seu livro clássico A origem das espécies. O museu fica na estrada de acesso à Região dos Lagos, Rodovia RJ 124, Km 25. A visitação é gratuita.
A exposição Darwin Now explora a vida e a obra do famoso cientista e o impacto que suas ideias sobre a evolução das espécies ainda provocam. Através dela, é possível conhecer algumas reações contemporâneas às teorias evolucionistas de Darwin e ver como avanços em campos tão diversos quanto o da geologia e economia influenciaram esse pensamento.
Em uma área de 200m², a exposição apresenta uma árvore estilizada de 2,40m de altura, construída em madeira certificada; oito painéis duplos ilustrados, com textos em português e inglês, e atividades interativas para o público.
Caminhos de Darwin é um roteiro turístico, científico, educacional e cultural, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Casa da Ciência da UFRJ e Caminhos Geológicos/DRM-RJ. Conta com a participação de instituições de ensino e pesquisa e prefeituras das cidades envolvidas no roteiro: Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Araruama, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói.
Em 2008, em comemoração ao lançamento da Teoria da Evolução das Espécies, foi realizada uma expedição de quatro dias pelas cidades, com um grupo de cientistas, pesquisadores, alunos, professores e jornalistas, além da participação de Randal Keynes, tataraneto de Darwin.
Agendamento de escolas pelo telefone (22) 2665-4276 ou por e-mail: cultura@araruama.rj.gov.br ou museu@araruama.rj.gov.br.

A guerra do fogo e a linguagem em discussão na Casa da Ciência da UFRJ

A guerra do fogo (Canadá/França/EUA, 1981), de Jean-Jacques Annaud, é o próximo filme em cartaz no cineclube Ciência em Foco, na Casa da Ciência da UFRJ, dia 6 de junho de 2009, às 16h. O evento, que tem como proposta fazer o público pensar através do cinema, acontece todo primeiro sábado do mês e conta com a participação de diferentes pesquisadores que exploram questões suscitadas e inspiradas pelos filmes, privilegiando a abordagem crítica de seus temas.

Após a projeção, Luiz Alberto Oliveira, físico, doutor em Cosmologia e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentará a palestra “História natural da palavra”. A palestra ressalta a importância da participação ativa em um contexto linguístico riquíssimo que chamamos de cultura para nos humanizarmos completamente. O enredo do filme será explorado para examinar como a multiplicação de artefatos e o domínio da linguagem constituíram o cenário a partir do qual concebemos a realidade e atuamos nela.

Baseado no livro de J. H. Rosny Sr., o filme acompanha os conflitos enfrentados por integrantes de uma tribo em busca por uma fonte de fogo que venha a substituir a que foi perdida.

Desde a temporada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), entre 2004 e 2006, e com a edição de seu livro em 2008, o Ciência em Foco busca estimular a circulação de ideias e o debate sobre a dimensão filosófica dos temas apresentados.

Serviço:

Cineclube Ciência em Foco
Filme: A guerra do fogo. Duração: 100 minutos. Legendado. Exibição em DVD
Faixa etária: a partir de 16 anos
Palestra: História natural da palavra, por Luiz Alberto Oliveira, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui ensaios publicados nos livros Tempo e História, Crise da razão, O avesso da liberdade e O homem máquina, editados pela Companhia das Letras.
Local: Casa da Ciência da UFRJ
R. Lauro Müller, 3 – Botafogo

Astronomia para Poetas 2009 - Descubra o seu Universo!

No Ano Internacional da Astronomia, a Casa da Ciência da UFRJ e o Observatório do Valongo da UFRJ convidam a um passeio pela imensidão do cosmos, no ciclo de palestras Astronomia para Poetas 2009. Vidas de galáxias, nebulosas planetárias e poeiras de estrelas são alguns dos temas a serem apresentados por professores do Valongo. As palestras acontecem sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h, no período de 2 de junho a 14 de julho de 2009. Se você tem curiosidade de saber um pouco mais sobre algumas das histórias secretas do universo, venha participar das discussões inscrevendo-se gratuitamente pelo telefone (21) 2542-7494. O evento, que faz parte da série Ciência para poetas, dirige-se a estudantes a partir do ensino médio, professores e ao público em geral. Serão emitidos certificados a quem tiver 80% de presença.

Programação

2 de junho

Vidas de galáxias no Universo: histórias de encontros e desencontros...

François Cuisinier

9 de junho

Nossa ignorância sobre o Universo

Carlos Rabaça

16 de junho

Nebulosas planetárias: como é belo envelhecer!

Denise R. Gonçalves

23 de junho

Alquimia estelar

Hélio Rocha-Pinto

30 de junho

As raízes da astronomia

Rundsthen V. de Nader

7 de julho

Por você vou roubar os anéis de Saturno... e as luas, e o ar...

Thaís Mothé-Diniz

14 de julho

Poeira de estrelas

Silvia Lorenz-Martins

Centro cultural de Teresópolis promove noites temáticas sobre música, dança e teatro

O Centro Cultural FESO Pro Arte, em Teresópolis (RJ), tem como atribuição o planejamento e a realização das atividades culturais do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Sua programação anual consta de concertos musicais, exposições de arte, eventos literários e multiculturais, seminários e mostras que acontecem em toda a instituição.
De acordo com o Projeto Político-Pedagógico Institucional do UNIFESO, a função institucional da extensão se concebe como um mecanismo acadêmico de formação que articula a produção científica e sua transmissão com a aplicação e transferência de seus resultados. Dentro da programação, destaca-se a “Série Concertos de Gala 2009”, que consiste em noites temáticas com música, dança, teatro e coquetel típico.
Programação:
18/07 – Noite Italiana – Trio Aquárius (Ângela Diel – Mezzo Soprano e Eliara Puggina-Piano).
15/08 – Noite Norte-americana – Duo Croma (Ana Letícia Barros – Vibrafone e Marina Spoladore-piano).
26/09 – Noite Francesa – Duo Passuni-Domingues (Daniel Passuni – Violino e Luis Eduardo Domingues – Piano).
31/10 – Noite Árabe – Quarteto Radamés Gnattali (Carla Rincón – Violino, João Carlos Ferreira – Violino, Fernando Thebaldi – Viola e Paulo Santoro – Violoncelo).
28/11 – Noite Russa – Duo Glinka (Bernardo Katz – Violoncelo e Marina Spoladore – Piano)

Local:
Centro Cultural FESO Pro Arte
Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto – Teresópolis – Rio de Janeiro
Horário: a partir das 18h
Entrada Franca

Instituto Ecológico Aqualung promove o evento Limpando & Reciclando 2009

Pelo sexto ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando. Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho. O mutirão acontecerá no dia 30 de maio, sábado, com início às 10h e término às 13h.
O lixo, coletado em duplas, será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis, feitas à base de milho, e luvas a todos que desejarem participar desta nobre campanha.
Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluídos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos. Todos nós sabemos que a solução no longo prazo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos ou mesmo consumidos. Esse evento de limpeza, que une voluntários de todas as idades e dos mais diversos setores da sociedade, empresários e governantes, é a oportunidade da participação comunitária em ações imediatas e locais de limpeza que contribuem para minimizar no curto prazo o impacto dos resíduos sólidos e suas consequências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.
Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável no curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos. Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.
Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.
A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.
Identificar as fontes de poluição e dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos são importantes metas deste evento, que é de todos nós.
Pontos de encontro:
(Com início às 10h e Término às 13h em todos os pontos, simultaneamente):
Praia de Copacabana:
A) No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a Rua Santa Clara, com os grupos da SuperVia, Prefeitura do Rio de Janeiro e Greenpeace Brasil;
B) Em frente à Rua Rodolfo Dantas, com o grupo do Metrô Rio e da Prefeitura do Rio de Janeiro;
Praia de Ipanema:
- Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à Rua Garcia D?Avila, com o grupo da Luisa Parente, OI FM, e de banhistas e surfistas;
Praia da Barra da Tijuca:
- No Quebra-Mar em direção à Barraca do Pepê, com grupos de universitários, Ong Lagoa Viva,
Prefeitura do Rio de Janeiro e CEA Marapendi;
Praia do Recreio:
- Na Praça TIM MAIA, com os grupos da UFRJ Surf e professores e alunos da UCB (Universidade Castelo Branco);
Praia de Grumari:
- no canto direito da Praia de grumari, na direção do Quiosque do Russo, com a Associação de Surfista e Amigo do Grumari - ASAG.
Praia de Sepetiba:
- No “Coreto”, com o grupo da Magali Jordão, com colégios e a Guarda Municipal;
Ilha de Paquetá:
- Na Praia da Moreninha, com o grupo da Guarda Municipal e moradores e turistas;
Saquarema (Região dos Lagos / RJ):
- Na Praia do Pontal, com moradores e surfistas;
Todos estão convidados a participar ativamente dessa ação extremamente importante para a nossa qualidade de vida e, principalmente, para os animais marinhos.

Palestra: "Clima, Desenvolvimento e Licenciamento Ambiental", com o ministro Carlos Minc

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro promoverá no próximo dia 15 de junho a palestra "Clima, Desenvolvimento e Licenciamento Ambiental", com o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.
A palestra será realizada a partir das 10h30 no Plenário Barbosa Lima Sobrinho – Alerj – Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, S/N – Centro - RJ.

Exposição Brincantes – representação das danças populares brasileiras

O Instituto Cultural Germânico (ICG) promoverá no próximo dia 5 de junho, das 19h às 21h, a abertura da Exposição Brincantes – a representação das danças populares brasileiras, de Regina Lima.
O ICG fica na Avenida Sete de Setembro, 131 – Icaraí – Niterói.
Telefone: 2714-0879

Espanhol: CRDE-RIO promove oficina de literatura

O Centro de Recursos Didácticos de Español - CRDE-RIO convida para oficina: Érase una vez… la literatura como herramienta pedagógica en el aprendizaje de ELE
Data: 27 de maio
Professora Doutora: Ana Cristina dos Santos
Horário: 14h – 16h30.
Lugar: RAV-114, 11°andar, UERJ.
Destinatários: professores e alunos de Espanhol
Conteúdos:
- Linguagem literária e não-literária.
 - Competência leitora e literária.
 - Didática da literatura. 
- Tipos de textos apropriados para as aulas de Espanhol.
- Confecção de exercícios.
Inscrição gratuita pelo e-mail: inscripcionescrde@gmail.com
Com certificado

Instituto Cervantes promove projeção do filme Soldados de Salamina

No próximo dia 5 de junho, o Instituto Cervantes fará uma projeção do filme Soldados de Salamina. O filme conta a história de uma romancista que abandonou a carreira de escritora e rastreia uma história real ocorrida nos últimos dias da Guerra Civil.
A projeção está marcada para 18h e o Instituto Cervantes fica na Rua do Carmo, 27 - 2º piso – Centro (RJ)
Telefone: 3231-6555

Faculdade de Educação da UFF promove mesa redonda sobre formação de professores

A Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) comemora a semana de aniversário realizando diversas atividades, entre elas uma mesa redonda enfocando “Debates e definições acerca da política de formação de professores: em pauta o Decreto 6755/2009”.
Palestrantes: Professores Dácio Lobo, Flávia Monteiro de Barros Araújo e Heloísa Villela.
Local: Auditório Florestan Fernandes, Bloco D, Faculdade de Educação, Campus do Gragoatá.
Data: 26/05/09, às 18h30.
Público Alvo: Professores do Curso de Formação de Professores.

Evento comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica

A Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto estadual do Ambiente, o Instituto Biomas e a Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Rio de Janeiro têm o prazer de convidar para a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica.
Na programação estão previstos o lançamento do livro “Estratégias e Ações para a Conservação da Biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro”, a assinatura do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica e a entrega da lista de espécies exóticas invasoras do Estado do Rio de Janeiro.
O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 27 de maio, às 10h30, no Espaço Cultural Tom Jobim do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008).

Oficina de Leitura de Arte & Cultura Visual nos dias 3 e 5 de junho

A Secretaria de Estado de Cultura, a Superintendência de Museus e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro convidam para o encontro temático Leitura de Obra de Arte & Cultura Visual, com Cristina Pierre de França, Doutoranda em Artes Visuais pela EBA-UFRJ.

Serviço:

São Cristovão – Rio
03 de junho de 2009
Das 13h às 17h
No Museu do Primeiro Reinado
Av. Pedro II, 293

Niterói
05 de junho de 2009
Das 13h às 17h
No Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78

Informações e inscrições:
(21)2332-5032
agentesevenomuseu@gmail.com
VAGAS LIMITADAS
 

DTE RJ20 organiza o "X Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério"

Acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, a 10ª edição do Seminário Estadual de Educação Profissional do Magistério. As inscrições estarão abertas a partir de 22/06 e irão até 07/08. O número de vagas é limitado e a divulgação e acesso a detalhes do evento serão feitas através da página do DTE (http://www.nterio4.ddns.com.br/), no link "Seminário 2009".
 
 
 
 

Colégio Estadual Aurelino Leal comemora seus 86 anos

O Colégio Estadual Aurelino Leal completa nesta sexta-feira, dia 22 de maio, 86 anos de história, educação e tradição. O evento contará com a presença de autoridades, professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários e responsáveis.
Confira a programação do evento:
8h30 – Menções Honrosas ao CEAL e ao aluno Arthur de Jesus – Parlamento Juvenil
9h – Abertura Oficial – Palavra da Direção
         Hino Nacional e Hasteamento da Bandeira
10h – Apresentação da Banda dos Alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal
11h30 – Homenagem às ex-alunas do CEAL
                Inauguração do Espaço “Recanto das Lembranças”, na Sala Aída dos Santos
12h30 - Almoço Festivo
18h30 – Jantar Comemorativo
O Colégio Estadual Aurelino Leal fica localizado na Rua Presidente Pedreira, 79 – Ingá / Niterói.

Palestra sobre Gripe A abre Jornada de Iniciação Científica

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), realiza a Jornada de Iniciação Científica 2009, que apresenta projetos de 50 bolsistas nos dias 21 e 22 de maio. O pesquisador Roberto de Andrade Medronho, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o convidado para a palestra de abertura Influenza A (H1N1) e sua disseminação pelo mundo, na quinta-feira (21/05), no auditório térreo da Ensp, às 10h. O evento é aberto ao público.

UFRJ sediará VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Entre os dias 22 e 25 de julho de 2009, a UFRJ sediará, no seu campus da Praia Vermelha – Urca, o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Mesas redondas, minicursos, oficinas, lançamento de livros, encontros paralelos, jornadas temáticas e apresentações culturais fazem parte da programação do Fórum.  
Programação e informações:
Inscrições de pôsteres, minicursos e oficinas:
Contato:

Inovar para Crescer: III Oficina Pedagógica será realizada no dia 26

A III Oficina Pedagógica do Prêmio Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE) será realizada no próximo dia 26 de maio, de 9h às 12h, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), localizada à Rua da Candelária, número 9, Auditório Subsolo, Centro do Rio. O tema dessa oficina será: PPP - Projeto Político Pedagógico, Experiências que agregam valor.
Faça sua inscrição e compareça a esse encontro pedagógico, que objetiva prestigiar o trabalho dos professores.
Participarão das atividades desta Oficina:
• ABEU - Associação Brasileira de Ensino Universitário;
• Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni;
• Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis;
• Colégio Estadual Ducler Laureano Matos;
• Colégio Estadual Elpidio da Silva;
• Colégio Estadual Infante Dom Henrique;
• Colégio Estadual Profª Alda Bernardo dos S. Freire;
• Colégio Estadual S. Copacabana;
• CIEP 409 – Profª Alaíde F. Santos;
• Colégio A. Liessin;
• Colégio Anglo Americano;
• Escola Municipal Elcira de Oliveira Coutinho;
• Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek;
• Escola Técnica Engenheiro Silva Freire;
• Escola Técnica Oscar Tenório;
• Instituto Superior de Ensino do Rio de Janeiro.
 
Objetivo Específico:
- Propiciar aos colégios e escolas a divulgação de suas atividades pedagógicas;
- Facilitar a troca de experiências educacionais positivas entre docentes e cidadãos interessados em educação;
- Contribuir para o entrosamento das diversas Unidades de Ensino do Rio de Janeiro;
- Reforçar a importância do PPP para a melhoria da qualidade do ensino / aprendizagem.
 
As Oficinas Pedagógicas do PINCE são atividades inteiramente gratuitas e conferem certificados a todos os participantes.
Faça sua inscrição por email: inovarparacrescer@acrj.org.br
Mais informações (21) 2514-1286 / 1217 / 1294

Flipinha e Cine Clube de Paraty promovem Ciclo Manuel Bandeira

A Casa da Cultura de Paraty receberá, de 12 a 14 de maio, o Ciclo Manuel Bandeira, realizado em parceria entre a Flipinha e o Cine Clube de Paraty. O evento, que reunirá atrações como palestras, sessões de cinema e um sarau, é destinado aos professores das redes pública e privada de ensino e tem entrada gratuita.
Para mais informações, clique aqui ou entre em contato com a Casa Azul, associação que organiza a FLIP, pelo telefone (24) 3371-7082.

Tanguá promove a 4ª Caminhada da Fraternidade no próximo dia 2 de junho

Acontece no próximo dia 2 de junho, no município de Tanguá, a partir das 8h, a 4ª Caminhada da Fraternidade, idealizada pelo ensino religioso, com a participação de diversas escolas públicas e privadas. A caminhada reunirá mais de 1.500 alunos do estado, professores e representantes da comunidade e terá como tema “Fraternidade e Segurança Pública”. Através de atividades lúdicas, os participantes darão sua contribuição para uma sociedade mais justa e feliz. O evento conta com o apoio da Sociedade Pestalozzi, da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, do grupo da terceira idade, da Apae, do Padre Gilberto, da Pastora Emília e do Jornal O DIA.

Curso de Especialização (LatoSensu) em Alfabetização das Crianças das Classes Populares

O GRUPALFA-UFF realiza o Curso de Especialização (LatoSensu) em Alfabetização das Crianças das Classes Populares. Inscrições abertas para a 8ª turma - agosto de 2009/dezembro 2010, até o próximo dia 4 de junho.
Para acessar o edital clique no link: http://www.uff.br/facedu/pos/editalselecao2009.doc
Mais informações pelo telefone: 2629-2690 com Carlos Benites - diariamente após 16h
Daniele - terças das 8h às 16h e quintas de 8 às 15h.
Rosângela – segundas das 8h às 15h30 e quartas das 8h às 15h30.

Instituto Nacional de Educação de Surdos promove forum

O Instituto Nacional de Educação de Surdos está promovendo o Forum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez. Esses encontros, com palestrantes nacionais e internacionais, têm o objetivo de reunir educadores, pais, técnicos e pessoas surdas para refletirem e discutirem sobre assuntos relacionados à área.
 
Programação de Fórum/2009
"Contribuições da neurociência para os processos de ensino-aprendizagem"
Palestrante: Rita Thompson - Mestre em Educação pela UERJ, Coordenadora dos cursos em Saúde Mental infanto-juvenil e neuropsicologia da Santa Casa da Misericórdia no RJ, docente da UNESA, IBMR, FAFIC E FMU, supervisora do atendimento a crianças portadoras do TDAH e TID na Santa Casa da Misericórdia no RJ
Presidente: Maria Inês Barbosa Ramos/INES
Local
Auditório do Instituto Benjamin Constant - IBC
Av. Pasteur, 350 - Urca - RJ
Contatos: (21) 2285-7584 / 2205-0224
 
Data do Evento
Dia 28/05/2009
Horário: das 9h30 às 12h
 
Entrada
1Kg de alimento não perecível
Inscrições
no local, de 8h30 às 9h30
 

Abolição da Escravatura em Campos dos Goytacazes

Rememorações Pela Passagem dos 121 anos da Abolição da Escravatura
Numa ação conjunta, a Secretaria Municipal de Cultura de Campos, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Fundação Zumbi dos Palmares organizaram este grande evento. Segue a Programação:
 
11/05 - Palácio da Cultura - Auditório Amaro Prata Tavares
19h - Abertura Oficial
20h - Exibição do Filme - "Orfeu do Carnaval"
21h45 - Bate papo com Toni Garrido - Mediadores: Wesley Machado - Jornalista e George Gomes Coutinho - Sociólogo
23h Encerramento
 
12/05 - Palácio da Cultura - Auditório Amaro Prata Tavares
16h - Inauguração da Biblioteca José do Patrocínio
20h - Exibição do Filme "Chico Rei"
21h45 - Debate - Mediadores: Wesley Machado - Jornalista e George Gomes Coutinho - Sociólogo
23h Encerramento
 
13/05 - Pelourinho
16h - Apresentação de dança com grupos convidados
Apresentação de Capoeira com mestres campistas
17h30 - Roda de Samba com Lene Morais e a Velha Guarda Campista
20h - Exibição do Filme "Quilombo" (no Palácio da Cultura)
21h45 - Debate - Mediadores: Wesley Machado - Jornalista e George Gomes Coutinho - Sociólogo
23h Encerramento

Obras do “escultor do iluminismo” abertas para visitação

Os alunos da rede estadual têm a oportunidade de conhecer obras de arte que fazem parte do acervo do Museu do Louvre, na França. Vinte esculturas em bronze, terracota, mármore e gesso de Jean Antoine Houdon (1741 a 1828) estão expostas no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, até 5 de julho.
 Os professores podem entrar em contato com o instituto e agendar visitas guiadas por profissionais que contam um pouco da história do chamado “escultor do iluminismo”. A mostra "Tesouros do Louvre: esculturas de Houdon" faz parte das comemorações do “Ano da França no Brasil”.
No local, foi recriado um ambiente semelhante ao do museu francês, com luz natural, que permite uma melhor apreciação das obras realistas de Houdon. O artista retratou grandes personalidades da época e criou uma técnica que põe vida nos olhos dos rostos esculpidos. Os espectadores têm a impressão de estar sendo acompanhados pelos olhares de Voltaire, Rosseau, Diderot, entre outros. Outro detalhe interessante é a preocupação do artista em ‘assinar’ as obras, vista com maus olhos naqueles tempos.
Os estudantes podem ter uma verdadeira aula de história fora de sala. Logo na entrada, um grande painel animado contextualiza os visitantes, relacionando os acontecimentos do período no país europeu com os do Brasil. Jean Antoine Houdon viveu a Revolução Francesa e era conhecido por ter ótimas relações com os poderosos da época.
A exposição reserva ainda um acervo tátil. Um catálogo em braile pode ser consultado por pessoas com necessidades especiais. Além disso, objetos usados para esculpir estão à disposição do público, bem como obras originais e réplicas que podem ser tocadas.
Serviço:
Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº (próximo à Praça XV). A mostra está aberta de terça a sexta, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Preço: R$ 6.

Dois ponto zero - 31ª Semana de Comunicação da UERJ

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ realiza a 31ª Semana de Comunicação nos dias 12, 13 e 14 de maio no campus Maracanã. Com o tema "Dois ponto Zero: a web como ferramenta de negócio”, o evento tem como objetivo discutir os impactos das novas mídias na comunicação empresarial e como os relacionamentos com os públicos de interesse podem ser potencializados com ferramentas como blog, orkut, twitter, you tube, entre outras.
O conceito de web 2.0 traz uma nova era onde tudo é relacionamento, e o grande desafio é integrar empresas e seus públicos de interesse, tais como consumidores, comunidade, formadores de opinião, em uma perspectiva de uma comunicação contínua, praticamente em tempo real. Por isso, é fundamental a inserção do conceito de rede colaborativa ao planejamento estratégico da comunicação empresarial. Para participar desse debate, profissionais de várias empresas, como Edelman, FSB, Nós da Comunicação, Globo.com, Comunique-se, Tecnisa e Unimed foram convidados para apresentarem suas opiniões e experiências sobre essa nova perspectiva de se fazer comunicação.
Como as vagas são limitadas, os interessados devem ser inscrever pelo e-mail: doispontozero.uerj@gmail.com.
Programação
12/05 • Blog/Twitter: informação interativa
Mediador: Carla Costa (Departamento de Jornalismo UERJ)
Palestrantes: Thiane Loureiro (Edelman), Janine Loven (FSB), Claudia Croitor (Globo.com) e Raphael dos Santos (Editora Multifoco)
 
13/05 • Marketing Viral: o boca-a-boca na internet
Mediador: Manoel Marcondes (Departamento de Relações Públicas UERJ)
Palestrantes: Virginio Sanches (Unimed Rio), Walter Romano (Petrobras), Roberto Loureiro (Tecnisa) e Vinicius Pereira (UERJ/ESPM)
 
14/05 • Comunicação na web e as novas estratégias de negócio
Mediador: Fátima Régis (Departamento de Relações Públicas UERJ)
Palestrantes: Daniel Deivisson (Agência Frog), Vanessa Aguiar (Nós da Comunicação), Camila Leite (Nós da Comunicação) e Rodrigo Azevedo (Comunique-se)
Clique no link abaixo para mais informações:

CDI, Fundação Xuxa e GVT lançam Guia do Uso Responsável da Internet

Num momento em que o uso da Internet preocupa pais e alunos por ser também veículo para ações de pedofilia e outras práticas criminosas e ilegais, instituições da sociedade civil se unem para lançar um Guia de Uso Responsável da Internet e, ao mesmo tempo, promover um debate acerca do tema. O debate, aberto à imprensa, será realizado nesta sexta-feira, dia 8 de maio, e contará com a participação de professores e alunos do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, profissionais ligados à tecnologia, aos direitos da infância e adolescência e à inclusão digital.
O público trocará experiências e esclarecerá dúvidas sobre o assunto com a presidente da Fundação Xuxa, Maria da Graça Xuxa Meneghel; o empreendedor social e diretor-executivo do CDI (Comitê de Democratização da Informática), Rodrigo Baggio; o vice-presidente de Marketing da operadora de telefonia fixa e banda larga GVT, Alcides Troller Pinto; e o presidente da ABCID (Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital), Mário Brandão. A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, também estará na mesa de debates e é a responsável por levar o lançamento ao Carmela Dutra.
Com conteúdo elaborado por organizações não-governamentais, profissionais liberais e a iniciativa privada, o Guia para o Uso Responsável da Internet propõe mobilizar educadores, pais e alunos pela construção de relações e conteúdos saudáveis na rede mundial de computadores. Temas enfocados no Guia serão também abordados pelos participantes durante o debate, como as diferenças entre gerações, a segurança na Internet e formas de intervenção para o bom uso da Rede. Ao final do debate, haverá 20 minutos reservados para perguntas de jornalistas enviadas por escrito à moderadora do evento.
 
Anote na Agenda
Evento: Lançamento do Guia de Navegação para o Uso Responsável da Internet
Data: 8 de maio – sexta-feira
Horário: 11h às 12h30
Local: Instituto de Educação Carmela Dutra
Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero 491 - Madureira

Quinta edição do Parlamento Juvenil abordará a questão do primeiro emprego

No último dia 27 de abril ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a primeira reunião da comissão organizadora do Parlamento Juvenil 2009, que contou com a participação de representantes da FAETEC, do Colégio de Aplicação da UERJ, da Secretaria de Estado de Educação e do Coordenador do Projeto Parlamento Juvenil, o professor Arlindenor Pedro de Souza.
Na reunião foi fixado um calendário para o Parlamento Juvenil 2009, que nesta quinta edição abordará um tema que preocupa muito os nossos jovens, principalmente em meio à crise econômica mundial e às intensas transformações no mercado de trabalho: "O PRIMEIRO EMPREGO".
Como nos anos anteriores, os alunos apresentarão seus projetos e no final serão escolhidos, entre os próprios parlamentares, os melhores projetos. Para os interessados está dada a partida! Começa agora mais uma edição do Parlamento Juvenil, uma Escola de Democracia!
As Coordenadorias Regionais comporão suas respectivas comissões, assim como as unidades escolares que aderirem ao projeto. Nas unidades escolares, os alunos que desejarem participar deverão ter até 18 anos na data da inscrição, estando cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou da 1ª à 3ª série do ensino médio.
Calendário do Parlamento Juvenil 2009
INSCRIÇÕES NAS UNIDADES - De 4 a 18 de maio
PRIMEIRO TURNO - De 1 a 5 dejunho - RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO: 9 de junho
SEGUNDO TURNO - De 3 a 7 de agosto - RESULTADO DO SEGUNDO TURNO: 25 de agosto
TERCEIRO TURNO - De 17 a 21 de agosto - RESULTADO DO TERCEIRO TURNO: 25 de agosto

Desafio National Geographic 2009 – Incentive seus alunos!

“Inspirar as pessoas a cuidar do planeta.” Esse lema tem baseado as reportagens publicadas mensalmente em cada uma das 30 edições nacionais da conceituada revista National Geographic. Dos Estados Unidos ao Japão, da Ucrânia ao Brasil, da Bulgária à Turquia, todas as edições da National espalhadas pelo mundo têm se preocupado em revelar o planeta em toda sua diversidade natural, social e cultural. Por meio de fotos da melhor qualidade, gráficos, quadros, mapas e uma edição de texto rigorosa, suas reportagens têm como objetivo mostrar aos leitores o prazer que é descobrir, explorar, desbravar, investigar e conhecer o mundo. E, com isso, despertar entre eles o desejo de valorizar e preservar essa rica diversidade que se espalha pelo planeta.
O Desafio National Geographic 2009 está justamente baseado nesse espírito. Ele representa um grande concurso nacional de geografia, cujo maior objetivo é despertar entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo. O Desafio busca aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.
Assim como em sua primeira edição, realizada em 2008, o Desafio está baseado em orientações para estudantes e professores e em uma Matriz de Referência que dispõem sobre diversos temas e assuntos. Entre eles estão as relações sociedade-natureza, os usos dos recursos naturais, a questão da sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, as inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.
O conceito principal que norteia o Desafio National Geographic está assim expresso no Guia para Educadores, escrito pelo professor Roberto Giansanti, consultor pedagógico do concurso. “No projeto, os estudantes poderão examinar a diversidade natural, social e cultural dos diferentes espaços, reconhecendo também o significado social, econômico e cultural dos deslocamentos e valorizando o rico patrimônio cultural brasileiro mundial. De posse desses saberes, eles poderão avaliar e refletir sobre o curso do desenvolvimento das atividades humanas sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.”
 A ideia é que estudantes e educadores mobilizem diferentes saberes para interpretar os mais variados cenários geográficos do Brasil e do mundo. E que reconheçam o papel de cada um ao cuidar de si, de sua comunidade e do mundo em que vivemos. A partir desse programa, os estudantes poderão aprender mais e se preparar para as diferentes etapas do Desafio. 
Objetivos:
• Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na disciplina de Geografia e áreas afins;
• Propiciar o aperfeiçoamento de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
• Incentivar estudantes e educadores a reconhecer e avaliar as diferentes dimensões das relações sociedade-natureza, sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável;
• Disseminar a cultura de viagem e o conhecimento sobre o potencial das viagens e do turismo no Brasil e no mundo;
• Estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiar e escolar, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem. 
 
Como participar:
Os alunos não podem se inscrever individualmente. Para participar, primeiro é preciso que um professor-responsável inscreva sua escola. Pode ser o professor de geografia, de história, o coordenador pedagógico, o vice-diretor ou o diretor. Ao acessar a Ficha de Inscrição, ele terá que preencher os dados corretamente e escolher quais turmas participarão da prova.
Só podem concorrer alunos regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio. Este educador passa então a ser o professor-responsável por todas as atividades do concurso na escola. Só ele terá uma senha exclusiva que permitirá o acesso à Área Restrita e fazer o download de materiais importantes, como a primeira prova e certificados. Mas ele não precisa trabalhar sozinho. Sugerimos que o envolvimento de toda a comunidade escolar nas atividades do concurso. Importante: uma mesma escola não pode se inscrever duas vezes.
Feita a inscrição, a grande missão do professor-responsável é estimular e incentivar os alunos a estudar e acompanhar o Calendário. Recomenda-se que ele acesse o site diariamente, onde são publicadas notícias de seu interesse, e estimule os estudantes a fazerem o mesmo. Depois da primeira prova, a ser realizada no próximo dia 10 de agosto, caberá a ele também cadastrar no site os alunos de sua escola que passaram para a Fase Regional. Como maior incentivo, se um de seus alunos estiver entre os 20 finalistas que disputarão a Fase Final, ele também será convidado a vir a São Paulo em novembro.
 
Como será o Desafio National Geographic:
* A Fase Local será realizada na própria escola dia 10 de agosto;
* A Fase Regional será realizada em dezenas de escolas-sede regionais distribuídas em várias cidades do Brasil no dia 19 de setembro;
* A Fase Final será realizada em São Paulo entre 12 e 15 de novembro.
 
Para saber mais detalhes, consulte o Regulamento. Para a Fase Final serão convocados os 20 estudantes com melhor desempenho da Fase Regional. Estes estudantes irão a São Paulo acompanhados pelo pai ou pela mãe e pelo professor-responsável pelo Desafio em sua escola. Na Fase Final, todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão cobertas pela Editora Abril e seus parceiros. Enquanto os estudantes farão as provas, os responsáveis e professores cumprirão uma extensa agenda cultural na cidade.
Mais informações no site: www.viagemdoconhecimento.com.br

Casa França-Brasil reabre suas portas com a Exposição 28 milímetros – Mulheres/JR

Após seis meses de obras estruturais e de restauração, a Casa França-Brasil reabre suas portas com a exposição 28 milímetros – Mulheres/JR, do jovem e mundialmente famoso artista francês JR. A mostra é parte da série Women, iniciada na África em 2008.
A exposição
Em agosto de 2008, durante quinze dias, o artista filmou e fotografou mulheres do Morro da Providência. Em seguida, colou suas imagens nas fachadas das casas do morro, brincando com vãos, portas e janelas. O resultado foi uma imensa instalação a céu aberto, formada por dezenas de fotos gigantes misturadas à paisagem da favela. Essa experiência deu origem à etapa brasileira do projeto 28 milímetros – Mulheres/JR, que conta a história dessas “personagens reais” por meio de relatos e imagens. Suas fotografias ampliadas ocupam as dependências da Casa e também a fachada de outros prédios e espaços públicos do Centro, transformando o espaço urbano na extensão de uma galeria de arte.
Com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, da Oi, da CulturesFrance e do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a exposição, produzida pela Soluções Urbanas, traz ainda o relato das próprias moradoras do Morro da Providência falando de suas vidas, das suas experiências pessoais, alegrias, tristezas e sonhos. Um painel gigante com a foto dessa instalação foi construído no salão principal da Casa. Nas aberturas do painel, foram colocados televisores e o visitante poderá ver e “escutar” cada uma dessas mulheres.
A montagem utiliza a tecnologia como elemento redutor das distâncias entre o morro e o asfalto. Uma casa da favela, feita de madeira e prestes a ser demolida, foi desmontada e reconstruída no interior do centro cultural. Na parte interna, além de fotografias, foi instalada uma câmera que transmite a imagem dos visitantes em tempo real para um telão instalado no Morro da Providência.
Em uma das salas laterais da Casa, um artista nascido e criado naquela comunidade expõe suas obras: Maurício Hora, fotógrafo autodidata que emprega a arte para mostrar “o olhar da favela sobre a cidade”. Maurício já expôs seu trabalho no Centro Cultural José Bonifácio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e no FotoRio. Durante o Ano do Brasil na França, Maurício atuou como diretor de fotografia do projeto Favelité e levou o cenário da favela para o metrô de Paris.
JR, o “artivista”.
JR tem 26 anos e utiliza espaços abertos, fachadas de residências, prédios públicos e outras construções como cenário para as suas obras. São fotos gigantes que, coladas nesses ambientes, unem-se à paisagem e produzem um resultado provocador, “atravessando” a visão dos transeuntes. O artista – ou “artivista”, como ele se autodenomina – encanta e levanta questões, valendo-se de uma linguagem absolutamente contemporânea. Ele funde arte e ativismo para reunir pessoas e quebrar paradigmas, apresentando o objeto fotografado livre de estereótipos ou interpretações.
Em Retratos de uma Geração, JR realizou uma série de fotografias de jovens das periferias de Paris e, ampliadas, as colou em construções dos antigos bairros populares da cidade. Na África, o artista registrou o cotidiano de mulheres que vivem em zonas de conflito, compartilhando suas histórias com o mundo e mostrando a vontade que têm de viver.
Um marco na sua carreira acontece em 2007. Na mostra Face 2 Face, a maior exposição fotográfica ilegal do mundo, o artista expôs imensos retratos de israelenses e palestinos face a face em oito cidades das duas regiões e no próprio muro que as separa.
JR já mostrou seu trabalho em Londres, Paris, Barcelona, Bruxelas, Berlim, Gênova, Amsterdã, entre outras cidades.
Serviço
JR 28 milímetros / Mulheres
Casa França-Brasil
Av.Visconde de Itaboraí, 78 – Centro do Rio
Terça a domingo, das 10h às 20h
Até dia 21 de junho
Entrada Franca
Site do artista
 
 
 

Participe do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2009!

As inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2009 já estão abertas. O Prêmio está na sua quarta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas, estaduais ou municipais, ONGs, Associações, Fundações e Escolas Técnicas Públicas.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.
Educadores de ensino básico poderão se inscrever nas seguintes categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração, Inovação em Conteúdo. Todos os projetos que participarem dessa seleção estarão inscritos também para a categoria Educador Inovador! Já professores de escolas técnicas públicas se inscrevem na categoria Educador Inovador - Escolas Técnicas.
Podem participar do Prêmio todos os educadores e gestores da rede pública, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs ou NRTEs, escolas públicas, municipais ou estaduais, de ONGs, fundações e escolas técnicas.
Os projetos podem ser enviados até o próximo dia 10 de julho. Para os inscritos na categoria Escolas Técnicas, o prazo é até 3 de julho. Os projetos finalistas serão conhecidos no dia 7 de agosto, nos seguintes sites:
Educadores Inovadores
Microsoft Educação
Blog do Prêmio
 
Os projetos vencedores serão conhecidos na premiação que será realizada em São Paulo (SP), no dia 25 de agosto de 2009. Na ocasião, os grupos finalistas terão a oportunidade de apresentar seus Projetos à Banca Examinadora (exceto na categoria Educador Inovador) e aos educadores convidados.
Os participantes dos grupos vencedores ganham um notebook para utilizar a tecnologia a serviço da educação de onde estiverem!
Os responsáveis pelos projetos vencedores das categorias de Ensino Básico concorrerão com educadores de todo o mundo e serão os representantes do Brasil em um evento internacional da Microsoft.
Uma das grandes novidades do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores para esse ano é a final mundial da competição: pela primeira vez será realizada na América Latina, em Salvador.
“Reconhecer educadores pelo uso da tecnologia aplicada na sala de aula visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem é uma forma de encorajar que essas práticas se disseminem”, explica a gerente de Educação para Área Social da Microsoft Brasil, Ana Teresa Ralston. “Nesse sentido, será um privilégio receber a etapa mundial do prêmio, trazendo para o Brasil os educadores que conseguiram desenvolver projetos mais inovadores em todo o mundo”.
E você, já se inscreveu? Não perca tempo! Acesse www.educadoresinovadores.com.br, cadastre-se e boa sorte!

NTE de Volta Redonda comemora 10 anos de existência

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Volta Redonda está comemorando 10 anos de contribuições para melhoria do processo educativo através do uso das tecnologias.
Inaugurado no ano de 1999, o NTE de Volta Redonda dedicou-se à capacitação de gestores, professores e alunos, possibilitando o contato destes com as novas tecnologias de comunicação e informação, oferecendo condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador à sua prática pedagógica.
O NTE auxilia os professores através de cursos que envolvem Informática Aplicada à Educação, desenvolvimento de projetos de aprendizagem em ambientes informatizados, acompanhando e assessorando as Unidades Escolares conforme as orientações recebidas da Coordenação de Tecnologia Educacional - SEERJ.
A comemoração irá estender-se por quatro semanas, de 8 de maio a 5 de junho, sendo cada uma delas dedicada à divulgação de diferentes ferramentas computacionais. Serão oferecidas oficinas, mini-cursos, palestras, Install Fest, espaço para relato e troca de experiências, reunindo parceiros e toda a comunidade escolar.
A previsão é de que cerca de 400 pessoas participem das comemorações, entre gestores, professores e alunos. O objetivo do evento é divulgar as atividades do Distrito de Tecnologia Educacional dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Equipe, estimulando o intercâmbio entre especialistas, gestores, professores, alunos, técnicos, contribuindo assim para a formação de profissionais comprometidos com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Inscrição e Informações:
Encontram-se disponíveis no Portal do DTE: www.ntevrrj07.org, telefone (24)3348-3750 e e-mail: ntevoltaredonda@yahoo.com.br

Fórum debate importância da coletividade

Enquanto a sociedade do século XXI valoriza cada vez mais o individualismo, a educação vai no caminho contrário e busca a integração das pessoas com propostas que destaquem o grupo. No caminho da valorização do trabalho coletivo, o Programa Escolas Irmãs realiza, por meio da Edições SM, mais um Fórum SM de Educação. O tema é “Aprendizagem: Uma Experiência Compartilhada”.
Serão discutidas nos dias 12 e 13 de maio, no hotel Sofitel Copacabana, as diferentes faces da aprendizagem como um processo de encontros e compartilhamento de experiências. Importantes nomes da educação mundial vão marcar presença no evento.
A palestra “A Aprendizagem como um Processo Colaborativo” será ministrada por Miguel Zabalza, Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e professor catedrático da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela, ambas da Espanha. Miguel atua na formação de professores, currículo e qualidade do ensino. É pesquisador principal de 25 projetos internacionais e autor de mais de 100 livros, entre eles Diários de aula e Planejamento e Desenvolvimento Curricular na Escola.
Jussara Hoffman, Mestre em Avaliação Educacional, aposentada pela UFRGS e diretora da editora Mediação, falará sobre a “Reconstrução das Práticas Avaliativas”. Há 30 anos, ela desenvolve estudos sobre a importância da avaliação como criadora de condições dignas de aprendizagem para todos os alunos. Com 12 publicações, já alcançou a marca de 400 mil livros vendidos no Brasil e exterior.
“Liderar é Desenvolver Valores” é o assunto da apresentação do professor José Ernesto Bologna, graduado e pós-graduado em Psicologia e Administração de Empresas, com extensões pela Bowling Green State University, de Ohio, e pela Universidade de Kalamazoo, de Michigan. Consultor e conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento, aplicada à Gestão e à Educação, José Ernesto é também autor de diversos artigos, livros e vídeos, e titular da empresa Ethos Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Mais informações no site: www.edicoessm.com.br

XII Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica

Período: de 13 a 17 de julho de 2009
Data limite para inscrições: 30 de maio de 2009.
Objetivo: Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.
Público alvo: Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de Ciências em especial Física, Química, Matemática e Geografia, assim como estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação em áreas afins.
CARGA HORÁRIA
Estão programadas 29 horas de aulas temáticas, 6 horas e 30 minutos de atividades extras e 4 horas e 30 minutos reservadas a visitas e apresentações, totalizando 40 horas de curso. As aulas e atividades serão realizadas na unidade do INPE de São José dos Campos (SP).
PROGRAMA DO CURSO
ASTRONOMIA NO DIA-A-DIA
Dr. André de Castro Milone - Nascimento da Astronomia
- Percepção e Contagem do tempo
- Dias e Noites
- Estações do ano
- Fases da Lua
- Eclipses
- Marés dos oceanos
 
ASTROFÍSICA OBSERVACIONAL
Dr. Francisco Jablonski
- Espectro eletromagnético
- Efeito da atmosfera terrestre na observação dos astros
- Telescópios e detectores
SISTEMA SOLAR
Dra. Cláudia Vilega Rodrigues
- Introdução Histórica
- Sol, planetas e corpos menores
- Dinâmica
- Formação
- Outros Sistemas Planetários
 
O SOL
Dr. José Roberto Cecatto
- Estrutura do Sol
- Atividade Solar
- Explosões Solares
 
ESTRELAS
Dr. Flávio D´Amico
- Cor e brilho das estrelas
- Interiores estelares
- Geração de energia nuclear
- Nascimento, vida e morte das estrelas
 
ESTÁGIOS FINAIS DE ESTRELAS
Dr. Flávio D´Amico
- Anãs brancas
- Estrelas de nêutrons
- Buracos negros
 
FORMAÇÃO DE ESTRELAS
Dr. José Williams Vilas-Boas
- Regiões de formação de estrelas
- Como nascem as estrelas
- Interação com o meio circundante
 
GALÁXIAS/COSMOLOGIA
Dr. Hugo Capelato/Dr. Carlos Alexandre Wuensche
- Introdução histórica
- Galáxias: a nossa vizinhança cósmica
- A escala de distância cosmológica
- O Universo em que vivemos
- Suporte observacional do Big Bang
- Futuro do Universo
 
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTROFÍSICA NO INPE
Dr. Oswaldo Duarte Miranda/Dr. Carlos Alexandre Wuensche
- Meio Interplanetário e física solar
- Estrelas
- Pulsares e Buracos Negros
- Galáxias
- Raios Cósmicos
- Cosmologia
- Instrumentação utilizada
 
ATIVIDADES EXTRAS Observação do céu noturno com telescópio.
Oficinas temáticas:
- Orientação geográfica e relógio de sol
- Medidas da radiação luminosa
- O sistema solar em escala
- Campos magnéticos do sol e manchas solares
- As cores das estrelas
- Medindo a expansão do Universo
 
VISITAS MONITORADAS
- Centro de Visitantes do INPE
- Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE
- Experimentos e laboratórios da DAS *Observatórios
 
HORÁRIO DAS AULAS, ATIVIDADES EXTRAS E VISITAS
- Aulas, oficinas e apresentações: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30.
- Sessão de observação dos astros: das 19h às 21h.
- Sessão de abertura: 2ª feira dia 13 às 8h.
 
MAIS INFORMAÇÕES PELO SITE:

Inovar para Crescer: II Oficina Pedagógica será realizada no dia 30

A II Oficina Pedagógica do Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE) será realizada no próximo dia 30 de abril, de 9h30 às 12h, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), localizada à Rua da Candelária, 9, Centro.
O tema da oficina será “Astronomia na Escola – uma abordagem inovadora” e o evento contará com uma palestra de Fernando Vieira, Astrônomo e Diretor da Fundação Planetário.
Objetivo Específico
· Avaliar as principais conquistas no campo da astronomia;
· Analisar as abordagens deste tema no trabalho escolar;
· Conhecer a importância da profissão de astrônomo.
As Oficinas Pedagógicas do PINCE são atividades inteiramente gratuitas e conferem certificados a todos os participantes.
Objetivo Geral
· Atender ao programa de formação continuada, através da discussão de novas metodologias e tecnologias educacionais;
· Colaborar na capacitação dos docentes e demais interessados em questões educacionais, através dos temas apresentados;
· Estimular alunos matriculados no Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Universitários a uma convivência acadêmica mais democrática capaz de colaborar em suas formações;
· Facilitar o encontro entre os profissionais e estudantes das diversas Escolas, Colégios e Universidades do Rio de Janeiro;
· Reforçar o diálogo entre os interessados em educação, permitindo maior intercâmbio pedagógico;
· Funcionar como centro de estudo, abrindo um canal extra-escolar para debates sobre temas educacionais e culturais;
· Estimular o uso de inovações tecnológicas, metodologias diferenciadas e ações empreendedoras nas atividades escolares;
· Propiciar a criação de círculos de pesquisa, através do Prêmio PINCE 2009;
· Sensibilizar alunos e professores na organização de projetos que possam ser traduzido em benefícios para nossa comunidade;
· Facilitar o acesso às atividades desenvolvidas pela ACRJ e, em especial, pelo Programa Inovar para Crescer nas Escolas.
Faça a sua Inscrição por email: inovarparacrescer@acrj.org.br
Mais informações (21) 2514-1286 / 1217 / 1294
Participe!
Sua presença é muito importante!

6º Seminário Intermunicipal de Educação Vozes da Aprendizagem - "Vale Nota, Professor?"

As diversas concepções de educação proporcionam VOZES distintas à avaliação, dependendo da filiação teórica. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Por vezes, o aluno é avaliado em função dos padrões de comportamento, de conhecimento e de habilidades propostas pela escola. Quem não é capaz de responder às exigências propostas por tais padrões não está pronto, não está maduro para acompanhar o processo de escolarização.

Exposta a tantos posicionamentos distintos, parte das instituições escolares, e também parte dos professores, procura otimizar um ensino de qualidade, tentando objetivar o problema do fracasso da escola, questionando não um aluno para uma escola padrão, mas a relação entre a escola, seu currículo, sua metodologia e seu sistema de avaliação. No entanto, práticas avaliativas conservadoras e excludentes persistem, assolando a vida de inúmeros educandos.
Cientes das contradições que permeiam a avaliação da APRENDIZAGEM escolar, objetivamos, neste 6º SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VOZES DA APRENDIZAGEM - "VALE NOTA, PROFESSOR?", promover reflexões que discutam enfoques seletistas, utilizando, para isso, as vozes de especialistas, pensadores da Educação que questionam a atitude passadista do autoritarismo como caminho de restituição da ordem perdida.

Serviço:

Dias 13, 14 e 15 de maio

Teatro Municipal Trianon

Endereço: Rua Marechal Floriano, 211 – Centro – Campos dos Goytacazes
 

Inscrições abertas para o I Encontro Regional de Arte-Educadores Sudeste FAEB

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Regional de Arte-Educadores Sudeste FAEB, a ser realizado de 10 a 13 de junho no Pólo Universitário de Rio das Ostras - RJ (PURO-UFF).

O evento, cuja temática é “Interculturalidade: Currículo e Formação do Arte-Educador”, está sendo realizado pelo curso de Produção Cultural do PURO-UFF em parceria com a FAEB – Federação de Arte Educadores do Brasil.

Diversos nomes da Arte Educação brasileira já confirmaram presença no evento, incluindo palestras de Jacqueline MacDowell (presidente da FAEB), Marcus Lontra (Prêmio Marcus Villaça), Isabela Frade (UERJ), Ivone Richter (UFSM), Ângela Ancora (URFJ), Ronaldo Rosas (UFF) e Lucia Pimentel (UFMG).

O ENREFAEB tem como principal objetivo divulgar práticas exitosas na área de Arte Educação bem como priorizar a reflexão dessa temática. Durante o evento, os inscritos também poderão acompanhar a realização da IV Mostra de Arte Contemporânea do PURO-UFF e participar de mini-cursos das áreas de Arte Digital e Performance, Cerâmica e Mosaicos, Gravura Digital, Arte Pública, Tecnologias da Informação em Ambientes, Urbano com Personagem, Palavra/Escrita, Corpo, Performances, Musical, Movimento e Experiências em Arte Educação.

Interessados em participar do evento e em submeter trabalhos devem acessar o site www.puro.uff.br/enrefaeb e se cadastrar. A programação completa do I ENREFAEB também pode ser conferida no site. A inscrição é gratuita.

Exposição sobre tuberculose de volta ao Museu da Vida

Baseada em extensa pesquisa desenvolvida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com o apoio do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/FNS/Ministério da Saúde, a exposição Imagens da Peste Branca. Memória da Tuberculose, que traça um panorama da doença no Brasil do início do século até hoje, está de volta ao Museu da Vida com entrada franca.

Cartazes, fotografias, caricaturas, documentos e objetos revelam a história da tuberculose, da criação da Liga Brasileira contra a Tuberculose, das campanhas nacionais de combate à doença, do imaginário social sobre a tuberculose e outros aspectos estão na mostra.

A atualidade da questão da tuberculose é indiscutível, dado o aumento do número de casos da doença associado à pauperização, à resistência bacteriana e à incidência da Aids. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dirigentes da Saúde de 27 países combinaram diversas ações para conter a epidemia global da tuberculose.

Serviço

Até 15 de maio.
Museu da Vida
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro, CEP: 21.045-900.
E-mail: museudavida@fiocruz.br
 

Ana Maria Machado deixa sua marca no MIS

Pintora, jornalista e escritora premiada. Além de imortal, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL). Esses são alguns dos predicados de Ana Maria Machado, convidada de abril do projeto “Depoimentos para Posteridade”, do Museu da Imagem e do Som (MIS). É para contar um pouco sobre a sua trajetória multifacetada que a escritora estará na sede Praça XV do MIS, no próximo dia 29 (quarta-feira), às 13h30, para ser entrevistada pelo jornalista e publicitário Armando Strozenberg; pela secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Beth Serra; e pelos jornalistas Sérgio Augusto e Tutty Vasques.
 
Na vida da carioca nascida em Santa Tereza, os números são generosos: 33 anos de carreira, mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Tamanho talento foi consagrado quando recebeu um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1993; o Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial, em 2000; e o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2001. Já em 2003, a escritora foi escolhida para ocupar a cadeira de número um da Academia, substituindo Evandro Lins e Silva.
 
Em 1966, o MIS inaugurou o projeto “Depoimentos para Posteridade”, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de 900 depoimentos com quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo de figuras notáveis, como Cartola, Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Isaac Karabitchesky, Gilberto Braga, Marieta Severo, entre muitos outros. Vale lembrar que todos os testemunhos ficam à disposição do público nas salas de consulta do MIS. O depoimento da escritora Ana Maria Machado fará parte do acervo em até 48 horas, logo após o término de sua entrevista.
 
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV. (21) 2332 9511. Entrada franca. Dia 29 de abril, às 13h30.

MFL 2009 - 8ª Mostra do Filme Livre: a produção independente a seu alcance

Focada em filmes realizados sem recursos públicos, a Mostra do Filme Livre é o principal evento nacional para a difusão da produção independente, exibindo obras experimentais, que fogem da narrativa tradicional, feitas em todos os formatos e realizadas em qualquer época. Os homenageados em 2009 são: o artista multimídia Sergio Ricardo e a produtora independente canibal Filmes, de Santa Catarina. A MFL também fará debates e sessões especiais como “Novos Mineiros”, “Sexuada”, “Mundo Livre”, “Pílulas” e a já tradicional sessão “Invisível”. Um júri convidado vai indicar os destaques do evento, que receberão o troféu do Filme Livre e diversos produtos e serviços audiovisuais.
 Centro Cultural Banco do Brasil - RJ. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Tel: (21) 3808-2020. De terça a domingo, das 10h às 21h. *Confira a programação completa no folder do evento e no endereço eletrônico: www.mostradofilmelivre.com. Até 26 de abril.

Música no Museu é um espetáculo à parte no mês de abril

Depois de receber a Ordem do Mérito Cultural 2008, a Série Música no Museu prossegue em sua 12ª edição de concertos gratuitos e, mais uma vez, inovando... São atrações e programas internacionais de toda a espécie, sob prescrição única: qualidade. Destaque para o Duo Trevisani da Itália, que vem confirmar a premissa.
Sem distinção de procedência, escola ou época - da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos, aliás, já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas grupos brasileiros e alguns internacionais.
Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música. A música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários dos museus trazem um ganho considerável a sua densidade cultura razendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Clique no link abaixo e confira a programação completa do Música no Museu em abril:

Um mergulho nas Paisagens Silenciosas de Lucila Wroblewski

Está em cartaz na Grande Galeria da CAIXA Cultural Rio a exposição Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos, continuação do trabalho anterior da artista Lucila Wroblewski, vencedora do prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo em 1994, com a série Paisagens Silenciosas _ P&B. A mostra reúne 44 imagens ampliadas em papel fotográfico colorido em grande formato. Dividida em três módulos, Florescência, Luminância e Vestígio, as fotografias registram momentos alheios ao burburinho constante da vida cotidiana e corriqueira.
Feitas ao entardecer e durante a noite, Lucila Wroblewski utiliza a luz ambiente e faz iluminação com lanterna (light-painting), o que lhe permite manipular o instante do registro fotográfico. A técnica, inspirada no trabalho do fotógrafo esloveno Eugen Bavcar, cego desde os 12 anos, mergulha na densidade psicológica, percorrendo as mais profundas camadas da existência.
CAIXA Cultural RJ / Grande Galeria. Av. Chile, 230 - Centro. (21) 2262 5483/8152. Entrada franca. De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. *Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural. Até 24 de maio.

Rock’n Roll: espetáculo premiado de Tom Stoppard estreia na cena carioca

A Caixa Cultural tem a honra de receber a montagem de Rock'n'Roll, peça inédita de Tom Stoppard, um dos maiores dramaturgos vivos. Com direção de Felipe Vidal e Tato Consorti, o espetáculo se vale do rock'n'roll para contar uma história sobre a desestruturação do comunismo no leste europeu.

A trilha sonora da peça é composta por clássicos de grandes artistas do gênero, como Rolling Stones, Beatles, John Lennon, Bob Dylan, Velvet Underground, Syd Barrett, Doors, Pink Floyd, Beach Boys, Guns'n'Roses, Grateful Dead, U2, além da banda The Plastic People of the Universe, grupo de rock que surgiu em Praga, em 1968, e se tornou um símbolo da resistência ao regime comunista.

A primeira montagem de Rock'n'Roll estreou em 2006, no Royal Court Theatre, em Londres, onde recebeu quatro indicações ao prêmio Olivier. Em 2007, a mesma produção britânica estreou em Nova York, onde ficou em cartaz até março de 2008, e recebeu mais quatro indicações ao Prêmio Tony.

CAIXA Cultural RJ / Teatro Nelson Rodrigues. Av. Chile, 230 - Centro. (21) 2262 5483/8152. Ingressos: R$ 30. De quarta a domingo, às 20h. *Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural. Até 26 de abril.

Neoconcretismo completa 50 anos no MAM-Rio

Em comemoração aos 50 anos da 1ª Exposição Neoconcreta, inaugurada em 19 de março de 1959, o Museu de Arte Moderna preparou, com curadoria de Reynaldo Roels Jr., uma mostra que narra a trajetória do movimento neoconcreto. Desde o cisma com o Movimento Concretista paulista até a dissolução do grupo em 1962, estão presentes preciosidades do movimento: obras produzidas antes do Manifesto Neoconcreto, escrito por Ferreira Gullar, outras que foram frutos das adesões de novos artistas ao grupo e trabalhos que expressam as formas mais radicais de expressão neoconcreta antes do fim do projeto coletivo. Também integram a mostra alguns exemplares da série Bicho, de Lygia Clark, e de Metaesquemas, de Hélio Oiticica. A exposição conta ainda com obras de Amilcar de Castro, Lygia Pape, Wyllis de Castro, Aluísio Carvão, Franz Weissmann, Hércules Barsotti e Décio Vieira e poemas de Ferreira Gullar, Reynaldo Jardim e Roberto Pontual.

Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo. (21) 2240 4944. De terça a sexta, do meio-dia às 18h. Sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 19h. *A bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação. Até 7 de junho.
 

O lugar do ar: respiração que pulsa na obra de Carla Guagliardi

A capacidade de propor relações surpreendentes é um aspecto fundamental na obra de Carla Guagliardi, em cartaz no MAM Rio. Da coexistência dos materiais surge uma vitalidade incomum. Vitalidade que tem a ver com a presença da água e do ar como elementos estruturais em suas esculturas. A informalidade rigorosa, tão cara a sua poética, tão própria de sua delicadeza bruta, decorre justamente disso. Na verdade, vai além de uma leveza sustentável do ser, da capacidade das obras se manterem no limite da dissolução. Mais do que isso, suas peças estão constantemente se transformando, vivendo processos internos nos quais os materiais vão se alterando – seja a quantidade de ar e a forma dos balões, seja a oxidação visível do ferro no interior dos colchões de plástico e água, seja ainda o cobre que respira no contato com a água no interior das bolas de vidro. Respiração que pulsa na obra e é motriz do gesto escultórico de Carla Guagliardi.
Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo. (21) 2240 4944. De terça a sexta, do meio-dia às 18h. Sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 19h. *A bilheteria fecha 30 min. antes do término do horário de visitação. Até 17 de maio.
 

2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Será aberto no dia 17 de abril, no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes, o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O encontro prosseguirá até o dia 20, com cursos, concursos, oficinas e palestras relacionadas ao tema nas dependências do IFF (Cefet).
O evento é uma realização do Clube de Astronomia Louis Cruls, em parceria com a Prefeitura de Campos, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Instituto Federal Fluminense, o CNPq, o MEC, a ONG Astrônomos Sem Fronteiras, o Programa Unawe (Universe Awareness) e o ICRA/CBPF (Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica).
Estarão presentes neste segundo encontro astronautas, astrônomos e astrofísicos de diversos países, como Irã, Paquistão, Emirados Árabes, Índia, Estados Unidos, Cuba, Uruguai e Bolívia, além de brasileiros de diversos Estados, entre os quais o astronauta Marcos Pontes, Ronaldo de Freitas Mourão e Marcomedes Rangel, do Observatório Nacional.
Centenas de estudantes e professores de diversas regiões já se inscreveram para os cursos e oficinas, inclusive a de confecção de um foguete à base d’água com garrafa pet, que sobe a 30 metros. Os cursos incluem programas que podem ser implantados em escolas para todas as séries do ensino fundamental.
Segundo Marcelo Oliveira, do Clube de Astronomia, “os professores terão a oportunidade de conhecer formas interessantes de ensinar física e astronomia que agradam os alunos, tornando muito mais dinâmicas suas aulas”. Já os interessados nas experiências dos astronautas e dos especialistas em astronáutica e astrofísica terão a oportunidade de participar de palestras e debates sobre o que ocorre hoje, nessa área, em grande parte do mundo.

Café Cultural apresenta... “Essa Coisa Que Me Dá”

Com texto e direção de Gilberto Behar, a peça “Essa Coisa Que Me Dá” está em cartaz no Espaço Café Cultural. O espetáculo apresenta um olhar bem humorado com sete esquetes sobre as relações humanas. Bebel Mesquita, Diego Nardes, Jaqueline Macóeh e Thales Paradela compõem o elenco da comédia.
Espaço Café Cultural. Rua São Clemente, 409 - Botafogo. (21) 2286-2648. Ingressos: R$ 20. Até 26 de abril.

TV Escola: séries do programa Salto para o Futuro estão de volta

Na semana de 13 a 17 de abril de 2009 recomeçam as séries inéditas do programa Salto para o Futuro, da TV Escola, apresentando um tema de grande relevância na educação – Currículo: conhecimento e cultura.

Em 2009, acompanhando as mudanças da TV Escola, que apresenta uma nova grade de programação, com novos quadros, séries, faixas e horários de reprises para atender às demandas do público, o Salto para o Futuro assume outro formato. O programa televisivo passa a ter 48 minutos de duração e as séries temáticas são assim organizadas: Salto revista: três revistas eletrônicas (às segundas, terças e quartas-feiras), delineando três grandes eixos de apresentação de um tema relevante no cenário da educação contemporânea; Salto entrevista: às quintas-feiras, o programa compreende três blocos de entrevistas, com entrevistados diferentes em cada bloco, ampliando os olhares sobre o assunto em questão. Salto debate: ao vivo, às sextas-feiras, fechando a semana, com três debatedores e amplo espaço para a interatividade por telefone 0800 0216689 e email salto@mec.gov.br.

O Salto para o Futuro muda sem se afastar de seu objetivo primordial: a formação de professores. E a série Currículo: conhecimento e cultura, ao revisitar esta temática, já abordada em 2008 com a série Currículo: questões contemporâneas, propõe uma reflexão sobre o currículo escolar, tendo como pressuposto a diversidade da sociedade contemporânea. Ao longo da série, são problematizados temas que envolvem desde a construção e a organização do currículo até sua vivência nas escolas. Diferentes formas de conhecimento, novas organizações de espaços e tempos escolares e uma abordagem que integra as diversas disciplinas e áreas do saber também são temas em discussão.

Na estrutura atual, um maior espaço é reservado ao audiovisual, revelando, por meio de imagens e depoimentos, a diversidade das escolas brasileiras, o que já se tornou uma das marcas do programa. Mas é essencial destacar que o Salto continua investindo na interatividade e a propondo um diálogo com os professores e professoras de todo o país, em especial com aqueles reunidos nas telessalas: durante toda a série, um fórum na internet e uma caixa postal estarão disponíveis, possibilitando o recebimento de questões, enviadas antecipadamente, para serem desenvolvidas no programa de TV na sexta-feira, ou no próprio site, durante a semana.

Perguntas podem ser enviadas, com antecedência, para o e-mail salto@mec.gov.br e, durante o programa “ao vivo” - às sextas-feiras - para o telefone 0800 0216689.

O amor do Pequeno Príncipe – cartas a uma desconhecida

A editora Nova Fronteira traz um presente para todos que se encantaram com as histórias do Pequeno Príncipe. Um sopro de novidade e... mais uma vez podemos nos envolver com a sinceridade, a beleza e a entrega do autor Antoine de Saint-Exupéry.

O novo livro é composto por cartas inéditas que estão no Museu de Cartas e Manuscritos, na França. A história? Amor, sempre...

Em maio de 1943, Antoine de Saint-Exupéry voltou para Argel para tentar encontrar o campo de ação militar de sua esquadrilha. Um dia, num trem, conheceu uma moça de 23 anos, do leste da França, casada. Ela trabalhava como condutora da ambulância da cruz vermelha.  Precisamos dizer que ele se apaixonou por ela? Precisamos. E foi perdidamente. Tanto que se relacionaram durante o último ano de vida do autor.

As poucas cartas encontradas que ele lhe envia revelam o elo entre o autor e o seu personagem, o Pequeno Príncipe. O livro é recheado de ilustrações, que mostram como os desenhos têm força para expressar sentimentos.

Prêmio Vivaleitura: quem sabe não é você o mais novo artífice da Literatura Nacional?

Estão abertas as inscrições para o prêmio Vivaleitura 2009. Até o dia 24 de julho, as instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil podem concorrer com seus trabalhos de incentivo à leitura em três categorias distintas (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).

Serão selecionados e divulgados em outubro cinco projetos em cada eixo. Os vencedores serão conhecidos em novembro e o contemplado em cada categoria receberá um prêmio de R$ 30 mil. Informações no site www.premiovivaleitura.org.br.

Corpo, Máquina e Política

Atividade paralela ao curso “Corporeidades - apontamentos filosóficos para uma história do corpo”, ministrado pelo pesquisador Rodrigo Afonso Magalhães, que acontece em maio no CCJF, a mostra de filmes explora recortes diversos com a intenção de analisar o corpo sob o modelo cinematográfico. Agrupados em temáticas, os títulos exploram desde a relação entre o homem-máquina e a tecnologia até o corpo como metáfora e princípio organizador do social.

Curadoria: Rodrigo Afonso Magalhães

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel. (21) 3261-2550. Classificação: 18 anos. Terças e quartas, dias 07, 08, 14, 15 e 22. Entrada: R$ 2 e R$ 1 (meia) *Ver horários e programação completa no site do CCJF (www.ccjf.trf2.gov.br).

Trilha Sonora é tema de curso gratuito de David Tygel na CAIXA Cultural Rio

Um dos mais atuantes músicos de cinema de sua geração, David Tygel é o ministrante convidado de “Trilha Sonora: A Música da Imagem”, curso gratuito que a CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove de 14 a 17 de abril. Os interessados devem se inscrever através do e-mail contato@cenabrasil.com.br.

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o curso propõe a discussão sobre a importância da música no universo da produção cinematográfica e é voltado tanto para profissionais da área cinema, música e comunicação como para todos os que se interessam por trilha sonora no cinema.

Com duração de quatro dias, “Trilha Sonora: A Música da Imagem” pretende fornecer ao público informações básicas sobre o uso da trilha musical no cinema e conhecer os processos de criação e produção musical para a imagem cinematográfica, bem como a sua sincronização através da visualização de softwares multicanais em computador. O curso é um olhar sobre a relação diretor/compositor/produtor e, apresenta ainda algumas implicações como estudos de orçamentos e direitos autorais no produto áudio-visual.

CAIXA Cultural RJ. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro. Tels.: (21) 2544 4080. De terça a sexta, das 18h às 21h. Classificação: livre. Entrada franca. *Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural. **Inscrições a partir do dia 30 de março pelo endereço: contato@cenabrasil.com.br. ***Após a tolerância de 15min para o comparecimento dos inscritos à sala de cinema 2, os lugares não preenchidos serão colocados à disposição do público, em ordem de chegada. De 14 a 17 de abril.

Inscrições abertas para o 27º Intercolegial McDonald´s / O GLOBO

Já estão abertas as inscrições para o 27º Intercolegial McDonald´s / O GLOBO. As inscrições vão até o dia 30 de abril. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o representante da escola receberá um protocolo confirmando a reserva das vagas ou informando se as vagas para aquela modalidade já foram encerradas. O protocolo deverá ser impresso, assinado e carimbado pela direção da escola e entregue na Secretaria do Intercolegial - Avenida Salvador Allende, 6.700, sala 217, Shopping Bandeirantes, Recreio. Somente após a entrega do protocolo carimbado e assinado, a inscrição será confirmada.

A programação do Desfile de Abertura, marcado para o próximo dia 10 de maio, tem como grande novidade uma corrida no Aterro do Flamengo.

O tema do Desfile de Abertura também já foi escolhido: Rio 2016. Será uma oportunidade do esporte estudantil carioca mostrar que a cidade do Rio de Janeiro tem condições de sediar as Olimpíadas de 2016.

O regulamento dos jogos não sofreu grandes alterações em relação ao do ano passado e os professores deverão seguir os mesmos procedimentos para inscrever sua escola. Os esportes e as categorias são os mesmos: futsal, basquete, xadrez e tênis de mesa no primeiro semestre. Após as férias será a vez do vôlei, caratê, basquete de rua, futebol soçaite, vôlei de praia, pólo aquático, natação, handebol, judô e atletismo.

“É Tudo Verdade”: Festival Internacional de Documentários está de volta com a presença do documentarista israelense, Avi Mograbi

O CCBB Rio de Janeiro recebe a 14ª Edição do Festival Internacional de Documentários, “É Tudo Verdade”. Ao todo, serão apresentados 37 documentários (entre curtas, médias e longas-metragens) nacionais e internacionais.

Dentro do festival consta, entre os dias 1º e 3 de abril, a 9ª Edição da Conferência Internacional do Documentário, coordenado por Maria Dora Mourão e co-realizado com o Cinusp - Paulo Emílio e o Sesc-SP.

A programação do festival apresenta algumas novidades, como a presença do principal documentarista israelense, Avi Mograbi. Diretor de uma obra marcadamente autobiográfica e critica ao militarismo, Mograbi apresentará o seu mais recente trabalho, o filme “Z32”, lançado em projeção especial no Festival de Veneza do ano passado.

Além da exibição do seu filme, o diretor integrará a mesa de debates e palestras promovidas pelo evento. O festival será apresentado até o dia 5 de abril nos CCBBs do Rio e São Paulo e segue em itinerância para o CCBB Brasília.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. (21) 3808 2020. *Confira a programação completa em http://www44.bb.com.br/. Até 5 de abril.

Os queridinhos da cena hip hop internacional dão o ar de sua graça em “Vertigem”. Só no CCBB

A exposição “Vertigem”, de Gustavo e Otávio Pandolfo (ou simplesmente, os Gêmeos) é a mais recente instalação do CCBB e ocupa as três salas, com pinturas, esculturas e objetos sonoros.

São figuras humanas de pele amarela, olhos separados e roupas super coloridas, pintadas em painéis de madeira. Seus personagens têm influência do folclore ou do cotidiano urbano brasileiro e refletem contradições do mundo contemporâneo.

Uma das esculturas de “Vertigem” é um cubo-cabeça, suspenso no ar, intitulado “Luminescence”, em que o visitante encaixa a sua cabeça e dá uma visão infinita dos participantes. O interior do cubo é coberto de espelhos e pequenas luzes. A obra é móvel, constituída de um grande tronco humano com os braços abertos, sobre um Fusca que anda de verdade.

Os objetos sonoros, instrumentos musicais em formato de caixas, estão agrupados em uma parede, e podem ser acionados pelo espectador através de uma mesa de som.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. (21) 3808 2020. De terça a domingo, das 10h às 21h. Entrada franca. Até 24 de maio.

Sereia Lab: mergulhe neste aquário sensorial e desvende o universo multimídia que é você quem faz

A CAIXA Cultural apresenta uma experiência inovadora e interativa que conceitualiza a sensibilidade: a exposição multimídia Sereia Lab: "Instalação Sonora em Escamas Sensoriais". O projeto, criado pela artista e performer Elen Nas, consiste numa instalação audiovisual e performance, aliando arte, tecnologia e interatividade. A mostra conta, ainda, com um debate, no dia 8 de abril, sobre os temas Propriedade Intelectual, Software Livre e Comunicação na Rede e, no dia 23, outro sobre questões ligadas à Experimentação Tecnológica nas Artes, seguido do lançamento do catálogo da exposição. Haverá também o workshop “Espacialização Sonora”, nos dia 13 e 27 de abril, com Alexandre Brautigam. As inscrições podem ser feitas pelo email contato@sereialab.com.

CAIXA Cultural RJ. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro. Tels.: (21) 2544 4080. De terça a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 21h. Classificação: livre. Entrada franca. *Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural. Até o dia 3 de maio.

A Rua é Nossa... é de Todos Nós! / Fotografia

Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o CCJF inaugura a mostra “A Rua É Nossa... É de Todos Nós!”, que reflete sobre a questão fundamental que é o compartilhamento da rua. Ao explorar cidades dos cinco continentes, sob a convergência de múltiplos olhares, a exposição multiplica a consciência cidadã para o cuidado do espaço público.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel. (21) 3261-2550. Classificação: livre. De terça a domingo, das 12h às 19h. Até 14 de junho.
 

ABL realiza nesta quinta, dia 19, o lançamento do VOLP e explica os critérios definitivos para a implantação do Acordo Ortográfico no Brasil

A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza nesta quinta-feira, dia 19, às 17h30, no Petit Trianon, o lançamento da  quinta  edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que incorpora as novas normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, regulamentado  no Brasil por   força de decretos assinados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ABL, no dia 29 de setembro do ano passado, e já em vigor desde  1º de janeiro deste ano.

O volume, de 887 páginas, contém 349.737 vocábulos, apresentados sob forma de lista, por ordem alfabética, incluindo-se a classificação gramatical de cada um, além  dos estrangeirismos (cerca de 1.500), que aparecem na parte final da obra. 

O presidente da ABL, Cícero Sandroni, afirmou  que, com o lançamento, “a Língua Portuguesa deixa para trás a condição de ser idioma cujo peso cultural e político ainda  encontrava, na vigência de dois sistemas ortográficos oficiais, um entrave ao seu prestígio e difusão internacional”. Acrescentou que “esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas”.
Sandroni  também informou que, antes do dia 19, a Academia deverá entregar, em Brasília,  alguns volumes prioritários ao Presidente Lula, aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados  e aos Ministros da Educação, Cultura e Relações Exteriores.

Chega ao Rio “Maria Stuart”, com Julia Lemmertz e Clarice Niskier / teatro

“Maria Stuart” é uma tragédia escrita entre 1799 e 1800 por Friederich Schiller, considerada uma obra prima do classicismo. Os acontecimentos reais da história formam a base para o conflito entre duas mulheres: Maria Stuart e sua prima, Elizabeth I, da Inglaterra. Com Julia Lemmertz, Clarice Niskier, Rogério Fróes, Edinei Giovenazzi e grande elenco.

Centro Cultural Banco do Brasil. Teatro I. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. (21) 3808 2020. Duração: 170 min. Classificação: 12 anos. De quarta a domingo, às 19h. Até 17 de maio.

Volvo Ocean Race movimenta o turismo de eventos no Rio

A Marina da Glória vai abrigar a sexta parada da maior regata do mundo e oferecer ao público uma série de atrações gratuitas de 20 de março a 11 de abril. A expectativa dos organizadores é que mais de 150 mil pessoas participem do evento.

A edição 2008 / 2009 conta com sete barcos navegando um total de 37 mil milhas náuticas - quase 69 mil kms - pelos quatro cantos do planeta numa jornada de nove meses no mar. Os sete veleiros Volvo Open 70 feitos de fibra de carbono e titânio, farão parte das atrações do evento. O preço médio dessas embarcações é de US$ 3 milhões. As máquinas ficarão expostas para reparos e manutenção durante toda a parada no Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores, a expectativa é superar o público de 150 mil pessoas da última edição do evento, em 2006. Turistas do Rio, São Paulo, Minas, Espírito Santo são esperados em maior número. O Rio Stop Over deve trazer à cidade cerca de cinco mil pessoas envolvidas com o evento, incrementando o turismo na capital.

No dia 4 de abril os competidores se lançam na Baía de Guanabara para disputar a Light In Port Race, regata local que acontece em cada uma das paradas da VOR e conta pontos para a classificação geral.

FILE RIO 2009 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Maior festival de arte e tecnologia do Brasil, o FILE há dez anos vem provocando o cenário mundial das novas mídias, reunindo produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções.

Compõem esta edição trabalhos nas áreas de webart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, software art, instalações de arte eletrônica em salas interativas e imersivas, e ainda o File CD (Cinema Documenta) com trabalhos de artistas, filmes e vídeos-documentários digitais.

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63 – Catete. Telefone: (21) 3131 3060. De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada Franca. Até 19 de abril.

“Caminhos Poéticos da Canção”: a redescoberta da MPB / música

“Caminhos Poéticos da Canção” propõe um novo olhar sobre a canção brasileira, explorando as relações entre melodia, letra e arranjo instrumental. Durante as quatro semanas do projeto, que será apresentado por Wandi Doratiotto, passam pelo palco grandes nomes e novos talentos da MPB. São oito diferentes apresentações misturando shows, debates, palestras e performances, com a presença de Fernando Brant, Chico César, Ricardo Cravo Albim, Luiz Melodia, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, entre outros.

Centro Cultural Banco do Brasil. Teatro II. Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Telefone: (21) 3808 2020. Todas as terças-feiras de março, em duas apresentações: 12h30 e 18h30. *Confira toda a programação em www44.bb.com.br.

Entre os Muros da Escola mostra a batalha para ensinar numa França multirracial

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008, Entre os Muros da Escola (Entre les Murs / The Class), de Laurent Cantet, recebeu em fevereiro o prêmio de melhor filme estrangeiro no Independent Spirit Awards. Em janeiro deste ano, o longa conquistou o prêmio Lumière de melhor filme, concedido pela imprensa internacional em Paris.

O filme mostra o cotidiano de um colégio parisiense onde um professor de francês ensina uma língua muito diferente da que seus alunos de 14 e 15 anos falam diariamente. O lançamento no Brasil acontece no dia 13 de março, com a presença de Laurent Cantet no Rio de Janeiro e em São Paulo na semana de estreia.

ABI inaugura ciclos de conferências sobre o Acordo Ortográfico com palestra de Domício Proença Filho

Sob coordenação do Professor Evanildo Bechara, a Academia Brasileira de Letras (ABI) vai iniciar, na próxima terça-feira, dia 10, às 17h30, o seu 1º Ciclo de Conferências de 2009: “O Acordo Ortográfico e os linguísticos no Brasil”. A abertura do evento contará com a palestra “A história da ortografia e a ABL”, ministrada pelo acadêmico Domício Proença Filho.

O ciclo prosseguirá no dia 17 de março com conferências do acadêmico Evanildo Bechara, que falará sobre “O novo Acordo Ortográfico e a elaboração do VOLP” (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Academia Brasileira de Letras. Av. Presidente Wilson, 203/1º andar – Centro. Entrada franca. Primeiro Ciclo de Conferências/2009 da ABL: a partir de 10 de março, terça-feira, às 17h30.

Espetáculo Cruel, de Deborah Colker, no Teatro João Caetano

No seu espetáculo Cruel, Deborah Colker optou pelos pés no chão. O resultado da escolha é um dos espetáculos mais dançantes da companhia que leva seu nome. Inspirados por pequenas crueldades cotidianas, 17 bailarinos encantam a plateia em dois atos. Movimentam-se como em um baile, sob um imenso lustre redondo, trocam o palco por uma mesa de cinco metros de comprimento e, no ponto alto da noite, usam o corpo para criar curiosos truques de ilusão de ótica – ora escondidos, ora passando através de painéis vazados e espelhados. Cruel reestreia na sexta-feira (13), no Teatro João Caetano, e fica em cartaz até o dia 5 de abril.

Teatro João Caetano.

Praça Tiradentes, s/n. Tel: 2332-9257

De quinta a sábado, 21h. Dom, 18h. R$ 20 (plateia) e R$ 10 (balcão simples).

Cartunistas homenageiam a trajetória da ABI

“ABI - 100 anos de luta pela liberdade”. Esse é o tema da exposição que reúne a arte de grandes cartunistas, em celebração ao centenário da Associação Brasileira de Imprensa. A mostra, que será aberta ao público no dia 18 de março, no Centro Cultural Justiça Federal, traz entre seus participantes nomes de artistas renomados no cenário do cartum como Aroeira, Jaguar e Ziraldo.

A noite da abertura, 17 de março, às 19h, contará com a apresentação do grupo musical formado por Chico e Paulo Caruso, Aroeira e Luiz Fernando Veríssimo, que virá especialmente de Porto Alegre para o show.
A Associação Brasileira de Imprensa completou cem anos em 7 de abril de 2008. O importante marco vem suscitando dezenas de eventos e homenagens que recuperam e valorizam o papel da entidade na luta pela liberdade de imprensa e de expressão, e em defesa dos direitos da sociedade brasileira.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. (21) 3261-2550. De terça a domingo, das 12h às 19h. Visitação: de 18 de março a 26 de abril. Abertura: 17 de março, às 19 horas.

SESC Rio apresenta Solos de Dança no SESC Em sua 10ª edição

O evento Solos de Dança no SESC, um dos mais importantes eventos do calendário de dança carioca, comemora 10 anos celebrando os encontros realizados ao longo de suas nove edições - foram quase cem artistas de diferentes estilos e gerações que se encontraram em parcerias inéditas e inusitadas - e dá continuidade em sua proposta de instigar novos olhares a partir de novas misturas.

De 12 a 22 de março, o público poderá conferir 10 coreografias, com grandes nomes da dança, uma ótima oportunidade para acompanhar as experiências estéticas de artistas que tanto têm contribuído para a poética da cena contemporânea. As obras, algumas inéditas e outras revisitadas por outros intérpretes, serão apresentadas no teatro de arena do Espaço SESC, em Copacabana.

Para essa décima edição, que contará com a participação de 32 artistas, as curadoras do evento, Marcia Rubin e Beatriz Radunski, convidaram, na sua grande maioria, bailarinos e coreógrafos que já tinham participado de alguma edição anterior.

Segundo Marcia Rubin, nessa edição, os encontros se reinventam a partir de uma nova ideia: não mais uma relação dual - coreógrafo/intérprete, e sim trios e até quartetos. Alguns trabalhos recuperam e multiplicam encontros vividos em outras edições do evento. Outros apresentam parcerias criadas ao longo dos anos e confirmadas nos trabalhos de diferentes companhias. “Um jogo matemático onde espaço e tempo são redimensionados em função do seguinte enunciado: mais que um dança, porém sempre sozinho, mantendo e ao mesmo tempo renovando o caráter original do projeto”, resume Marcia.

Durante duas semanas, o público poderá conferir o resultado do encontro dos seguintes artistas:

Renato Vieira/Bruno Cezario/Joaquim Tomé – “CATÁBASES”;

Ana Vitória/Soraya Bastos/Andréa Bergallo – “1, Segundo… Revisitado”;

Paulo Caldas/ Carolina Wiehoff/João Paulo Gross – “Pas Deux”;

Marcia Milhazes/ Ana Amélia Vianna/ Fernanda Reis – “A Moça”;

João Saldanha/Marcelo Braga/Jamil Cardoso – “Bambi”;

João Wlamir/Ana Botafogo/Bettina Dalcanale/Laura Prochet/Mônica Barbosa – “Uma em quatro”;

Maria Alice Poppe/Frederico Paredes/Esther Weitzman – “Ela, ela também”;

Gustavo Ciriaco/Marcela Levi/Flavia Meireles – “Arena”;

Paula Aguas/Mônica Burity/Daniela Visco – “Qual é a música? Convida: Daniela Visco e Mônica Burity”; Alex Neoral/Carol Pires/Clarice Silva – “ZAP”.

Desde a primeira edição, em 2000, o projeto vem atuando como estímulo à pluralidade, propondo diferenciais para a dança carioca. Este painel variado de trabalhos inéditos faz do Espaço SESC um dos principais pontos de confluência no eterno e necessário questionamento da dança.

PROGRAMAÇÃO:

Primeira Semana – de 12 a 15 de março

Renato Vieira / Bruno Cezario / Joaquim Tomé – “CATÁBASES”

Segunda Semana – de 19 a 22 de março

Paulo Caldas / Carolina Wiehoff / João Paulo Gross – “Pas Deux”


1ª semana (12 a 15 de março) – Classificação: Livre

ZAP” - Alex Neoral / Carol Pires / Clarice Silva

“1, Segundo… Revisitado” - Ana Vitória / Soraya Bastos / Andréa Bergallo

“Arena” - Gustavo Ciriaco / Marcela Levi / Flavia Meireles

“Ela, ela também” - Maria Alice Poppe / Frederico Paredes / Esther Weitzman

“CATÁBASES” - Renato Vieira / Bruno Cezario / Joaquim Tom

2ª. Semana (19 a 22 de março) – Classificação: Livre

“Bambi” - João Saldanha / Marcelo Braga / Jamil Cardoso

“Uma em quatro” - João Wlamir / Ana Botafogo / Bettina Dalcanale / Laura Prochet / Mônica Barbosa

“A Moça” - Marcia Milhazes / Ana Amélia Vianna/ Fernanda Reis

“Qual é a música? Convida: Daniela Visco e Mônica Burity” - Paula Aguas / Mônica Burity / Daniela Visco

“Pas Deux” - Paulo Caldas / Carolina Wiehoff / João Paulo Gross

“Linguagem de Travessia”: o arremate verbal dos Brasis

A partir da preferência temática de cada um dos 12 fotógrafos convocados, o curador Victor Arruda selecionou múltiplas abordagens de expressão contemporânea para dar continuidade à ação do Ñ Grupo. A mostra produz no visitante um deslocamento de visão diferente daquela a que está habituado.

A denominação Ñ Grupo resultou de uma livre evocação do “nheengatú”, língua criada pelos jesuítas no século XVI a partir do tupi, acrescido de palavras portuguesas e espanholas, formando a que se chamou “língua geral” ou “língua de travessia” - e que por 150 anos foi a língua falada neste nosso imenso território. Foi a “ponte” que costurou as relações humanas no Brasil dando sua unidade territorial e cultural.
O Ñ Grupo reafirma essa política de compartilhar um espaço, nele desenvolvendo uma ação conjunta, de liberdade, sem patrocínio, criando ligações entre as diferenças e a sensibilidade comum.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241 – Centro. (21) 3261-2550. De terça a domingo, das 12h às 19h. Classificação: Livre. Entrada franca. Até 22 de março.

SESI apresenta... Villa-Lobos – um criativo do Rio / exposição

Como parte das comemorações dos 50 anos de morte de um dos mais consagrados músicos brasileiros, o Teatro SESI apresenta a inédita mostra “Villa-Lobos – um criativo do Rio”. O cerimonial de abertura surpreende o público já em sua primeira impressão, às 19h, com o show do Quinteto Villa-Lobos.

A exposição, que vai de 4 a 27 de março, conta também com a exibição dos documentários “Contratempo”, de Malu Mader e Mini Kerti; “Villa-Lobos – Índio de Casaca”, de Roberto Feith; e do filme “Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão”, de Zelito Viana; além do show dos alunos do Projeto Villa-Lobos e as Crianças.

O Teatro SESI, no Rio de Janeiro, funciona como difusor de novos projetos, como o “Formando Platéias”, para familiarizar o público infantil com o universo teatral, e o “Segundas Especiais”, que apóia jovens artistas na montagem de textos clássicos da dramaturgia nacional e internacional.

Teatro SESI. Av. Graça Aranha, 1 – Centro. 0800 231 231. De segunda a sexta, das 7h às 17h. Consultar programação, classificação e preços em www.firjan.org.br. Até 27 de março.

A cena underground de Maya Deren / cinema

A CAIXA Cultural exibe, de 10 a 15 de março, a mostra cinematográfica Maya Deren, considerada uma das precursoras do cinema experimental americano. Com curadoria de Laura Faerman e Sylvia Hayashi, a mostra apresenta seis curtas-metragens produzidos pela cineasta entre os anos de 1940 e 1950. Na sessão do dia 13 de março, às 18h30, os curtas serão exibidos com música ao vivo do DJ Hisato – conhecido pelas trilhas sonoras em desfiles e grandes eventos como SPFW, Fashion Rio, Nokia Trends, entre outros. Em seguida, às 20h, haverá debate sobre as obras apresentadas e a produção artística contemporânea nas áreas de cinema, dança e fotografia.

Contestadora e produtora de novas tendências, Maya Deren (1917 - 1961) definiu os caminhos do cinema de vanguarda norte-americano. Pouco conhecida do público brasileiro, a cineasta, dançarina, coreógrafa, teórica, poetiza e fotógrafa produziu filmes de curta metragem que influenciaram o olhar de toda uma geração de cineastas e artistas como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e David Lynch.
Com uma produção de marcado interesse pela temática do sonho, reflexão, ritmo, visão, ritual e identidade, Maya Deren fez filmes que interagem com campos como a dança e a psicanálise, e foi ao mesmo tempo diretora, roteirista, editora e atriz em vários deles.
Filmando com pouquíssimo orçamento, Deren iniciou sua carreira ao lado de artistas como Marcel Duchamp, John Cage e Anais Niin. As características inovadoras de seus filmes a princípio a afastaram da indústria cinematográfica, dando um caráter marginal à sua produção. No entanto, a força e a influência dos filmes produzidos por Maya Deren não caíram no ostracismo, tornaram-se, ao contrário, referencia para o cinema hollywoodiano e para a cultura pop atuais.

CAIXA Cultural RJ. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro. (21) 2544 4080/7666. Sessões: 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h. Ingressos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia) e R$ 10 (passaporte para oito sessões). Classificação: 14 anos. *Toda a renda arrecadada com os ingressos será destinada ao projeto FOME ZERO. De 10 a 15 de março.

MIS: Ítalo Rossi é o convidado do mês do projeto “Depoimentos para Posteridade”

De personagens fortes, ao estilo Molière e Kafka, à consagração popular na pele do excêntrico Ladir, na série da Rede Globo “Toma lá, dá cá”. É mostrando essa versatilidade que Ítalo Rossi presenteia o mais diversificado público ao atuar há mais de 50 anos no teatro, na TV e no cinema. Ícone da cultura nacional, o ator terá sua vida e obra imortalizadas pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) ao participar do projeto “Depoimentos para Posteridade”, no próximo dia 11, às 13h30, aberto ao público. Ítalo Rossi será sabatinado por quatro amigos de longa data: a jornalista e crítica Bárbara Heliodora; a apresentadora de programas de televisão e atriz Ester Jablonski; o compositor e crítico de teatro e cinema Marcos Ribas; e o diretor de teatro Moacyr Góes.

Com 77 anos de idade e 52 de palco, o ator e diretor Ítalo Rossi criou, ao lado de Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Fernando Torres, o Teatro dos Sete, ao qual se dedicou com exclusividade durante seis anos, até o encerramento da companhia. Desde a década de 60, o ator atuou nas mais diversas peças com grandes nomes como Paulo José, Dias Gomes e Gerald Thomas. Em 1987, ao lado de Daniel Dantas, emocionou um público intimista ao interpretar o filósofo ateu Descartes em “Encontro de Descartes e Pascal”, de Jean-Claude Brisville. Já na década de 1990, Ítalo Rossi atuou em cinco produções do diretor Moacyr Góes, entre elas o solo “Comunicação a uma academia”, de Franz Kafka (1994) e “O Doente Imaginário”, de Molière (1996).

Seu personagem mais recente nas telinhas, o Ladir, de “Toma lá, dá cá”, conquistou espectadores em todo o Brasil com o bordão “Mara!”, assumido como gíria nacional. No cinema atuou em mais de 15 filmes e seu último trabalho foi como Caifás, em “Maria, mãe do filho de Deus” (2003).

Em 1966, o MIS inaugurou o projeto “Depoimentos para Posteridade”, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de 900 depoimentos com quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo de figuras notáveis, como Cartola, Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Isaac Karabitchesky, Gilberto Braga, Marieta Severo, entre muitos outros. Vale lembrar que todos os testemunhos ficam à disposição do público nas salas de consulta do MIS. O depoimento do ator Ítalo Rossi fará parte do acervo em até 48 horas, logo após o término de sua entrevista.

Museu da Imagem e do Som. Praça Luiz Souza Dantas, 01 - Praça XV. (21) 2332-9511. “Depoimentos para Posteridade” com Ítalo Rossi: 11 de março, às 13h30. Entrada franca.

Projeto “Sei Mais Física” estimula alunos a se tornarem professores da disciplina

"Sei Mais Física" é um projeto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF), em parceria com a Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa (FAPERJ) e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é aumentar o interesse pelo Curso de Licenciatura em Física da UFF entre os alunos da rede pública, contribuindo assim para reduzir a enorme carência de professores de Física no Ensino Médio. Por conta dessa carência, todos os que se formam na Licenciatura em Física têm emprego garantido seja na rede pública ou privada.

O IF/UFF oferecerá curso de reforço em tópicos de Física, Matemática e Redação a 120 alunos da rede pública interessados em cursar a Licenciatura em Física, na UFF, em 2010. O curso terá 45 horas de duração, dividido em 15 sessões de três horas, aos sábados, de 9h às 12h, de 21 de março a 27 de junho de 2009.

Os alunos terão acompanhamento online durante o segundo semestre, até o vestibular. Esse acompanhamento será feito através de aplicativos voltados para o ensino de Física, arquivos de vídeo e áudio (podcasts) e fóruns. Os organizadores do projeto acreditam que os alunos que fizerem o curso aumentarão, significativamente, suas chances de aprovação no vestibular para a Licenciatura em Física na UFF em 2010.

Pode se inscrever qualquer aluno de terceiro ano do ensino médio da rede pública que esteja interessado em prestar vestibular para a Licenciatura em Física, na UFF, em 2010, e que se comprometa a fazer o curso de reforço.

Inscrições online no endereço http://www.if.uff.br/seimaisfisica, de 16 de fevereiro a 6 de março de 2009.

Confirmação da inscrição no prédio do Instituto de Física da UFF, no Campus da Praia Vermelha, na Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/nº. Boa Viagem, Niterói, às 9h da manhã do dia 7 de março de 2009. Na ocasião, os inscritos participarão de uma sondagem de conhecimentos básicos de Física e Matemática.

Seleção dos 120 estudantes a serem acompanhados pelo projeto: às 9h da manhã do dia 14 de março de 2009.

Resultado: dia 19/03/2009, no endereço http://www.if.uff.br/seimaisfisica e através de e-mail para os 120 estudantes selecionados.

Início do curso: às 9h da manhã do dia 21/03/2009

Telefones e e-mails de contato:
Nivaldo A. Lemos: 81825615 - nivaldo@if.uff.br
Rubens Amaral: 98575817 - rubens@if.uff.br
Jorge Sá Martins: 95105585 - jssm@if.uff.br

Apartheid, esculturas, fé e solidão no CCBB

No meio do deserto, uma comunidade branca e conservadora, no interior da África do Sul, é revirada ao avesso quando a escultora Helen Martins decide desafiar as tradicionais leis e não mais comparecer aos cultos de domingo.

A partir da ruptura, temas como fé, solidão e coragem serão discutidos e postos à prova em O caminho para Meca, peça de Athol Fugard, que estréia hoje (26/02) no Rio.

CCBB

Rua 1º de Março, 66 – Centro
R$ 10. Até o dia 12 de abril.

Marchinhas animam oficina de máscaras em colégio de Nilópolis

O projeto Escola Aberta continua convocando os foliões para abrirem o carnaval fluminense. Agora é a vez do Colégio Estadual Prof. Ubiratan Reis Barbosa, de Nilópolis, que vai levantar a “bandeira branca” e sair “sassaricando” ao som das marchinhas, que voltaram com força total para alegrar toda a comunidade. O grito de carnaval “Confete e Serpentina” acontecerá nesta sexta-feira (19/02), com diversas oficinas e brincadeiras para toda a família.

Os foliões vão poder se divertir aprendendo, com a profa. de atividades artísticas Maria Cristina Carvalho, como confeccionar as máscaras para suas fantasias. E quem promete um “barulho “de primeira é o grupo de percussão da escola que reúne 20 crianças e tem a orientação de alguns profissionais da escola vizinha, a Beija-Flor. Para garantir a energia dos participantes, vai ter lanche com cachorro quente, pipoca e sucos.

O programa Escola Aberta é uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com o Governo Federal. Foi implantado em julho de 2006 com o objetivo de levar cultura e entretenimento aos alunos, familiares e moradores de várias comunidades do estado do Rio de Janeiro e oferece diversas opções de lazer e de aprendizado. Estão todos convidados.
Serviço:
CE Prof. Ubiratan Reis Barbosa
Rua Dr.Manoel Reis, 1598 – Centro
Nilópolis

UFRJ oferece curso sobre Diversidade Sexual na Escola e Gravidez na Adolescência

Como a escola pode lidar com situações ligadas à orientação sexual dos alunos? A sexualidade dos alunos e alunas é um problema da escola? E a discriminação e a violência que sofrem os jovens homossexuais dentro da escola? O que uma professora pode fazer diante de um ato de discriminação que vem da Direção da escola? Debater estas e outras questões é o objetivo principal do Projeto Diversidade Sexual na Escola, que está agora oferecendo um Curso de Formação em Diversidade Sexual e Identidades de Gênero + Gravidez na Adolescência. As aulas acontecem de 14 de março a 30 de maio, aos sábados, das 9h às 16h, no Centro de Maricá. O curso, gratuito, tem como público alvo profissionais de educação das redes públicas de ensino, em especial gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e professores/as da educação básica. O curso tem como orientação pedagógica a pedagogia crítica, partindo-se da realidade concreta dos profissionais para a reflexão, a reconstrução do olhar e a mobilização para a ação transformadora. Este curso prevê oficinas práticas e aulas teóricas, onde se articulem dialeticamente conceitos desenvolvidos pela academia, a vivência dos movimentos sociais, as experiências concretas dos indivíduos e a realidade escolar trazida pelos profissionais da educação. O projeto, hoje integrado ao Programa Papo Cabeça, realiza oficinas de sensibilização com todos os profissionais de escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal do curso não é trazer respostas prontas, mas sensibilizar os professores, diretores e funcionários para a questão da diversidade sexual, as violências, as discriminações e as possibilidades de mudança. Um dos intuitos do trabalho é ajudar a desmascarar um suposto ambiente de tolerância, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente no cotidiano da escola. A viabilização do curso nessa região só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social.
Conteúdo Programático:
Módulo I
Políticas Públicas em Sexualidade, Saúde e Direitos Sexuais
Sexualidade e desenvolvimento I (Neurociência)
Sexualidade e desenvolvimento II (Psicologia)
Feminilidades
Masculinidades

Módulo II
Identidades de gênero, orientação sexual e identidade sexual
Travestilidade e transexualidade
Homossexualidade e história
Sexualidade e Religião
Violência Homofóbica
Arranjos familiares e diversidades

Módulo III
Técnicas de Dinâmica de Grupo
Temas Transversais
Escola, Inclusão e Diversidade
Ética, Educação e Escola Pública

Módulo IV
Gravidez e Adolescência

Módulo V
Desenvolvimento de Projetos de Ação

O Projeto Diversidade Sexual na Escola desenvolve, desde 2006, atividades de formação e sensibilização com profissionais de educação no estado do Rio de Janeiro. Entre elas, oficinas em escolas públicas, apresentações de teatro para estudantes discutindo o tema, cursos de extensão em Identidades de Gênero e Diversidade Sexual e o desenvolvimento de materiais de orientação a educadores
INSCRIÇÕES PELO SITE:
www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade
Telefone: (21) 2598-1892

Espetáculo teatral “O Jardim do Rei” conta a história do Jardim Botânico

A história do Jardim Botânico em uma versão para crianças é contada por atores e músicos. Sua criação deu-se pelo interesse de D. João VI em aclimatar especiarias e para isso criou o Horto Real, hoje conhecido como Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ficção e História se misturam em um espetáculo de teatro e música. Por trás da aventura, do humor e dos fatos históricos, a peça, de Denise Crispun e com direção de Beto Brown, mostra a importância de preservar o meio ambiente, cuidar e aprender junto com a natureza. Uma história passada há 200 anos e que traz em si o embrião de conceitos fundamentais para que o homem tenha uma postura de harmonia e integração com a natureza.
Serviço:
O Jardim do Rei - D. João e o Horto Real
Local: SESC de São Gonçalo
Data: 27 e 28 de fevereiro
Horário: 17h
Entrada: Franca

Exposição “Vinte anos sem Chico Mendes” no Jardim Botânico

Um ótimo programa para os nossos alunos. Eles podem conferir a exposição "Vinte anos sem Chico Mendes" no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico. A entrada é gratuita e basta que os professores das escolas estaduais agendem as visitas. A mostra conta com monitores cadastrados pelo Senac que guiarão crianças, jovens e adultos por diferentes espaços representativos de momentos e facetas do seringueiro, um dos maiores símbolos mundiais da luta pela preservação e pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. De forma lúdica, será contada a trajetória do ambientalista, que incluirá apresentações de peça infantil, lançamento de livro com ilustrações de Ziraldo, palestras e exibição de documentários.


Serviço:

Jardim Botânico - Rua Jardim Botânico, 1008.

Horário – das 10h às 17h. A exposição vai até o dia 25 de março.

Apresentação das peças - Dias 13, 14 e 28 de fevereiro e 1º, 7, 8, 14 e 15 de março às 17h. A senha é distribuída com meia hora de antecedência.

Agendamento de visitas: 2523-0338 ou 8543-0123 (Bárbara).

Lançamento do livro “Charles Darwin, em um futuro não tão distante”

Em 2009 comemoram-se os 150 anos do lançamento do livro “A origem das espécies”, de Charles Darwin, e os 200 anos de nascimento do naturalista britânico. Para comemorar a data, o Instituto Sangari está lançando, neste dia 12 de fevereiro, no Leblon Shopping, o livro “Charles Darwin, em um futuro não tão distante”, organizado pelos professores e pesquisadores Maria Isabel Landim e Cristiano Rangel Moreira. Segundo o Professor Nelio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP, que assina artigo no livro, a pesquisa histórica revela uma série de inverdades sobre aspectos da vida de Darwin, entre elas a tese de que sua publicação teria sido um “best seller”, pois a obra que ajudou a reinterpretar a evolução das espécies na Terra, não vendia mais do que 300 exemplares por ano logo após seu lançamento. Maria Isabel Landim e Cristiano Rangel Moreira acreditam que “A teoria sobre a origem e a evolução das espécies, tem influenciado diretamente muitos pensadores e pesquisadores. Somente em 2008 foram proferidas cerca de 100 palestras pelo país, por profissionais atuantes em diversos campos, que partem da teoria evolutiva para compreender melhor atividades nas áreas de computação, psicologia, plantas e reino animal”. A obra é o resultado de palestras e discussões proferidas por renomados pesquisadores durante apresentações da exposição Darwin, realizada no Brasil pelo Instituto Sangari em parceira com o American Museum of Natural History (AMNH), um dos maiores museus de história natural do mundo.
O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (12) às 20h, na Livraria da Travessa, no Leblon Shopping.

Exposição Brasil Brasileiro no CCBB

Uma viagem pelo Brasil de várias épocas, guiada por quase 200 telas de grandes artistas e embalada por ótima MPB. A exposição Brasil Brasileiro quer atrair um público heterogêneo, interessado em passar momentos agradáveis curtindo belas obras. O nome Brasil Brasileiro foi inspirado na música de Ary Barroso, “Aquarela do Brasil”. São 200 anos de brasilidade e de pintura, 200 anos do Banco do Brasil. Todas pinturas figurativas, as obras tratam de temas que vão desde artistas mais antigos até os de hoje, e propõem um olhar sobre a diversidade cultural do nosso país a partir de um grande e diversificado acervo de pinturas. A música faz parte da exposição, pois dá a dimensão da mistura que é o Brasil. As obras - dos séculos 20 e 21 - vieram de 58 coleções públicas e particulares espalhadas em seis estados do Brasil, e estão divididas em quatro seções: "Nossa Gente", "Nossa Terra", Nossas Lutas" e "Nossos Sonhos". As pinturas, que retratam temas como carnaval, futebol, transformações sociais e crendices, são acompanhadas por músicas e letras clássicas do cancioneiro popular. Entre os artistas, Alberto da Veiga Guignard, Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Benedito Calixto, Cândido Portinari, Cícero Dias, Emiliano di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Waldomiro de Deus, entre outros. Uma instalação especial foi criada e desenvolvida pelo artista Nelson Leirner para a mostra, representando a síntese do projeto. Classificação indicativa: livre.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Até o dia 5 de abril – Entrada Franca

Mostra “A Cara do Rio” no Centro Cultural Correios

Tradição difundida a partir do século XIX com a chegada da Missão Francesa, o registro artístico de paisagens cariocas ganhou versão atualizada na quinta edição da mostra “A Cara do Rio”. A anterior, exibida em 2007, reuniu 76 trabalhos inspirados pela realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade. Desta vez, serão apresentadas 100 obras com motivos tão variados quanto as origens de seus criadores. Há no time selecionado nomes americanos, franceses e guatemaltecos, além de brasileiros de diversos estados, a exemplo da fluminense de Petrópolis Isabela Francisco. Ela comparece com a curiosa paisagem da foto, pintura em técnica mista sobre alumínio. A CARA DO RIO 2009 – Na visão de 100 artistas. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 8 de março. A partir de sábado (7), às 14h.

Quem nunca foi ao museu não sabe o que perdeu...

O Museu Casa de Benjamin Constant apresenta a exposição “Quem nunca foi ao museu não sabe o que perdeu...”. Trata-se de uma visita teatralizada. O visitante percorre a exposição com os personagens Benjamin Constant e Maria Joaquina.
Serviço:
Museu Casa de Benjamin Constant
Rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa – Rio de Janeiro
De 8 de fevereiro a 12 de abril – sessões às 15h e 16h
Atividade no parque do museu logo após cada sessão
ENTRADA FRANCA
Informações: (21) 2509-1248 / 2242-0062
museubenjaminconstant@iphan.gov.br

Abertas inscrições para novo curso lato sensu em divulgação científica

Estão abertas, até o dia 6 de março, as inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (modalidade pós-graduação lato sensu), promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Cecierj. O curso é presencial e pretende formar especialistas para responder à crescente demanda de mediação entre ciência & tecnologia e o conjunto da sociedade, tanto no campo profissional prático como no de pesquisa científica. Por isso, destina-se a um público diversificado: museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências e demais profissionais que atuem na área, desde que sejam portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes. Com carga horária de 360h, o curso buscará aprofundar a reflexão sobre a divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, desenvolver a capacidade dos alunos para avaliar estratégias e produtos destinados a esse campo, além de proporcionar uma visão geral do atual panorama da divulgação nessas áreas, em nível nacional, latino-americano e internacional. O programa tem apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/Ministério da Ciência e Tecnologia e Departamento de Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Ministério da Saúde. O curso é gratuito. A taxa de inscrição é de R$ 30 e o processo de seleção ocorrerá entre 16 e 20 de março. As aulas começam em 30 de março e serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h, em grande parte no Museu da Vida – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (eventualmente haverá aulas nas demais instituições parceiras). Informações detalhadas sobre inscrições, cronograma, ementas e corpo docente estão disponíveis em http://www.museudavida.fiocruz.br/lato. Para informações adicionais: curso_dc@fiocruz.br

Truffaut: o “gênio do suspense” ganha mostra no CCBB / cinema

Na abertura de 2009, quando se comemora o ano da França no Brasil, a CAIXA Cultural RJ homenageia um dos mais expressivos e ecléticos cineastas de todos os tempos. A mostra “O cinema de François Truffaut” reúne 19 obras célebres do diretor, crítico e escritor francês que, ao lado de Jean-Luc Godard e Andre Bazin, redefiniu a arte cinematográfica na década de 1960. Apesar de terem ficado de fora obras-primas como Os Incompreendidos e Jules e Jim, a mostra apresenta raridades como os média-metragens Os Pivetes e Antoine & Colette, além dos premiados A História de Adèle H – baseado no drama real da filha do dramaturgo francês Victor Hugo – e A Noite Americana, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1974. Caixa Cultural – Unidade Barroso. Av. Almirante Barroso, 25 - Centro. (21) 2544 7666. Diariamente, às 16h30 e às 19h. Ingressos: de R$ 4 a R$ 12. Até 8 de fevereiro.



Que dia é hoje?

Clique no calendário acima e veja oque aconteceu de importante neste dia.



Quer receber os próximos eventos em seu email?
Cadastre-se- aqui!




Quer enviar a agenda para um amigo?




Mais Buscadas
Para visualizar as palavras chave é necessário que seu browser tenha suporte javascript e flash
  • RSS
  • Envie para um amigo
  • Compartilhe
  • Imprima
Resolução Mínima de 1024x768 - Necessário Suporte a Java para melhor visualização
Compatível com IE 7.0 e Mozilla Firefox 2.0


Notícias
Nas escolas
Entrevistas
De olho no Futuro

Agenda
Fique de Olho

Teste
Conexão TV
Blogs e Sites






Conheça também
Conexão Professo